5 dicas para negociar com seus fornecedores e encontrar preços menores

Business men closing deal with a handshake

Para ser um empreendedor de sucesso, é preciso buscar os menores preços do mercado, sem, é claro, perder na qualidade do produto. Objetiva-se, com essa estratégia, a diminuição dos custos de produção para que sua empresa se torne mais competitiva no mercado, destacando-se em relação à concorrência. Assim, se for possível negociar preços mais em conta com seus fornecedores, a margem de lucro com a qual sua empresa trabalhará será maior, o que resulta, obviamente, em maiores rendimentos.

Quer saber como negociar a diminuição desses preços com seus fornecedores? Então confira agora mesmo nossas 5 dicas e abaixe os custos de produção da sua empresa já:

Mantenha contato próximo com os fornecedores

Seus fornecedores não precisam ser seus amigos íntimos, mas é importante que o contato entre vocês seja regular e amistoso. Quanto maior a frequência das negociações e a proximidade entre as partes, maiores as possibilidades de flexibilização da relação comercial — em termos de prazos, preços e quantidades, por exemplo.

Fidelize a relação ou incentive a competitividade

Uma das formas de aumentar as possibilidades de negociação com os fornecedores é por meio de sua fidelização. Algumas empresas preferem não se ater exclusivamente a um fornecedor, porque incentivar a competitividade entre eles também pode acabar gerando alguma economia.

Aumentar a competitividade entre fornecedores pode ser uma maneira eficaz de conseguir uma significativa redução nos preços acordados. Você pode fazer isso por meio de cotação orçamentária com, no mínimo, três fornecedores antes de fechar qualquer negócio. Além disso, depois de encontrada uma opção mais barata, procure outro fornecedor e verifique se ele tem interesse em cobrir a oferta. Você pode se surpreender com os descontos que essa técnica de negociação pode acarretar! Vale a pena testar.

Entretanto, também há casos em que a regularidade e o histórico de relacionamento entre sua empresa e seus fornecedores podem lhe render descontos e prazos preferenciais de entrega, por exemplo. Avalie qual estratégia seria mais benéfica para sua empresa e decida sobre a melhor solução comercial para seus negócios.

Seja pragmático e busque benefícios mútuos

De nada adianta adotar uma posição meramente impositiva nas negociações com os fornecedores, já que ambas as pessoas jurídicas devem se beneficiar dessas transações comerciais. Por isso, é importante que todos façam concessões para que tenham, também, vantagens. Dessa forma, seja franco nas tratativas e procure conciliar interesses — sejam eles relacionados a preços, prazos de entrega ou outros aspectos do contrato de fornecimento de mercadorias.

Negocie com bastante paciência

Empreendedores muito ávidos no momento do fechamento do negócio causar a impressão de que aceitam qualquer termo contratual. Assim, muitas vezes é melhor demonstrar um pouco menos de interesse na compra de determinados produtos ou negociar com bastante antecedência. Essas estratégias permitem que você tenha tempo para pesquisar o mercado e avaliar se a proposta de seu fornecedor é mesmo a melhor disponível.

Peça maiores quantidades e exija descontos

Essa é uma regra geral que pode funcionar se sua empresa comporta — ou exige — estoques maiores. Mas é bom ressaltar que isso só é possível quando não há problemas com as datas de expiração desses produtos, se eles não são perecíveis. Se for esse o caso, faça um orçamento com seu fornecedor pedindo quantidades maiores, mediante o respectivo desconto que essa vultosa transação merece.

Agora que você já conhece algumas estratégias para conseguir menores preços no fornecimento de seus produtos e suas matérias-primas, comente aqui e nos conte: qual abordagem parece ser a mais adequada para o seu negócio? Divida suas impressões conosco, participe!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.