Como fazer a gestão e automação de processos financeiros

por Tecnologia

Publicado em 29 de abril, 2020 | Atualizado em 18 de dezembro, 2023

No mundo empresarial, a automação de processos se tornou uma ferramenta indispensável para impulsionar o crescimento das organizações

Basicamente, essa ferramenta visa concluir tarefas repetitivas e demoradas por meio de sistemas. Uma pesquisa publicada pela Forbes apontou que 70% das empresas brasileiras pretendem adotar tecnologias para automatizar seus processos até o final de 2023. 

Ao longo deste artigo, vamos mostrar como a automação de processos pode ser vantajosa para a sua gestão empresarial e qual o melhor sistema para a sua empresa. Continue lendo!

O que é automação?

A automação é o processo de utilizar a tecnologia para realizar tarefas ou processos  repetitivos e rotineiros da empresa. Neste caso, um sistema é criado para acompanhar o andamento das tarefas e atualizá-las de forma automática.

Essa ação pode ser aplicada em setores, como finanças, atendimento ao cliente e logística, economizando tempo, reduzindo erros e aumentando a eficiência operacional.

Quais são os benefícios da automação de processos?

A automação de processos oferece uma série de benefícios para as organizações, independentemente do setor em que atuam. Além de agregar inovação tecnologia à empresa, esse recurso pode colaborar com:

1. Padronização dos processos

O processo de automação conta com sistemas programados para executar tarefas de maneira mecânica. Dessa forma, ela garante a padronização e a qualidade dos processos realizados, como a emissão de notas fiscais e cobranças.

Além de tornar o processo mais rápido, a automação minimiza a chance de quebra de normas estabelecidas pela empresa, evitando erros burocráticos e possíveis multas.

2. Aumento da produtividade interna

A automatização elimina tarefas manuais repetitivas, acelerando os processos. Dessa forma, seus funcionários podem se concentrar em tarefas mais estratégicas e criativas, aumentando a produtividade geral da equipe.

3. Diminuição de custos

Ao automatizar processos, sua empresa reduz os erros e custos internos, ganhando maior eficiência operacional.  Isso proporciona uma economia de custos e consistência nos processos da empresa, com menor desperdício de tempo e recurso.

Lembre-se que: ter um sistema multifuncional, elimina a necessidade de múltiplos softwares. O Asaas, por exemplo, oferece a automação de processos internos, como pagamento de colaboradores, e externos da empresa, como cobrança de clientes.

4. Maior segurança

A automação melhora a segurança dos processos, garantindo a proteção de dados sigilosos da empresa e dos colaboradores. 

Por meio da tecnologias de automação, é possível utilizar de sistemas antifraudes para garantir que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso às informações sensíveis. Assim, você evita problemas burocráticos e garante a confiança do seu cliente.

5. Auxílio na tomada de decisão

O sistema de automatização gera dados detalhados e rastreáveis sobre o desempenho da empresa. Esses dados podem ser usados para análises e relatórios que fornecem insights valiosos para a tomada de decisões.

Quais processos podem ser automatizados?

A automação de processos pode ser aplicada a uma ampla variedade de áreas e setores. Abaixo, vamos mostrar alguns dos principais processos que podem ser automatizados em diferentes setores da sua empresa.

Automação de processos de marketing

Em marketing, sua empresa pode utilizar automação para envio de e-mails, agendamento de posts em mídias sociais ou, ainda, acompanhamento de métricas de desempenho. Isso faz com que sua empresa economize tempo, melhorando a eficiência das campanhas. 

Automação de processos de compras

No setor de compras, o sistema de automação é inserido na comunicação de informações internas entre os times. Por meio dele, é possível acelerar diversos tipos de tarefas, como solicitação de cotações, aprovação de pedidos e gestão de estoque

Assim, você consegue melhorar o controle de gastos e otimizar o processo de aprovação.

