Loja virtual: 5 dicas para aumentar a taxa de conversão

loja virtual

Os negócios de loja virtual, hoje em dia, já são uma realidade do mercado varejista, e o e-commerce se encontra em plena expansão. Nesse sentido, torna-se muito importante para os donos de negócios virtuais entenderem e aumentarem as taxas de conversão de seus sites. E o que seria isso? Basicamente, no ramo do comércio eletrônico, uma taxa de conversão diz respeito à relação existente entre o número de visitas que o website recebe em um determinado período e a quantidade de vendas que o negócio fecha. Portanto, quanto maior a proporção de vendas entre os clientes que passam por seu portal, maiores serão suas taxas de conversão e, obviamente, maior será seu lucro. Mas como você poderia aumentar essa métrica? Veja agora algumas dicas:

Esteja nas redes sociais

As mídias sociais mostram-se cada vez mais como um recurso necessário e bastante relevante para criar relacionamentos tanto com clientes fidelizados como com clientes em potencial. Vale muito a pena integrar o negócio virtual às diversas redes sociais, priorizando aquelas que consigam expor mais sua marca e proporcionem um maior retorno para seu e-commerce. A intensa interação entre os usuários e as ferramentas existentes nesses portais — como curtir e compartilhar, por exemplo — poderão aumentar consideravelmente o engajamento de seus clientes e levar muitos novos visitantes ao seu site.

Use o e-mail marketing

O correio eletrônico é uma ferramenta poderosa para ajudar a manter a relação com os clientes que já conhecem sua empresa, sendo útil não só para pesquisar a satisfação das pessoas em relação a seus produtos e serviços, mas também para apresentar novos itens pelos quais elas possam se interessar. Além disso, a partir do preenchimento de formulários de inscrição em seu website, você poderá captar novos inscritos para uma newsletter ou um envio padrão de propagandas, o que poderá aumentar o volume de vendas do seu portal.

Otimize a navegação do seu website

Preparar uma loja virtual não significa apenas sair colocando botões, imagens e comandos em uma página de internet. Existem cores que agradam mais, posições de botões que estimulam as pessoas a clicar, e estratégias de call-to-action que induzem os clientes a fazerem o que você deseja. Portanto, estude bastante e, dentro de suas possibilidades, contrate profissionais especializados para cuidarem do design e da montagem de seu e-commerce.

Deixe seu site amigável para todos os dispositivos

Muitas pessoas até precisam usar computadores fixos, tanto no trabalho quanto em casa, dependendo de suas ocupações, mas a comercialização de aparelhos móveis, — como smartphones, notebooks e tablets, por exemplo — não para de crescer. O problema é que as plataformas e linguagens usadas para dar base aos websites funcionam de maneiras diferentes em cada dispositivo, e você precisa considerar os variados mecanismos utilizados por seus clientes para acessarem sua loja virtual. Portanto, não se esqueça de preparar estruturas que funcionem em todos os tipos de aparelhos!

Invista em uma plataforma de gestão de assinaturas

O aumento de taxas de conversão em seu site não corresponde somente às vendas feitas para os novos clientes, mas também leva em consideração, obviamente, o retorno daquelas pessoas que já realizaram negócios com você. Assim, é muito importante manter uma boa relação pós-venda. E isso é facilitado com a adoção de uma boa plataforma de gestão de cobranças e assinaturas. Se você tiver como gerenciar, por exemplo, os clientes pagos, os processos de cobrança, os planos de pagamento e as notificações em um só local — de forma integrada —, seu atendimento ao consumidor será muito melhor, aumentando os índices de satisfação e melhorando seu relacionamento com os clientes. Com isso, a tendência é que eles voltem ao seu portal e façam novos negócios!

E então, quais têm sido suas estratégias para aumentar as taxas de conversão de seu website? Qual das nossas dicas será mais útil para o seu negócio? Conte para nós suas experiências!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.