Confira essas 6 dicas para aumentar o lucro da empresa

Por Diego Contezini
Publicado em 7 de dezembro, 2020 | Atualizado em 8 de dezembro, 2020

Um dos maiores desafios enfrentados por empreendedores é conseguir aumentar o lucro da empresa. Existem diversas maneiras de alcançar esse objetivo, e elas vão muito além de conseguir novas vendas ou conquistar clientes.

Isso porque, ao otimizar alguns processos dentro do negócio, como investir em treinamentos, melhorar o controle de entradas e saídas, fazer vendas casadas e aderir a novas tecnologias, é possível aumentar a taxa de lucro e elevar o desempenho do negócio.

Neste artigo, você vai conhecer 6 dicas para aumentar o lucro da empresa de maneira eficiente. Ficou curioso? É simples, basta continuar a leitura. Confira!

1. Reduzir despesas para aumentar o lucro da empresa

Muitas vezes, não é preciso elevar o número de vendas para aumentar o lucro da empresa. Fazer uma correta gestão interna pode revelar gastos excessivos e desnecessários e evitar erros prejudiciais para o negócio. Portanto, um primeiro passo pode ser avaliar o desempenho da empresa.

Essa avaliação pode abranger todos os setores e processos ou pode focar em uma área específica. Tudo pode ser analisado. Desde as despesas com limpeza, aquisição de equipamentos, até manutenção, gestão de pessoas, marketing e o setor de vendas.

Manter o controle sobre o orçamento de todos os setores é primordial para a saúde financeira do negócio. Ao fazer essa reorganização, você passa a reduzir custos e a otimizar processos, além de facilitar a tomada de decisão e a criação de planos de ação.

2. Fazer uma gestão de estoque eficiente

Para negócios que comercializam produtos, o controle de estoque deve ser visto com muito cuidado. Itens que não vendem tendem a ser uma despesa a mais para os empresários. Com uma correta gestão de estoque, é possível entender mais sobre os produtos com maior saída e minimizar os custos com aqueles que não vendem.

Entendendo esse processo, você passa a compreender as necessidades e desejos dos consumidores e evita gastos desnecessários com produtos de pouca procura.

Para negócios que trabalham com perecíveis, como os da área de alimentação, o controle do estoque é ainda mais necessário. Afinal, eles têm um tempo hábil curto e a não venda se caracteriza como despesa, em vez de lucro.

3. Aumentar o ticket médio dos seus clientes

Conquistar um novo cliente pode ser mais caro do que fidelizar um já existente, não é mesmo? Investir nos clientes é mais vantajoso para as empresas porque o negócio tem informações sobre as necessidades desses consumidores e conhece a jornada de compra deles, além de dispor de canais de comunicação personalizados.

Portanto, estimular as compras de um mesmo cliente pode ser uma solução eficiente para aumentar o lucro da empresa. Invista em vendas casadas, aquelas em que, ao adquirir um determinado produto, o seu cliente é apresentado a um item complementar que facilite a vida dele.

Fidelização de clientes, cross-selling, comunicação ativa e personalizada são algumas das maneiras de aumentar o ticket médio e obter uma margem de lucro maior no final do mês.

4. Investir em treinamentos

Os colaboradores de uma empresa devem ser vistos como divulgadores da marca e devem conhecer ao máximo sobre o negócio. Investir em treinamento é melhorar as habilidades de seus funcionários e fazer com que sejam mais eficientes nas funções que desempenham.

Com bons treinamentos, os colaboradores se tornam mais capacitados sobre os produtos e assuntos específicos de cada setor. Muitas vezes, as vendas não são realizadas porque os vendedores não estão orientados corretamente ou não estão preparados para atender às dúvidas e necessidades dos consumidores.

Além de aumentar a margem de lucro de um negócio, os treinamentos fazem com que os funcionários se sintam competentes e valorizados e, ao adquirirem novos conhecimentos, eles tornam mais eficientes.

5. Aumentar a taxa de conversão

Um negócio deve ter, com muita clareza, os dados sobre as taxas de conversão. Elas podem ser medidas em diversos setores de um negócio, mas vamos falar aqui da taxa de conversão de vendas. Ou seja, dos clientes que buscam uma solução, encontram os seus produtos ou serviços e decidem, ou não, por consumir na sua empresa.

A partir do momento em que você passa a prestar mais atenção na taxa de conversão do seu negócio, vai começar a perceber que existem várias oportunidades de melhorias. Situações em que consumidores que buscam uma solução, encontram uma marca, dirigem-se até a loja, mas não efetivam a compra devem ser analisadas e otimizadas.

Esse cenário pode indicar falhas no setor de marketing ou, até mesmo, no departamento de vendas. Com o aumento na taxa de conversão de vendas, a empresa passa a vender mais, a perder menos clientes, entender mais sobre o público consumidor e, com isso, aumenta o lucro.

6. Aderir a novas tecnologias

Cada vez mais o mundo empresarial é exposto a novas tecnologias que ajudam a solucionar problemas e a otimizar processos dentro de uma empresa. Ignorar isso pode ser um erro determinante para um negócio.

Algumas dessas tecnologias ajudam diversos setores, como softwares de armazenamento de dados de clientes, que podem proporcionar um maior entendimento sobre as necessidades e desejos dos consumidores, bem como seus hábitos de consumo e a jornada de compras que percorrem.

Equipamentos tecnológicos adquiridos podem diminuir os custos com funcionários, gerando menos horas de trabalho e aumento na produtividade. Cada negócio deve identificar qual setor deve ser aprimorado e qual tecnologia melhor atende àquela demanda. Fazer testes e mensurar os resultados é fundamental para entender o que funciona e o que não traz resultados.

Portanto, fique atento às mudanças necessárias no ambiente interno do negócio, como treinamentos, aquisição de tecnologias, controle de gastos e de estoque, bem como a otimização envolvendo aumento do ticket médio dos clientes e melhora da taxa de conversão de vendas.

Existem diversas maneiras de aumentar o lucro da empresa, e seja qual for a necessidade atual, uma coisa é certa: é preciso estar atento às otimizações necessárias para alcançar tal objetivo.

Quer saber mais sobre como automatizar processos do negócio e otimizar o desempenho da sua empresa? Então, confira nosso artigo sobre automação de processos e comece a colocar em prática agora mesmo!

No Asaas você tem dinheiro antecipado