Controle total de pagamentos dos seus clientes

shutterstock_50355559É muito comum que empresas e microempreendedores concedam prazos nas suas transações, afinal, essa medida é considerada como um diferencial determinante para o cliente na hora de fechar o negócio. Se por um lado isso é uma bela vantagem competitiva no mercado, por outro, oferecer serviços e produtos com pagamento parcelado pode se configurar como um risco para as finanças do empreendimento.

Os principais problemas que podem ocorrer nesse sentido são a falta de controle financeiro e a dificuldade que o empreendedor tem para realizar as cobranças, já que quem costuma atender, nem sempre tem habilidade para cobrar. Vale destacar que a cobrança não deve ser feita de forma direta, pois isso pode afetar o relacionamento entre o cliente e a empresa.

Para solucionar esse impasse resta apenas três opções: contratar um profissional específico para atuar nessa área, recorrer às empresas de cobrança ou optar por cobranças recorrentes e automatizadas. Essa última solução, além de muito eficaz, é também a mais simples e econômica. A seguir você vai entender o porquê.

Importância do controle financeiro

Não adianta acumular vendas sem gerenciar devidamente as entradas e saídas de dinheiro. Se a empresa não controlar o que tem a receber, dificilmente conseguirá honrar os compromissos com as contas a pagar. Isso é fato!

É indispensável que em qualquer negócio o empreendedor conheça seus clientes, identifique o grau de concentração das vendas e monitore o volume de atrasos, pois esses aspectos causam impactos diretos nas finanças do empreendimento.

As duplicatas a receber representam ativos decorrentes de vendas a prazo e se constituem como um dos principais bens das empresas, independentementemente do seu porte. É por isso que o controle financeiro é uma ferramenta tão importante para a gestão do negócio, afinal, ele auxilia na tomada de decisões, bem como, possibilita que a empresa feche as contas no final do mês.

Formas de recebimento

É cada vez menos comum que as empresas recebam pagamentos por meio de promissórias e carnês. Na verdade, essa metodologia tem perdido espaço, ano após ano, para os boletos, cartões de débito e crédito.

Antes de estabelecer uma ou mais formas de recebimento, a empresa deve avaliar os prós e contras de cada método. É necessário que o empreendedor se pergunte qual é a forma de pagamento mais segura, mais econômica e mais simplificada. Além disso, é importante analisar que método é mais conveniente e atrativo para o cliente.

Cobranças recorrentes e automatizadas

O processo de cobrança não tem sido eficiente na sua empresa? Dá trabalho, custa caro e você não tem alcançado bons resultados? Não se preocupe, esse problema pode ser resolvido de forma mais simples do que você imagina.

É importante destacar que por mais que você se dedique e independentemente de manter um controle financeiro rigoroso, os recebimentos podem não ocorrer na proporção esperada. Para reverter esse quadro, uma ferramenta  eficaz são as cobranças recorrentes e automatizadas.

Baseado no Saas, esse tipo de cobrança possui baixo custo e excelente retorno. Em muitos casos, o pagamento desses planos de cobrança é restrito a pequenas comissões e condicionado ao sucesso da transação. Em outras palavras, a empresa só paga pelo serviço de cobrança recorrente e automatizada se o cliente quitar o débito. Cumpre destacar que essa cobrança pode ser feita de várias formas, desde o aviso de atraso até o envio dos boletos.

Através das cobranças automatizadas, a empresa evita atrasos e inadimplência, consegue mensurar o valor dos recebíveis do negócio, cobra o cliente com impessoalidade e gera informações consistentes para o fluxo de caixa. Diante de tantas vantagens, você ainda pretende continuar adotando uma metodologia  ineficiente de cobrança? Opte pela tecnologia SaaS de cobrança recorrente e desfrute de bons resultados financeiros no seu negócio.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.