Várias empresas, independentemente de seus tamanhos, utilizam os boletos bancários como uma de suas principais formas de pagamento hoje em dia, exatamente porque são inúmeras as vantagens relacionadas à emissão desses títulos, tanto para seus clientes como para seus negócios. Porém, é preciso que se considere, antes de mais nada, quais são os melhores fornecedores de boletos bancários, para que possa tomar a decisão mais acertada. Mas por onde começar? Pois é para ajudá-lo nessa tarefa que resolvemos listar aqui os principais pontos a levar em conta quando for escolher seu fornecedores de boletos. Então vamos lá?
Entendendo os requisitos prévios
Para emitir um boleto, é necessário, primeiramente, que sua empresa ou que você, microempreendedor individual ou profissional liberal, tenha uma conta corrente ativa em alguma instituição bancária — mais tarde veremos como escolher essa instituição bancária, porque há vários aspectos a serem considerados —, porque os fundos cobrados por meio desses títulos serão automaticamente direcionados para essa conta. O tempo da operação de transferência de fundos, entre o pagamento e o efetivo crédito em conta, pode variar de 2 a 10 dias, a depender de cada instituição. A maioria dos bancos oferece um serviço, contratado à parte, para a cobrança do valor indicado no boleto. Por isso é interessante fazer uma pesquisa de mercado a fim de verificar qual instituição oferece as melhores condições para a prestação desse serviço.
Compreendendo o processo de pagamento
A validação do pagamento ocorre mediante quitação do título pelo cliente, o que pode ser feito, atualmente, em agências bancárias, por meio de serviços de internet banking, de aplicativos para celular, em caixas das redes de supermercado, em agências dos Correios e até em casas lotéricas. Mas como funciona? A instituição financeira recebe um aviso automático de emissão do boleto, o que gera a cobrança de uma taxa por cada título, independentemente de haver ou não pagamento por parte do cliente. Caso não ocorra a quitação, a instituição financeira pode levar o título para protesto, caso você contrate esse serviço.
Após o vencimento, a maioria dos boletos só permite o pagamento na rede bancária que o emitiu, para que sejam calculados juros e multas pelo atraso. Por isso é tão importante escolher uma boa instituição financeira para emitir seus boletos! Se seu negócio lida com vendas on-line, por exemplo, é recomendável que o banco esteja presente no maior número de cidades possíveis, porque seu consumidor deve poder, muito facilmente, comparecer às agências para realizar pagamentos em atraso.
Contratando a instituição financeira certa
Banco do Brasil
Para começar, vale dizer que o Banco do Brasil tem a grande vantagem de estar presente em quase todas as cidades do país, o que já é um ponto a favor. O nome do serviço prestado pela instituição é BBCobrança, sendo que, em geral, suas taxas são bastante competitivas e os sistemas são de fácil navegação por parte dos usuários.
Santander
O Santander tem um sistema de boletos de cobrança que é facilmente acessado pela internet, por meio deste site. Uma funcionalidade interessante oferecida pela instituição é a possibilidade de os clientes emitirem, muito facilmente, uma segunda via para pagamento em caso de perda ou atraso.
Itaú
O Itaú Boletos permite que os clientes atualizem títulos vencidos e que sejam enviadas cobranças por e-mail. Outro ponto a favor é o fato de esse banco ter agências nas principais cidades do país, em geral as de grande e médio porte.
Caixa Econômica Federal
Os serviços bancários prestados pela Caixa Econômica Federal estão entre os mais baratos do mercado, porque o banco conta com diversos subsídios do governo. Por essa razão, vale a pena conferir suas taxas e pensar em contratar seus serviços.
Agora comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida ou se tem sugestões a dar! Compartilhe suas impressões e seus questionamentos conosco e participe da conversa!