Pessoa física pode emitir boleto? Confira o passo a passo

Pagar via cartão de crédito de fato é uma comodidade interessante. Contudo, nem todo mundo dispõe de um e continua a dar preferência ao boleto bancário. Essa é uma forma de recebimento extremamente simples, prática e acessível para qualquer serviço, mesmo que você não tenha um CNPJ. Sendo assim, saber como emitir boleto como pessoa física é indispensável.

E pode ter certeza: seus clientes agradecem. Afinal, muitas compras e negociações são deixadas de lado devido a burocracia para preencher formulários ou pela falta de opções disponíveis para pagamento. Essa alternativa é fácil para ambas as partes, pois você também não tem muito trabalho para gerar o documento e consegue fazer tudo com bastante segurança.

Quer saber qual é o passo a passo necessário para tanto? Neste artigo, você confere isso e muito mais a respeito do assunto. Vamos lá?

Quais são as principais vantagens desse método?

Emitir boletos é uma forma de se atentar às necessidades e preferências dos consumidores. É graças a essa opção que as pessoas conseguem quitar valores com mais rapidez e sem qualquer dificuldade. Ou seja, a primeira vantagem ao disponibilizar boletos é fazer com que o cliente se aproxime de seu serviço.

Dessa forma, você gera um atendimento diferenciado. O cliente fica sabendo que você se preocupa e se faz presente na compra. Ou seja, fica mais fácil fidelizar o público, que tem uma experiência de pagamento mais conveniente e satisfatória. Além de muito segura, preocupação que qualquer comprador tem na hora de fazer um pagamento importante.

Essa também é uma forma de garantir diferenciação no mercado. Em tempos onde diversas empresas adotam somente o cartão de crédito, você consegue sair na frente da concorrência com o boleto bancário. A melhor parte, contudo, é que o comportamento de pagamento melhora indiscutivelmente.

Com uma relação mais próxima dos clientes e uma modalidade mais simples de pagamento, a quitação de débitos e pendências ocorre com tranquilidade. Você tem dinheiro no bolso, pode continuar a fazer seu negócio acontecer e ainda tem possibilidades muito maiores de lucrar.

Como emitir boleto como pessoa física?

Essa é uma alternativa viável, que não necessita de muitos trâmites para ser realizada. Com um olhar atento para cada etapa e a ajuda dos recursos certos, você pode oferecer essa forma facilitada de pagamento com total tranquilidade. Veja só!

Escolha uma instituição bancária para gerar boleto

Antigamente, era preciso que a pessoa física tivesse conta corrente na instituição financeira como titular, ou carteiras de cobrança. Agora, esse serviço pode ser contratado diretamente no banco para que a emissão de boletos seja feita.

Assim que o pagamento for identificado, ele é creditado em sua conta. Para isso, vá até a instituição bancária, fale com o gerente e explique a necessidade de emitir boletos. Pode haver necessidade de pagar alguma taxa, que varia conforme bancos e solicitações, assim como as tarifas.

Use meios de pagamento online

Se você quer evitar todos esses questionamentos e a espera pela efetivação do processo, pode apostar em meios de pagamento online. Nesse caso, o boleto sai no nome da plataforma que faz o intermédio da emissão de boletos.

O custo é baixo e o retorno, favorável. O cadastro costuma ser rápido e a documentação pedida não é extensa. O valor do contratante é pago por boleto, onde é cobrado determinado percentual sobre a venda. É importante usar sites confiáveis, com certificado de segurança e feedback de consumidores.

Para completar, essa é uma forma de profissionalizar ainda mais seu negócio. Usar tecnologia em todos os processos é uma maneira mais eficiente de manter seus registros em dia, ter um histórico financeiro perfeito e realizar eventuais consultas para administrar melhor a entrada de dinheiro.

Sua gestão melhora, suas vendas aumentam e você tem uma preocupação a menos para lidar. Sendo assim, pode direcionar a atenção para outras ações que alavanquem as vendas.

Quais são as principais ferramentas online para emissão de boleto?

Para facilitar a vida de empreendedores, as ferramentas para emissão de boletos estão cada vez mais estratégicas e funcionais. Com elas, você poupa tempo e foca no que interessa: suas vendas!

Existem diversas alternativas no mercado, inclusive com sistema API para integração fácil a qualquer software. A adesão é online e no próprio site você encontra mais detalhes acerca do serviço, para saber se ele se encaixa em sua realidade.

Para tanto, o Asaas é uma das plataformas mais indicadas. Líder no mercado, trata-se da plataforma mais usada no Brasil. O sistema é completo e realiza cobranças de maneira totalmente automática.

Direcionada especialmente para o micro, o pequeno e o empresário autônomo, a plataforma tem uma interface intuitiva que cria, programa, envia e ajuda a gerir todos os boletos.

Os boletos são gerados em apenas 30 segundos e você nada paga pela emissão. Caso você se torne pessoa jurídica em algum momento, pode continuar a utilizar o serviço. Os boletos podem ser enviados por e-mail e SMS e o empresário recebe notificações assim que um pagamento é efetivado. A segunda via também é emitida sempre que necessário.

Os planos são acessíveis e muito interessantes. Você pode pagar pelo uso avulso, com custo por unidade, ou contratar um pacote de acordo com a quantidade de boletos emitidos por período.

As opções variam de 50 a 10.000 emissões. Muito vantajoso, concorda? Ah, e o melhor: para que o pagamento não seja esquecido pelo cliente, o sistema envia lembretes para que ele se atente para o vencimento.

Ou seja, você tem muito menos inadimplência, consegue ter todos os pagamentos em dia e não precisa atrapalhar a boa relação com seu público ao confrontá-lo para uma cobrança. O Asaas, sem dúvida alguma, garante que todas as vantagens de emissão de boleto sejam garantidas e que você saia ganhando sempre.

Ficou interessado por tudo o que essa solução pode oferecer e quer emitir boleto como pessoa física? Então é hora de acessar o nosso site para descobrir outras vantagens e detalhes a respeito do serviço e começar a utilizá-lo o quanto antes!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.