Automação de processos de RH

A automação de processos no setor de RH envolve a gestão de tarefas como folha de pagamento e organização de contratos. Por meio do sistema, você reduz o trabalho manual da equipe, ganhando maior eficiência nos processos.

Assim, você permite que o time se concentre em atividades estratégicas, como o desenvolvimento de talentos e a construção de uma cultura organizacional sólida.

Automação de processos financeiros

A automatização da gestão financeira é fundamental para aprimorar a gestão financeira de uma empresa, tornando-a mais eficiente, precisa e ágil. Ela pode facilitar tarefas, como: faturamento, contabilidade, conciliação de contas e gestão de despesas.   

Automação de processos logísticos

Em relação aos processos logísticos, a automatização pode colaborar com a gestão de inventário, rastreamento de remessas, planejamento de rotas e controle de estoque

Assim, sua empresa mostrará organização e boa administração da empresa aos clientes. Dessa forma, além de agregar vantagem competitiva, o sistema poderá ajudar a sua empresa a manter um relacionamento estável com o cliente.

Para o processo logístico, você pode utilizar um ERP como o Base by Asaas, que oferece recursos completos para a sua empresa.

Automação de processos de cobrança

Além dos processos internos, a automação de processo ajuda no gerenciamento de contas a receber. Por meio desses sistemas, é possível emitir faturas, enviar notificações de cobranças ou negociar acordos. 

Isso resulta em pagamentos mais rápidos, redução da inadimplência e melhor gestão do fluxo de caixa.

Como fazer a automação dos processos financeiros com o Asaas?

O Asaas é uma conta digital completa para empresas, que visa a automação dos processos financeiros. Por meio de um sistema seguro e eficiente, a fintech oferece soluções para gestão de pagamentos, cobranças e finanças

O objetivo é auxiliar empresas e profissionais autônomos a otimizarem suas operações financeiras e administrativas, colaborando com o crescimento e expansão do negócio. Com o Asaas, você pode automatizar os seguintes processos:

Gestão financeira

O Asaas oferece diversas ferramentas de automação, que ajudam a melhorar a gestão financeira empresarial. Abrindo a sua conta digital, você poderá utilizar recursos como:

Neste caso, a automação pode proporcionar eficiência e economia de tempo, além de melhorar o controle de custos e proporcionar agilidade nos processos.

Gestão de pagamentos

Ter sua gestão de pagamentos por meio do sistema Asaas representa uma abordagem moderna e eficaz para lidar com transações financeiras em empresas e organizações. Com a integração, será possível otimizar seus processos, podendo utilizar recursos como:

Gestão de recebíveis

Por meio da gestão de recebíveis automatizada do Asaas, sua empresa não precisa validar os pagamentos em um sistema manual. Garantindo o controle de pagamentos, você evita cobranças indevidas, mantendo uma boa relação com o público, por meio de:

Gestão de cobrança

O Asaas oferece apoio em todo o processo de cobrança. Desde a compra do produto até a cobrança após o vencimento, você pode utilizar recursos que garantem uma cobrança eficiente, como:

  • Oferece diversos meios de pagamento;
  • Notificações automáticas (ligações, WhatsApp, SMS e carta);
  • Consulta e negativação no Serasa;
  • Checkout transparente;
  • One click buy;
  • Gateway de pagamentos.

Sistema ERP Integrado

O Base By Asaas é uma ferramenta ERP, que possibilita que os clientes Asaas tenham acesso a serviços financeiros e de gestão. Por meio dele, você pode conciliar diversos recursos em uma única central, ganhando mais autonomia e controle do seu negócio.

O sistema do Asaas é gratuito, completo e totalmente integrado na nuvem, permitindo que você organize o estoque de produtos ou emita notas fiscais com um único sistema.

Se você ficou interessado em ter uma automação de processos eficiente e completa para sua empresa, abra sua conta no Asaas agora mesmo!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.