7 dicas de gestão financeira para microempreendedores individuais

Não basta o Microempreendedor Individual (MEI) fazer seu trabalho adequadamente para seus clientes. Ele deve também se preocupar com a gestão financeira do seu negócio, não só a fim de identificar os pontos críticos dos processos da empresa, mas ainda para evitar vários problemas, conseguindo vislumbrar possibilidades de crescimento em tempo hábil. Quem sabe assim não é possível se tornar no futuro uma pequena ou média empresa? Animado com a possibilidade? Então confira já algumas dicas importantes para melhorar a parte financeira do seu microempreendimento:

Use e abuse das planilhas de gastos

É importante administrar corretamente o fluxo de caixa, qualquer que seja o tamanho e a área de atuação de um negócio. Assim, usar uma planilha de gastos é uma solução cômoda e bastante simples para organizar suas contas a pagar e fazer projeções mais precisas sobre suas perspectivas de ganhos futuros. Comece por aí!

Controle o que entra e o que sai

É conveniente saber todos os recursos que entram e que saem do seu negócio, controle que certamente será útil para entender quais são as origens mais importantes — os projetos, clientes ou lugares que trazem mais renda — e também as despesas que consomem mais capital do negócio. Com o tempo, você será capaz de cortar alguns custos pouco necessários, sem perder no que diz respeito à produtividade, mantendo uma boa perspectiva acerca de suas finanças.

Evite misturar pessoal com profissional

Se o microempreendedor mistura suas contas pessoais com as do negócio, torna-se bem mais difícil entender a quantas anda a saúde financeira do empreendimento. Nesse cenário nada ideal fica bem complicado visualizar os tributos a pagar e o adequado retorno do investimento feito, por exemplo. Isso sem falar que não se terá um controle acertado das contas do negócio. Melhor evitar, não concorda?

Estipule um salário mensal

Não faça retiradas desenfreadas do caixa do negócio! Ainda que a empresa tenha só você como titular, esse tipo de desorganização pode causar sérios problemas nas contas, de maneira a desequilibrar financeiramente o arranjo do negócio. Assim, imponha a si mesmo um limite de retirada mensal, sob a forma de pró-labore ou de remuneração afim, levando em conta seus gastos como MEI.

Realize um planejamento estratégico

Com uma direção válida, feita a partir de uma boa análise de cenário, o MEI pode definir seus objetivos e sua missão como empreendedor. Essa é uma ótima forma de pensar sobre o crescimento da empresa e definir planos operacionais, facilitando a tomada de decisões e aperfeiçoando o controle sobre o negócio e seus resultados.

Teste o aplicativo Qipu

O Qipu é um aplicativo desenvolvido por meio da parceria firmada entre o Sebrae e o Buscapé Company, com o objetivo de facilitar o controle das obrigações e da gestão geral dos MEIs. O programa oferece mais de 40 tipos de notificações inteligentes e domínio sobre a movimentação financeira do empreendedor, bem como presta auxílio facilitado para elaborar a declaração anual do MEI a ser enviada no prazo correto.

Assine uma boa plataforma de gestão

É muito conveniente que o MEI seja capaz de garantir os pagamentos de seus clientes, a fim de evitar inadimplências ou atrasos no recebimento de suas receitas. Por isso, se o MEI puder contar com o alto nível de um serviço completo de assinaturas e pagamentos on-line, como uma ferramenta conceituada para automatização de cobranças, ganhará agilidade e eficiência no processo de controle de seus recebimentos.

Está começando seu negócio? Então poderá achar interessante ler também este post sobre alguns dos maiores erros que um empreendedor deve evitar no primeiro ano da empresa! E se ainda não se convenceu de que precisa se comprometer com a parte financeira do negócio, leia este artigo, que explica direitinho por que todo empreendedor deve se envolver com essa área! E não se esqueça de dividir suas impressões conosco aqui nos comentários, ok?

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.