Cobrança online para os clientes: Vale a pena oferecer?

CobrançaNos últimos anos o Brasil vem experimentando um grande crescimento no número de pessoas que utilizam a internet para fazer compras e contratar serviços. Isso se deve não apenas ao fato de que nossa economia permitiu que a população aumentasse seu poder aquisitivo, mas também pela profissionalização que as lojas virtuais passaram para conseguir atender essa multidão de novos clientes. Em meio a isso, também se percebe o aumento da confiança dos usuários nas cobranças online, tanto para produtos quanto para a aquisição de serviços, o que não precisa ser ligado a e-commerces.

Baseado neste contexto, nos próximos parágrafos iremos nos aprofundar nas vantagens de se oferecer cobrança online para os seus clientes e listar alguns cuidados que todo empreendedor deve tomar. Acompanhe:

A evolução das cobranças online

A internet já funciona hoje como uma grande vitrine para produtos e serviços que permite que sua empresa alcance qualquer usuário. O problema dessa vantagem é que ela é válida para todas as empresas. Isso significa que você não pode impor barreiras a novos consumidores. Neste sentido, a maneira como você cobra pelos seus produtos e serviços impacta diretamente no número de clientes que você consegue conquistar.

Dessa forma, as cobranças online têm evoluído nos últimos anos com a intenção de aumentar a conversão de vendas das empresas. Tornaram-se mais simples, fáceis de usar e, principalmente, mais baratas para o empresário.

Vantagens para o consumidor

Para o consumidor, ter a possibilidade de escolher entre diversas formas de pagamento ao escolher a contratação de um serviço, por exemplo, facilita o processo de decisão. Mais do que isso, permite que ele analise qual meio de pagamento é o mais adequado para a sua situação financeira.

Funcionalidades como cobranças recorrentes e lembretes de vencimentos também agregam praticidade para o seu cliente, fazendo com que ele se sinta mais à vontade com a sua empresa, já que não depende de um contato humano para continuar utilizando o seu serviço. A redução dessas barreiras certamente beneficiarão sua base de clientes.

Vantagens para o vendedor

Do lado do empreendedor, oferecer cobranças online é muito mais do que dar mais opções para o seus clientes. É possível, por exemplo, fazer análise de risco antes de vender ou então utilizar o parcelamento de maneira segura.

As cobranças online trazem para a sua empresa uma maneira de fidelizar seu cliente à medida que você adota cobranças recorrentes ou modelos de assinatura. Ainda que a praticidade de poder automatizar todo esse processo pareça a principal vantagem das cobranças online, seguramente o aumento da sua reputação como bom vendedor é que trará melhores resultados e mais clientes.

Cuidados adicionais

As cobranças online trazem muitas vantagens para os empreendedores, mas também os obriga a tomar alguns cuidados: o uso de boletos, por exemplo, muito comum no Brasil, exige que sua empresa faça reservas no estoque até que o pagamento seja confirmado. Em serviços, esse equilíbrio é ainda mais crítico. Se você prestar serviço por algo não pago, não terá como tomar de volta depois.

Taxas por transação e mensalidades podem impactar na sua margem de lucro, então é fundamental permanecer atento. Com alguns cuidados simples as cobranças online se tornarão um bom canal de retenção de clientes, basta estar atento.

Vale a pena utilizar cobranças online?

Sim! Essa modalidade de cobranças traz muitos benefícios ao empreendedor e para a base de clientes. Através delas é possível otimizar o seu serviço e conquistar mais usuários.

Em busca de mais informações sobre cobranças online? Vamos conversar nos comentários abaixo.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.