Quais os melhores fornecedores de boletos bancários?

Businessman sitting thinking at his desk

Várias empresas, independentemente de seus tamanhos, utilizam os boletos bancários como uma de suas principais formas de pagamento hoje em dia, exatamente porque são inúmeras as vantagens relacionadas à emissão desses títulos, tanto para seus clientes como para seus negócios. Porém, é preciso que se considere, antes de mais nada, quais são os melhores fornecedores de boletos bancários, para que possa tomar a decisão mais acertada. Mas por onde começar? Pois é para ajudá-lo nessa tarefa que resolvemos listar aqui os principais pontos a levar em conta quando for escolher seu fornecedores de boletos. Então vamos lá?

Entendendo os requisitos prévios

Para emitir um boleto, é necessário, primeiramente, que sua empresa ou que você, microempreendedor individual ou profissional liberal, tenha uma conta corrente ativa em alguma instituição bancária — mais tarde veremos como escolher essa instituição bancária, porque há vários aspectos a serem considerados —, porque os fundos cobrados por meio desses títulos serão automaticamente direcionados para essa conta. O tempo da operação de transferência de fundos, entre o pagamento e o efetivo crédito em conta, pode variar de 2 a 10 dias, a depender de cada instituição. A maioria dos bancos oferece um serviço, contratado à parte, para a cobrança do valor indicado no boleto. Por isso é interessante fazer uma pesquisa de mercado a fim de verificar qual instituição oferece as melhores condições para a prestação desse serviço.

Compreendendo o processo de pagamento

A validação do pagamento ocorre mediante quitação do título pelo cliente, o que pode ser feito, atualmente, em agências bancárias, por meio de serviços de internet banking, de aplicativos para celular, em caixas das redes de supermercado, em agências dos Correios e até em casas lotéricas. Mas como funciona? A instituição financeira recebe um aviso automático de emissão do boleto, o que gera a cobrança de uma taxa por cada título, independentemente de haver ou não pagamento por parte do cliente. Caso não ocorra a quitação, a instituição financeira pode levar o título para protesto, caso você contrate esse serviço.

Após o vencimento, a maioria dos boletos só permite o pagamento na rede bancária que o emitiu, para que sejam calculados juros e multas pelo atraso. Por isso é tão importante escolher uma boa instituição financeira para emitir seus boletos! Se seu negócio lida com vendas on-line, por exemplo, é recomendável que o banco esteja presente no maior número de cidades possíveis, porque seu consumidor deve poder, muito facilmente, comparecer às agências para realizar pagamentos em atraso.

Contratando a instituição financeira certa

Banco do Brasil

Para começar, vale dizer que o Banco do Brasil tem a grande vantagem de estar presente em quase todas as cidades do país, o que já é um ponto a favor. O nome do serviço prestado pela instituição é BBCobrança, sendo que, em geral, suas taxas são bastante competitivas e os sistemas são de fácil navegação por parte dos usuários.

Santander

O Santander tem um sistema de boletos de cobrança que é facilmente acessado pela internet, por meio deste site. Uma funcionalidade interessante oferecida pela instituição é a possibilidade de os clientes emitirem, muito facilmente, uma segunda via para pagamento em caso de perda ou atraso.

Itaú

O Itaú Boletos permite que os clientes atualizem títulos vencidos e que sejam enviadas cobranças por e-mail. Outro ponto a favor é o fato de esse banco ter agências nas principais cidades do país, em geral as de grande e médio porte.

Caixa Econômica Federal

Os serviços bancários prestados pela Caixa Econômica Federal estão entre os mais baratos do mercado, porque o banco conta com diversos subsídios do governo. Por essa razão, vale a pena conferir suas taxas e pensar em contratar seus serviços.

Agora comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida ou se tem sugestões a dar! Compartilhe suas impressões e seus questionamentos conosco e participe da conversa!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.