Finanças: 5 dicas para o empreendedor individual

Finanças

Manter as finanças em dia é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Grandes empresas, com uma extensa base de clientes, não sobreviverão se não conseguirem controlar a entrada e saída de dinheiro. O mesmo é verdade para o empreendedor individual.

Manter o caixa da empresa positivo é um primeiro passo para um controle de gastos efetivo. Mais do que isso, ao se administrar as finanças da empresa de forma correta, abrem-se oportunidades para investimentos e capacitações, que poderão trazer ainda mais faturamento. Infelizmente, muitos empreendedores individuais não possuem uma cultura de controle financeiro, e acabam deixando nas mãos do acaso o sucesso da empresa.

Para eles, e qualquer outra pessoa interessada em aprender mais sobre como administrar suas finanças, elaboramos cinco dicas práticas e úteis. Acompanhe:

Separe finanças pessoais e empresariais

O principal erro na busca de uma vida financeira saudável é misturar finanças pessoais com empresariais, mesmo quando o empreendimento é composto por apenas um prestador de serviço. O que é entrada de dinheiro para a empresa precisa ficar no caixa desta, e nunca deve ser usado para tapar problemas financeiros do empreendedor.

Quanto mais rígida for a separação entre o pessoal e o empresarial, maiores as chances de sucesso financeiro. Na prática, o que se espera é que o empreendedor tenha contas bancárias separadas para a empresa e para si próprio, e que seu salário seja uma retirada fixa mensal, e não feito de acordo com sua necessidade – ou vontade.

Tenha um fundo de reserva

Problemas podem acontecer a qualquer momento. O maior risco para o empreendedor individual é ficar sem trabalhar. Dessa forma, é fundamental a criação de um fundo de reserva que só pode ser usado em caso de imprevistos.

Há duas maneiras de se criar esse fundo – e uma não exclui a outra. O fundo pode ser criado na conta da empresa, para que ele cubra problemas de caixa; e também pode ser feito na sua conta pessoal, para que sirva de apoio em momentos que você não possa trabalhar.

Independente de onde ele será criado, é fundamental que haja comprometimento e disciplina em abastecer o fundo periodicamente, e em manter o dinheiro guardado.

Controle o fluxo de caixa

As entradas e saídas de dinheiro na conta da empresa é que manterão o caixa positivo ou negativo. Saber controlar esse fluxo é um grande passo em busca de uma administração eficiente.

Neste ponto, o básico é entender que a saída de dinheiro não deve superar a entrada para que a empresa seja sustentável. Também não se deve gastar o capital guardado para emergências ou investimentos, como a aquisição de equipamentos. Caso sua empresa tenha contraído algum empréstimo, pagá-lo em dia deve ser a prioridade, para evitar a cobrança de multas e juros.

Gerencie cobranças

Para que o controle do fluxo de caixa e a criação de um fundo de reserva sejam possíveis para o empreendedor dividual é preciso que haja o mínimo de planejamento no recebimento dos pagamentos.

Na prática isso significa que você dever saber como gerenciar as cobranças da sua empresa de maneira a torná-las previsíveis. Ou seja, você sabe exatamente quando será pago. Uma boa forma de fazer isso é acertar com o cliente um dia certo do mês para o recebimento e utilizar cobranças recorrentes.

Além de melhorar seu fluxo de entrada de dinheiro, você economiza tempo que antes era gasto cobrando, mês a mês, cada cliente.

Contrate um contador

Por fim, procure ajuda profissional para administrar o capital da sua empresa. Ainda que seja tentador acreditar que a pequena estrutura de um empreendedor individual não o obrigue a contratar um contador, este profissional vai ajudá-lo a manter suas finanças em dia. O custo dessa parceria é pequeno se comparado aos benefícios de um controle financeiro eficiente.

Você tem alguma dica melhorar nossa lista? Participe nos comentários abaixo.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.