Sistema de gestão empresarial: o que considerar ao escolher o seu

por ERP

Publicado em 28 de junho, 2022 | Atualizado em 16 de fevereiro, 2024

Você está buscando um sistema de gestão para a sua empresa? Para escolher a solução ideal é importante considerar diversos aspectos como as necessidades do seu negócio e os recursos oferecidos pelo sistema de gestão. 

Investir em um sistema de gestão empresarial é decisivo para empresas que querem se destacar e obter diferencial competitivo. Isso por a solução ser baseada na automação das tarefas analógicas e no crescimento dos resultados.

Para te ajudar nesse processo de escolha, preparamos esse conteúdo para apresentar os principais recursos que uma solução completa e eficiente deve ter para garantir a otimização dos seus processos e melhor proveito do tempo.

Além disso, você irá conhecer o Base by Asaas e quais os diferenciais oferecidos que o tornam a melhor solução para o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os tipos de sistema de gestão?

O ganho de tempo oferecido por um software de gestão deve ser aplicado nas tarefas estratégicas contribuindo para a expansão do negócio. Existem alguns modelos de sistema de gestão disponíveis no mercado, conheça as características de cada um, a seguir.

CRM (Customer Relationship Management)

O CRM é um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, focado em automatizar as funções relativas ao setor de vendas, integrando a jornada do cliente. Neste caso o sistema armazena dados dos seus consumidores e permite um acompanhamento mais efetivo do processo.

Possibilita um melhor relacionamento com o cliente e o desenvolvimento de estratégias de vendas mais eficazes com base na análise de performance. Contudo, o CRM é focado na equipe de vendas e as empresas que desejam uma gestão de processos em todos os setores devem apostar no ERP.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Desenvolvido para integrar todos os processos de um negócio, o ERP é um dos modelos de sistema de gestão mais utilizados. A tradução para o português é Planejador de Recursos Humanos e é exatamente nessa categoria que se encontra o Base by Asaas.

A solução atua na gestão financeira da empresa, conectando processos de venda, compras e tudo o que envolve o gerenciamento do dinheiro no seu negócio. Organizar contas a pagar e a receber, emitir notas fiscais e automatizar o estoque são algumas das funcionalidades disponíveis.

Com isso, é possível eliminar processos burocráticos, agilizar a comunicação interna entre diferentes departamentos e garantir um processo mais simples e eficiente. Além disso, o ERP ajuda na padronização dos processos e maior qualidade no trabalho desenvolvido.

É válido pontuar que o CRM e o ERP podem ser integrados um ao outro e possibilitar uma gestão empresarial mais completa. Agora que já esclarecemos os modelos de um sistema de gestão, conheça os recursos indispensáveis a seguir.

A imagem mostra todas as vantagens do ERP Asaas

Quais são os recursos essenciais de um sistema de gestão eficiente?

O sistema de gestão ERP é a solução ideal para quem deseja organização, otimização e controle das informações. Pode ser aproveitado por empresas de qualquer porte que querem modernizar e aumentar a praticidade do fluxo de trabalho.

Um sistema de gestão empresarial para pequenas empresas também deve contar com todas as funcionalidades adequadas para gerenciar o negócio e promover a escalabilidade. Nesse sentido, contar com um sistema de gestão desde o início é altamente indicado.

Prova disso é uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela IDG Research Services que mostra que empresas de pequeno e médio porte com sistema de gestão tiveram um crescimento 35% mais rápido que as que não usam. Além disso, a produtividade é 10% maior naquelas que apostam no sistema de gestão. 

Com o Base by Asaas, empresas de diversos segmentos conseguem integrar toda a gestão financeira usufruindo de usuários ilimitados para acompanhar o crescimento do seu negócio. O melhor de tudo: o sistema é gratuito! Não existe mensalidade, apenas taxas dos serviços que usar.

Antes de contar melhor todos os diferenciais do Base by Asaas, vamos conhecer os recursos que não podem faltar em um sistema de gestão eficiente.

Gestão financeira

A gestão financeira deve ser automatizada e integrada com sistema de gestão ERP, considerando os seguintes aspectos:

  • Contas a pagar: organização e controle de todas as despesas do negócio;
  • Contas a receber: visualização clara do quanto a empresa terá em caixa;
  • Fluxo de caixa: acompanhamento em tempo real das movimentações realizadas.

Um software completo permite uma operação fácil e prática das operações financeiras além de uma visualização gerencial ampliada que evita erros, atrasos e multas, por exemplo.

Gestão de vendas

No que diz respeito à gestão de vendas, é imprescindível que o sistema de gestão contribua para aumentar o fechamento dos negócios com o controle de vendas ou a emissão rápida das notas fiscais, por exemplo.

  • Proposta comercial: Padronização e agilidade nos envios aos clientes;
  • Pedido de venda: Controle e organização do fluxo de vendas e da logística de envios;
  • Nota fiscal eletrônica: Emissão e envio da NF-e em poucos segundos;
  • Cadastro de cliente: Dados armazenados e fáceis de consultar.

Um dos grandes ganhos do investimento em um sistema de gestão de demandas é centralizar todas as informações em um único lugar. Com isso, o setor de vendas se comunica com o setor de compras e possibilita maior previsibilidade de gastos e recebíveis

Gestão de estoque e de compras

Imagine que o setor responsável pelo cálculo fez a compra errada e agora a sua empresa está com dinheiro parado no estoque? Situações como essa são evitadas com o uso do melhor sistema de gestão empresarial, afinal o processo é automatizado.

A previsibilidade das compras permite que a tomada de decisões seja mais estratégica e assertiva. Sua empresa tem mais facilidade para fazer os investimentos alinhados com a saúde financeira do negócio.

Gestão de cobranças

Para garantir o fluxo de recebíveis e evitar altas taxas de inadimplência, um sistema com gestão de cobranças é uma grande vantagem. Com o Asaas, a sua empresa não precisa se preocupar em recolher os pagamentos já que isso é feito de forma automática. 

  • API de pagamentos: Recurso que possibilita a integração com outros sistemas;
  • Antecipação de recebíveis: Possibilidade de solicitar a antecipação de pagamentos previstos;
  • Cobrança automática: Lembretes enviados de forma automatizada via WhatsApp, e-mail e SMS;
  • Consulta e negativação Serasa: Processo fácil e sem burocracias;
  • Formas de pagamentos: Diversas opções para atender a necessidade do seu negócio e dos seus clientes como cartão de crédito e débito, boleto, Pix e link de pagamentos.

Todos os recursos listados acima são fundamentais para uma gestão administrativa eficiente na sua empresa e o Base by Asaas conta com todos eles, ou seja, você pode utilizar todas as funcionalidades centralizadas em um único lugar.

Qual é o melhor sistema de gestão empresarial?

Se você quer apostar no melhor sistema de gestão empresarial conheça o Base by Asaas. A plataforma tem um funcionamento 100% em nuvem e pode ser acessada de qualquer lugar pelos usuários, basta contar com um dispositivo com acesso à internet.

Não há limite de usuários e muito menos pagamento de mensalidade. Além disso, a implementação do sistema é feita sem custo e a sua empresa conta com um suporte online e gratuito para resolver qualquer dúvida ou problema que tiver. 

Já vimos que um sistema de gestão completo garante otimização e agilidade dos processos, evitando falhas e aumentando a produtividade. Com o Base by Asaas você conta ainda com indicadores e relatórios personalizados que aumentam a assertividade das decisões. 

Está preparado para aumentar as vendas do negócio e ter mais praticidade e otimização na gestão? Faça agora mesmo a sua conta gratuita no Base by Asaas e comece a aproveitar!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.