O que acontece quando você paga um boleto?

boleto

O boleto bancário ainda é uma das formas mais utilizadas para o pagamento de compras no comércio, ficando atrás apenas dos cartões de crédito e débito. Há quem não abra mão deste documento na hora de quitar suas contas, mas há, também, quem não compreenda muito bem essa forma de pagamento. Para acabar com todas as possíveis dúvidas, vamos explicar, neste post, exatamente o que acontece quando você paga um boleto bancário. Ficou curioso? Então não deixe de conferir:

O que é um boleto bancário?

O boleto, por ser um título de cobrança, envolve, portanto, uma transação comercial. Ele foi instituído com o objetivo de melhorar as condições de compra da população, já que ainda não existiam disponíveis no mercado os cartões de crédito.

Atualmente existem dois tipos de boletos bancários: o de cobrança, que envolve, necessariamente, uma transação comercial de compra e venda — que podem ser registrados, sendo toda a cobrança realizada pelo próprio banco, ou não registrados, com a cobrança e, se necessário, o protesto do título, ficando a cargo do vendedor — e o boleto de proposta, que envolve a simples oferta de um produto ou serviço. Esse boleto, se for pago, significa que o cliente está assumindo seu interesse na aquisição da oferta, devendo, então, arcar com toda e qualquer despesa advinda dessa decisão — é o caso dos seguros que recebemos juntamente com outras faturas, por exemplo.

Qual é o caminho percorrido pelo boleto?

Ao comprar um produto e optar por pagá-lo por meio do boleto, o cliente está trocando mercadoria por recompensa financeira. O banco emite então o boleto, estipulando uma data de vencimento predeterminada pelo comerciante. Ao efetivamente realizar a quitação da dívida por meio do boleto, o cliente está, na verdade, efetuando um pagamento à vista. E o título funciona apenas como um comprovante da solicitação de compra.

Para dar baixa no boleto, o banco pode levar até 48 horas a partir da data do pagamento, informando ao vendedor, então, que a compra foi concretizada. Só após essa confirmação do efetivo pagamento é que a mercadoria é liberada para o cliente. Caso o pagamento não seja feito, passada a data de vencimento do boleto, desconsidera-se totalmente o compromisso — tanto pelo banco quanto pelo comércio.

Essa forma de pagamento ainda continua sendo amplamente utilizada porque é acessível a toda a população, sem qualquer distinção — já que, com o boleto, não é preciso que o comprador sequer tenha conta em banco, o que facilita muito a vida de milhares de brasileiros.

Aceito em qualquer lugar do Brasil, o boleto bancário é responsável por uma arrecadação anual bilionária, constituindo-se em um importante elemento movimentador da economia. Por mais que existam argumentos contrários a seu uso, certamente o boleto bancário manterá seu espaço como segunda forma mais utilizada de pagamento pelos brasileiros ainda por muitos e muitos anos, pois já conquistou confiança e credibilidade inabaláveis quando o assunto é segurança.

Quer saber mais sobre os benefícios dos boletos? Leia nosso post sobre por que esse meio de pagamento é bom para você e se inteire mais sobre suas inúmeras vantagens. Ficou ainda alguma dúvida ou tem uma sugestão? Comente aqui e participe da conversa!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.