Princípios para ficar em dia com a gestão financeira do seu negócio

financial symbols coming from hand

Que as finanças são parte essencial do sucesso de qualquer empreendimento todo mundo sabe. Mas exatamente como manter as finanças em dia para que esse sucesso se concretize é o que ainda suscita muitas dúvidas em diversos empresários, pois nem sempre a gestão financeira é vista como deveria ser: rígida e bem organizada. Que tal colocar um fim nessa bagunça agora mesmo? Então fique de olho nas nossas dicas e coloque suas finanças em dia agora mesmo:

Comece pelo planejamento

Ter um planejamento detalhado é o primeiro passo para ficar em dia com a gestão financeira da sua empresa. Estipular objetivos claros, alcançáveis e mensuráveis é fundamental para que você norteie suas ações e políticas financeiras para se manter em dia com seu negócio. Ah, e não se esqueça de considerar os impostos!

Separe o pessoal do profissional

Uma questão que na teoria é bem clara, mas que na prática nem sempre acontece como deveria é a separação das finanças pessoais das profissionais. Para começar, contas bancárias separadas e um pró-labore devem logo ser providenciados. Calcule quanto você precisa ganhar por mês para manter suas contas pessoais em dia e lembre-se de que, se o negócio é recente, talvez você tenha que apertar um pouco o cinto para manter a empresa operando enquanto se estabelece no mercado.

Projete e controle o fluxo de caixa

Para que as finanças do seu negócio se mantenham sempre em ordem, o fluxo de caixa deve ser controlado diariamente. Também é recomendável que você faça uma projeção de pelo menos um ano para frente, prevendo entradas e saídas de dinheiro para que possa se organizar com as finanças e não deixar o caixa entrar no vermelho.

Faça do contador seu maior aliado

Por mais que seu negócio ainda seja pequeno, contar com o auxílio de um contador, especialmente quando se trata de tributos, é uma das melhores providências que você pode tomar desde o princípio, já que o sistema tributário brasileiro é bastante complexo e você pode deixar alguma coisa escapar sem nem perceber. Além disso, o contador pode ajudar em muitos outros processos do seu negócio, otimizando bastante seu tempo e o deixando livre de maiores preocupações.

Otimize processos com a tecnologia

Como a gestão financeira da sua empresa depende muito de organização e controle, trate de aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos disponíveis no mercado a fim de se ajudar a ser cada vez mais organizado com as finanças da companhia. Sistemas de gestão de pagamentos, CRM, softwares de controle financeiro e de cobranças podem otimizar — e muito! — seu tempo, melhorando a produtividade e a confiabilidade dos dados financeiros do seu negócio.

Conheça seus diferenciais

O que diferencia seu negócio dos demais? O que torna sua empresa especial? Por que seus clientes devem comprar de você em vez de na concorrência? Ao identificar seus diferenciais de mercado e usá-los a seu favor, fica mais fácil ganhar no quesito competitividade. Quanto mais competitivo seu negócio for, mais rentável ele será e melhor ficará sua gestão financeira — porque gerir pouco dinheiro é bem mais difícil, não é mesmo? Mas quando as entradas são constantes fica fácil reinvestir para melhorar suas operações.

E então, pronto para colocar a gestão financeira do seu negócio em dia? Comente aqui e nos conte como anda seu planejamento! Compartihe suas experiências conosco e participe da conversa!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.