Processo de tomada de decisão: saiba como fazer boas escolhas

por Gestão de Negócios

Publicado em 4 de março, 2020 | Atualizado em 18 de dezembro, 2023

O processo de tomada de decisão é o que determina quais serão os passos a serem seguidos na sua empresa. Essas etapas decisórias são feitas para a definição de uma alternativa, que deve ser baseada em estudos, planejamentos e previsões que são feitas rotineiramente em uma organização. Por exemplo, investir em um sistema de gestão, ou plataforma para gerenciamento de pagamentos e recebimentos, faz parte de uma importante processo de decisão.

Por mais que muitos empreendedores não percebam, essa é uma ação que acontece a todo o momento e que envolve desde questões simples e internas até tarefas e departamentos mais complexos e fatores externos ao negócio.

A seguir, mostraremos a importância de voltar esforços para esse o processo, quais problemas inviabilizam boas decisões e como resolvê-los. Acompanhe!

A importância do processo de tomada de decisão

Você tem plena confiança e certeza de todas as decisões que toma na sua empresa? Um simples passo em falso pode significar uma perda importante de dinheiro ou de recursos valiosos para o seu negócio. Diante desses e outros riscos que o processo decisório é uma tarefa que envolve diversos fatores, como a sua intuição, resultados de levantamentos, análises e valores do negócio.

Algumas dessas ações de deliberação podem ser simples ou complexas, mas independentemente do nível de influência na sua empresa, todas elas interferem no andamento, crescimento e funcionamento da sua empresa. Afinal, elas podem resultar em benefícios ou prejuízos para a organização.

Essa é justamente a importância de voltar e investir esforços para o seu processo decisório, pois o que for determinado pode fazer com que a sua empresa tenha melhores ou piores resultados. Como empreendedor, você passa por esse tipo de situação frequentemente e precisa entender quais são os problemas que podem dificultar e prejudicar as suas decisões.

Problemas que podem afetar o processo decisório

Existem fatores e processos atrasados na sua empresa que podem dificultar e interferir, de maneira negativa, no seu processo de tomada de decisão. Isso resulta em ações e estratégias ineficientes, sem embasamento e que geram prejuízos para o negócio. Separamos alguns desses problemas para que entenda a importância de ter decisões alinhadas, planejadas e embasadas. Veja só.

Processos manuais

As tarefas manuais não são prejudiciais somente para as suas deliberações e estratégias. Os impactos negativos são percebidos no relacionamento com o cliente, na demora no atendimento e nas operações rotineiras, nos prejuízos financeiros e no aumento das falhas operacionais.

Portanto, além de demandarem mais tempo para serem executados, os processos manuais são prejudiciais para o seu faturamento. Atualmente, a transformação digital e a automação nas empresas têm sido uma questão de sobrevivência e diferencial competitivo no mercado.

Pouco acesso à informação

A falta de informações relacionadas a sua empresa e ao mercado inviabilizam decisões eficientes e que estejam de acordo com a realidade do negócio, condições e necessidades. Em razão disso, é fundamental que esteja atualizado sobre os dados e informações de cada departamento e sobre o que é tendência no seu setor de atuação.

Descentralização de processos

Para que a sua empresa cresça de maneira saudável e não sofra com muitas falhas e gargalos é importante que ela funcione de maneira integrada e sistêmica, e não de forma descentralizada. O setor financeiro, por exemplo, precisa estar em constante alinhamento ao seu estoque e departamental comercial.

O mesmo acontece com as vendas, que precisam estar de acordo com a sua reserva de produtos. No entanto, quando a gestão é caracteriza pela descentralização, podem ocorrer compras equivocadas, falta de produtos ou serviços e desalinhamentos que prejudicam o seu processo de tomada de decisão.

Como solucionar esses problemas com um sistema

Os sistemas de gestão têm feito um papel que vai muito além de somente automatizar tarefas. A utilização de tecnologias eficientes e atualizadas integra todos os departamentos da sua empresa, para que reduza erros causados pela falta de informação e visão dos acontecimentos da empresa.

Além desse aspecto, um bom software pode auxiliar o seu processo decisório de diferentes maneiras. Confira algumas delas.

Relatório gerenciais

Bons sistemas fornecem informações valiosas sobre o comportamento da sua empresa e resultados de cada período. Com isso, as suas decisões serão baseadas em fontes reais, atualizadas e dados mensuráveis que podem ser acompanhadas e avaliados.

Caso contrário, as suas ações serão definidas somente por meio da intuição e previsões que não são confiáveis. Vale ressaltar que, as empresas precisam lidar com um grande volume de informações e números que mudam a todo o momento. Diante disso, se torna fundamental e imprescindível ter meios e ferramentas e coletar e utilizar esses dados.

Identificação de erros

Além de diminuir consideravelmente as falhas humanas nas suas operações, os sistemas podem ajudar a identificar erros gerenciais e gargalos produtivos que estejam prejudicando o seu fluxo de caixa e os resultados do negócio. Munido com essas informações, terá um processo de tomada de decisão eficiente e que atue diretamente nos desequilíbrios e prejuízos da empresa.

Agilidade nas suas decisões

Certamente, você já percebeu que o mercado consumidor é volátil. Por isso, é necessário que problemas e estratégias sejam definidas de maneira rápida, sendo que, caso contrário, poderá perder importantes oportunidades.

Dificilmente você terá a agilidade necessária trabalhando com processos manuais e falta de informação em tempo real. Nesse sentido, um software de gerenciamento permite que tenha facilidade e rapidez nas suas decisões, já que terá dados atualizados e relatórios para basear as suas estratégias.

Contudo, é importante que você invista em um sistema de fácil utilização, implantação e que seja condizente com as características e processos do seu negócio. Afinal, nem todos os softwares do mercado serão funcionais para o seu tipo de empresa. Então, vale uma boa pesquisa.

O processo de tomada de decisão é o que determina o andamento, sucesso ou prejuízo de uma empresa. É preciso ter em mente que, ao fazer uma escolha, você automaticamente abrirá mão de algo no seu negócio. Então, quanto mais informações e dados você tiver em mãos, maiores são as chances de determinar o melhor caminho.

Precisa de um bom sistema para orientar as suas decisões e para receber o seu dinheiro de maneira segura? Então, entre em contato conosco e confira como a nossa solução para ajudar a sua empresa.

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.