4 motivos para utilizar a cobrança recorrente via boletos

boletoMuitos empreendedores virtuais prestam serviços na rede e oferecem aos seus clientes maneiras diferentes de realizar os pagamentos. Algumas delas são bem eficientes no que diz respeito ao recebimento. As transações eletrônicas tendem a ser muitos mais rápidas e seguras e por isso caem na preferência dos empresários.

Diante desse cenário, quais motivos existem para continuar oferecendo o antigo método de boletos no seu site? Listamos quatro bons argumentos para você não excluir o boleto bancário dos pagamentos recorrentes de seu sistema.

Perca menos clientes

Com a recente expansão do crédito, se tornou comum para muitos brasileiros fazerem suas compras utilizando um cartão. Contudo, muitas pessoas ainda não possuem esse recurso. Além disso, ainda há aqueles que não confiam completamente nas transações online.

Nesse caso, não oferecer o método de cobrança por boleto pode fazer com que você perca clientela.

Autonomia para pagamento

Engana-se quem acredita que boleto bancário é um método de pagamento menos cômodo para o cliente. Apesar de existir um movimento dos bancos no sentido de digitalizar as transações, isso ainda está longe de ser uma prática obrigatória no mercado.

Alguns clientes que usam os serviços da sua startup preferem ter o controle sobre suas finanças e o boleto oferece essa possibilidade. Em um método de pagamento recorrente automático, o cliente não consegue atrasar uma conta tão facilmente.

Um assinante em dificuldade financeira pode optar por atrasar o pagamento do seu serviço como uma alternativa ao cancelamento. Enquanto que clientes cadastrados em métodos automáticos irão preferir o cancelamento ao passarem por um momento de dificuldade. É preferível ter um atraso em uma parcela, do que perder um assinante. Contar com o boleto é oferecer autonomia para os clientes que preferem fazer esse tipo de controle.

Controle da taxa de inadimplência

A utilização de métodos automáticos pode esconder uma informação importante sobre sua base de assinantes: a taxa de inadimplência. Por ser um método manual de pagamento, o boleto bancário está mais vulnerável à inadimplência, o que torna a falta de pagamento fácil de ser notada.

É muito importante acompanhar a evolução dos inadimplentes no seu sistema, por dois motivos principais. O primeiro, e mais óbvio, é que essa taxa impacta diretamente no caixa da empresa. E ela faz isso negativamente. O segundo motivo é a determinação do seu perfil de público. Conhecer seus assinantes é um aspecto fundamental para oferecer bons serviços.

A inadimplência gerada pelos boletos pode significar que uma parcela de usuários acredita e utiliza o seu serviço, mas não possui dinheiro o suficiente para sustentar um pagamento recorrente. Desse modo, é possível criar um plano que atenda esse público que se tornou inadimplente, reduzindo as taxas de cancelamento.

Flexibilização da cobrança

A cobrança recorrente via boleto oferece uma outra vantagem interessante. Como os boletos são emitidos em períodos determinados de tempo – semana, mês, semestre ou ano – é possível adicionar cobranças extras a qualquer momento.

Isso é útil para upgrades de planos antes do término do contrato ou então a cobrança de serviços extras ao plano. Muitas vezes um usuário pode querer utilizar um recurso de um plano premium apenas uma vez. Com o boleto, você pode adicionar uma cobrança extra num determinado mês e no boleto seguinte retornar com a cobrança normal.

A utilização de boletos ajuda clientes da sua base a terem uma boa experiência de pagamento. Sem contar

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.