3 motivos para implantar a cobrança recorrente no consultório odontológico

odontológicoA internet e a evolução dos meios de pagamento têm tornado a tarefa de manter a agenda financeira de um profissional liberal ou mesmo de uma empresa muito mais simples. Atualmente, é possível integrar vários softwares e aplicativos para se ter um relatório completo sobre como vão os gastos e recebimentos.

Essa vantagem também se aplica no momento de cobrar clientes. Se até pouco tempo atrás a única forma de um dentista receber de um cliente era em dinheiro ou cheque, através de uma cobrança verbal, hoje já é possível aceitar cartão de crédito e até fazer cobranças recorrentes em caso de planos odontológicos ou tratamentos mais longos.

Por sinal, a modalidade de cobranças recorrentes se mostra uma grande vantagem não apenas financeira, mas de gestão e fidelização de clientes. Abaixo citamos três motivos para você implantá-la no seu consultório odontológico agora mesmo.

Controle os pagamentos

A função de um dentista é se preocupar com a saúde bucal dos seus pacientes. Ele não deve perder tempo com notas, anotações financeiras, fluxo de caixa, cobranças atrasadas e tantas outras coisas oriundas do setor financeiro.

Dessa forma, utilizar sistemas de pagamento recorrentes ajuda a manter o controle dos pagamentos já que o próprio sistema faz isso. Também é possível montar relatórios, exportar dados e acompanhar a adimplência de todo os pacientes atendidos. Além disso, esse controle ajudará a otimizar todo o processo de cobrança, diminuindo os custos com recuperação de crédito e mantendo o fluxo de caixa saudável.

Avise seus clientes

Todo sistema de cobrança recorrente parte da premissa de que seus clientes estarão cadastrados na plataforma com seus contatos de e-mail. Isso significa que, além do controle que citamos acima, você terá uma ferramenta para notificar a base de clientes sobre o pagamento ou falta dele.

Tratamentos mais longos, que se desenrolam em meses, ou planos de saúde odontológicos devem ser aliados a sistemas de cobrança recorrente. A vantagem de cobrar mensalmente o cliente através de um sistema de aviso automático, que não depende da ação do profissional, nem mesmo o expõe a ter que fazer a cobrança, é uma grande vantagem operacional.

Mais do que isso, esse formato de sistema colabora para melhores taxas de adimplência e redução de atrasos no pagamento.

Fidelize seus clientes

Há algum tempo que vários setores utilizam as cobranças recorrentes como um diferencial para a fidelização. Isso acontece porque é oferecida ao cliente uma maneira de facilitar a utilização do serviço. Ele não fica com dúvidas sobre a quantia a ser paga, datas de pagamento e, além disso, ele escolhe a melhor forma de realizar essa ação, via boleto, débito ou cartão de crédito. Isso traz comodidade e opção ao cliente, que encontrará qualidade em seu serviço odontológico como um todo.

É comum que muitas pessoas permaneçam com o mesmo dentista ao longo da vida, ou pelo menos por um período de tempo. Isso significa que elas estão mais aptas a utilizar um sistema recorrente de cobrança do que em outras áreas onde esse comportamento não é comum. Dessa forma, implantar a cobrança recorrente no seu consultório é uma boa maneira de manter suas finanças sob controle e também é um grande diferencial quando o assunto é fidelização de usuários.

Alguma dúvida sobre cobranças recorrentes? Aproveite os comentários abaixo para entrar em contato.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.