• Home
  • |
  • Boleto
  • |
  • Pessoa física pode emitir boleto? Confira o passo a passo

Pessoa física pode emitir boleto? Confira o passo a passo

Por Diego Contezini
Publicado em 6 de agosto, 2019 | Atualizado em 17 de junho, 2021

Pagar as despesas por meio de cartão de crédito de fato é uma alternativa prática para muitos consumidores. Contudo, alguns usuários dão preferência ao pagamento com boleto bancário. Essa é uma forma de recebimento extremamente simples, prática e acessível para qualquer serviço, mesmo que você não tenha um CNPJ. Sendo assim, saber como a pessoa física pode emitir boleto é fundamental para o atendimento adequado dos seus clientes.

Oferecer o pagamento via boleto bancário é uma facilidade que agrega ainda mais valor a qualquer negócio. Isso porque, muitas compras e negociações são deixadas de lado devido à burocracia para preencher formulários ou pela falta de opções disponíveis para pagamento. Essa alternativa é fácil para ambas as partes, pois com uma ferramenta eficiente, você também não tem muito trabalho para gerar o documento e consegue fazer tudo com bastante segurança.

Quer saber qual é o passo a passo necessário para a pessoa física emitir um boleto bancário? Neste artigo, você confere isso e muito mais a respeito do assunto. Acompanhe e descubra!

Conteúdo

Pessoa física pode emitir boleto?

Sim! Tanto pessoas jurídicas quanto pessoas físicas podem emitir boletos. Hoje em dia, isto pode ser feito por meio de bancos ou instituições de pagamento, e em seguida vamos explicar o passo a passo da emissão.

Como uma pessoa física pode emitir boleto?

A emissão de boleto é uma alternativa viável, que não necessita de muitos trâmites para ser realizada. Com um olhar atento para cada etapa e a ajuda dos recursos certos, você pode oferecer essa forma facilitada de pagamento com total tranquilidade. Veja só!

Escolha uma instituição bancária para gerar boleto

Antigamente, era preciso que a pessoa física tivesse conta corrente na instituição financeira como titular, ou carteiras de cobrança. Agora, esse serviço pode ser contratado diretamente no banco para que a emissão de boletos seja feita.

Assim que o pagamento for identificado, ele é creditado em sua conta. Para isso, vá à instituição bancária, fale com o gerente e explique a necessidade de emitir boletos. Pode haver necessidade de pagar alguma taxa, que varia conforme bancos e solicitações, assim como as tarifas.

Outra alternativa é recorrer às fintechs, empresas digitais do mercado financeiro que costumam oferecer serviços mais baratos do que os bancos tradicionais. Há várias opções de fintechs que atendem empreendedores e lhes auxiliam na gestão de cobranças, como o Asaas, que atende pessoas físicas e pessoas jurídicas de qualquer porte.

Ao escolher a instituição bancária fique atento às taxas cobradas e também ao atendimento. É fundamental escolher uma instituição adequada, que ofereça todo suporte necessário para o seu negócio.

Use meios de pagamento online

Se você quer evitar todos esses questionamentos e a espera pela efetivação do processo, pode apostar em meios de pagamento online. Nesse caso, o boleto sai no nome da plataforma que faz o intermédio da emissão de boletos.

O custo é baixo e o retorno, favorável. O cadastro costuma ser rápido e a documentação solicitada pelas plataformas não é extensa. O valor do contratante é pago por boleto, onde é cobrado determinado percentual sobre a venda. É importante usar sites confiáveis, com certificado de segurança e feedback de consumidores.

Para completar, essa é uma forma de profissionalizar ainda mais seu negócio. Usar tecnologia em todos os processos é uma maneira mais eficiente de manter seus registros em dia, ter um histórico financeiro perfeito e realizar eventuais consultas para administrar melhor a entrada de dinheiro.

Sua gestão melhora, suas vendas aumentam e você tem uma preocupação a menos para lidar. Sendo assim, pode direcionar a atenção para outras ações que alavanquem as vendas.

Conheça o seu público

Além de pesquisar sobre os serviços para emissão de boletos é imprescindível que você conheça o seu público. Entender os hábitos e necessidades de consumo dos seus clientes ajuda a definir de modo mais adequado quais são as modalidades de pagamento que ele prefere e as expectativas com relação à cobrança.

