Nuvem nas pequenas empresas: entenda essa tecnologia

Nuvem nas pequenas empresas entenda essa tecnologia

Um estudo da Dell mostrou que nada menos do que 90% das empresas tem a pretensão de utilizar — ou até já usam — cloud computing como solução para sua infraestrutura de TI. Entretanto, em se tratando do universo das PMEs, a necessidade de se livrar dos altos custos de licenças de softwares e modelos de hardware de alto valor é ainda mais relevante, tendo em vista que qualquer pequeno montante faz toda a diferença em um mercado tão competitivo quanto o das startups, pequenas e médias organizações.

Que tal descobrir, de uma vez por todas, por que a nuvem vai revolucionar seus sistemas de informações e ampliar a produtividade de seu negócio? Então acompanhe agora mesmo nosso post e vire um verdadeiro expert em cloud computing! Confira:

Segurança de ponta nas PMEs: privatizando a nuvem

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que estamos falando aqui de nuvem privada. Sim, afinal de contas, você não iria querer entregar todos os seus mais recônditos segredos corporativos em um servidor virtual que abriga centenas de milhares de informações de diversos clientes distintos, correto?

A nuvem privada oferece todos os recursos de TI por meio de um sistema compartilhado como serviço pela internet ou por alguma rede local. Nesse ponto, proporciona-se um imenso benefício aos pequenos empresários em busca de economia de recursos e maximização de desempenho: segurança de ponta!

Redução de gastos: investindo em cloud computing

Excesso de carga tributária, obrigações trabalhistas e previdenciárias incompatíveis com seu faturamento, além da guerra sangrenta contra a concorrência: os obstáculos pelos quais um microempreendedor ou pequeno empresário tem de ultrapassar para se consolidar no mercado são praticamente intermináveis.

Como se não bastassem todos esses espinhos, há ainda a necessidade constante de atualizar softwares, adquirir novos modelos de hardware, ativar redes mais modernas, que aumentem a velocidade no fluxo de informações, além de fazer upgrades em discos rígidos, para se adequar ao volume crescente de informações que circulam dentro da empresa. Todas essas questões representam custos e fazem muitos empreendedores perderem competitividade no mercado, uma vez que não percebem que a área de TI poderia ser bem mais sólida por valores muito menores. Pois é na nuvem que está o segredo!

Vantagens da computação em nuvem: saindo na frente

Uso do conceito de software como serviço

Em vez de se preocupar com os valores das licenças dos softwares, nesse modelo mais moderno você paga um valor mensal por todos os aplicativos que necessitar, sem a necessidade de se preocupar com versões atualizadas ou custo de licenças.

Redução de custos com infraestrutura

Não é mais necessário pensar em hardwares, segurança de TI, contratação de empresas de suporte e assim por diante. Todas as suas necessidades serão contempladas por uma infraestrutura virtualizada, economizando espaço, dinheiro e contando com suporte 24 horas por dia.

Mobilidade super ágil

Virtualizando a empresa você pode ter acesso a dados da organização de qualquer ponto de acesso e a qualquer hora, desde que conte com um sinal de internet — inclusive pelo celular. Isso significa tomada de decisões mais rápidas e mais mobilidade para gerenciar sua companhia.

Segurança da informação

A computação em nuvem oferece o que há de melhor em termos de proteção contra intrusão, roubo ou alterações de dados. Vale ressaltar que a tecnologia de encriptação de dados utilizada na proteção de suas informações alocadas em nuvem é a mesma utilizada pelos grandes bancos mundiais! Viu como cloud computing nas PMEs também é sinônimo de muito mais segurança?

O investimento em cloud computing por parte das pequenas empresas não só é inevitável, como, mais do que isso, é um sinônimo de vantagem competitiva. De maior governança e baixa complexidade, o cloud computing nas PMEs é uma alternativa para quem precisa reduzir custos e, ao mesmo tempo, ganhar competitividade por meio de um sistema de tomada de decisões mais rápidas e eficientes. Vale a pena pensar sobre a adesão a essa nova era da TI!

Agora comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida! Sua empresa já faz parte dessa turma? Compartilhe seus questionamentos e suas experiências conosco e participe da conversa!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.