Criar uma política de cobrança também pode ajudar na hora de organizar melhor a forma de contato, a estratégias de redução de inadimplência e o desenvolvimento de um vínculo adequado com os clientes.

Quais são as principais vantagens do boleto bancário?

Emitir boletos é uma forma de se atentar às necessidades e preferências dos consumidores. No Brasil, a quantidade de desbancarizados (isto é, pessoas que não possuem conta no banco) é grande, o que faz com que o boleto bancário, que pode ser pago em casas lotéricas, seja um meio mais acessível.

Além disso, muitas pessoas têm receio de utilizar o pagamento via cartão de crédito em compras online. O boleto bancário, por ser menos suscetível a fraudes, acaba sendo um meio considerado mais seguro pelos consumidores, fazendo com que seja ainda mais popular.

Oferecer pagamento por boleto bancário também é uma forma de garantir diferenciação no mercado. Em tempos onde diversas empresas adotam somente o cartão de crédito, você consegue sair na frente da concorrência com o boleto bancário.

Com uma relação mais próxima dos clientes e uma modalidade mais simples de pagamento, a quitação de débitos e pendências ocorre com tranquilidade. Você tem dinheiro no bolso, pode continuar a fazer seu negócio acontecer e ainda tem possibilidades muito maiores de lucrar.

Será que vale a pena emitir boleto como pessoa física?

Algumas pessoas acreditam que o uso de boletos bancários está diminuindo com o passar do tempo. Entretanto, a popularização do cartão de crédito e o surgimento de novas soluções como o PIX , WhatsApp Pay e QR Code não são razões para eliminar uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros.

Como comentamos, boletos são uma forma de pagamento muito segura e que ainda é considerada a principal escolha por milhares de consumidores. Para quem é pessoa física e deseja emitir boletos, antes de colocar a modalidade à disposição dos seus clientes é fundamental avaliar as características do seu negócio e as tarifas cobradas pelas instituições financeiras para emissão do boleto.

Quais são as principais ferramentas online para emissão de boleto?

Para facilitar a vida de empreendedores, as ferramentas para emissão de boletos estão cada vez mais estratégicas e funcionais. Com elas, você poupa tempo e foca no que interessa: suas vendas!

Existem diversas alternativas no mercado, inclusive com sistema API para integração fácil a qualquer software. A adesão é online e no próprio site você encontra mais detalhes acerca do serviço, para saber se ele se encaixa em sua realidade.

Conheça o Asaas

Quando se fala em ferramentas online para emissão de boletos o Asaas é uma das plataformas mais indicadas. O sistema é completo e realiza cobranças de maneira totalmente automática.

Direcionada especialmente para o micro, o pequeno e o empresário autônomo, a plataforma tem uma interface intuitiva que cria, programa, envia e ajuda a gerir todos os boletos.

Os boletos são gerados em apenas 30 segundos e você não precisa pagar nenhum valor pela emissão do documento, apenas quando ele for pago pelo seu cliente.

Além disso, se você planeja crescer e transformar seu negócio em pessoa jurídica em algum momento, pode continuar a utilizar o serviço. Os boletos podem ser enviados por e-mail ou SMS e o empresário recebe notificações assim que um pagamento é efetivado.

Conheça melhor as principais funcionalidades:

  • emissão de boleto bancário;
  • cobrança por cartão de crédito;
  • cobrança por link de pagamento;
  • envio de notificações automáticas de cobrança via e-mail e SMS;
  • cobrança por ligação telefônica usando a tecnologia de robô de voz;
  • emissão automática de notas fiscais de serviço;
  • antecipação de recebíveis por cartão de crédito e boleto;
  • negativação e consulta no Serasa;
  • opção de pagamento de contas;
  • cartão pré-pago recarregável;
  • cartão de crédito ligado ao saldo da Conta Asaas.

O Asaas garante que todas as vantagens de emissão de boleto sejam garantidas e que você saia ganhando sempre, sendo pessoa física ou jurídica.

Como você pode ver, há muitas vantagens na emissão de boleto por pessoa física. Além de se tratar de uma modalidade muito utilizada, quando realizada com o suporte dos parceiros corretos, pode ajudar na gestão das cobranças e na proteção do relacionamento com o cliente. Gostou? Então, conheça todas as vantagens de emitir boletos com o Asaas

No Asaas você tem cobrança por ligação telefônica