Quais são os tipos de boleto bancário, como e quando emitir?

por Boleto bancário

Publicado em 17 de março, 2014 | Atualizado em 4 de abril, 2024

Nem todos os consumidores lançam mão de cartões de crédito para efetuar seus pagamentos. Cerca de 23% daqueles que possuem ao menos um cartão de crédito ainda mantêm resistência em relação ao uso do mesmo, segundo dados do SPC (Serviço de Proteção ao crédito em 06/2013).

Esta informação por si só já deixa claro que oferecer a opção de cobrança por boleto ainda se faz necessária, principalmente no ambiente online onde o índice de insegurança no uso de cartões ainda é muito grande.

O empreendedor interessado em captar e reter o maior número de clientes deve também fornecer o pagamento via boletos. Mas antes cabe saber como funciona e quais os tipos de boletos disponíveis.

Vale a pena receber por diferentes tipos de boleto bancário?

Um dos fatores que torna o boleto bancário tão popular, mesmo com o avanço de outros métodos como Pix e cartão de crédito, é seu acesso para pessoas desbancarizadas. Cerca de 34 milhões de brasileiros ainda não possuem contas em bancos.

Sendo assim, o boleto é o método mais seguro para pagar compras online ou mesmo quitar pagamentos parcelados – através do carnê.

Além disso, o boleto é considerado um método muito seguro e confiável – que não sofre por polêmicas como os cartões de crédito, por exemplo.

São inúmeros os pontos positivos para a utilização de boletos, vale ressaltar alguns deles:

  • as taxas são muito inferiores a outras modalidades como o cartão de crédito;
  • o dinheiro recebido é liberado para a empresa com mais rapidez;
  • possibilidade de aplicar multa e juros por atraso no pagamento;
  • atrair consumidores que não possuem cartão de crédito ou aqueles que ainda não se sentem seguros para utilizar esta forma de pagamento pela internet.

Quais são os tipos de boleto bancário?

Os boletos bancários podem ser divididos em três modalidades de solução. Cada uma delas supre uma necessidade potencial do seu consumidor. Vale ressaltar que é fundamental entender quem é seu público para oferecer a eles as melhores soluções.

Além disso, você deve alinhar a necessidade dos clientes com as da sua empresa. Assim, será mais fácil definir quais os métodos que devem ser adotados. Confira quais são os tipos de boleto de cobrança:

1. Boleto avulso

O boleto avulso é ideal para pagamentos à vista, pois envolve uma única cobrança com o valor total do produto ou serviço adquirido. 

É amplamente utilizado em compras online com ticket médio baixo. Essa opção é conveniente para os consumidores, pois não requer o preenchimento de dados de cartão e é uma alternativa fácil e prática quando o pagamento não precisa ser parcelado.

Boleto avulso, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

2. Boleto parcelado ou Carnê

O boleto parcelado, também conhecido como carnê, consiste em uma sequência de boletos para pagamentos fracionados em parcelas. 

O carnê é entregue de uma só vez ao comprador, mas as parcelas têm datas de vencimento diferentes. Essa opção permite parcelar uma compra para um cliente sem necessidade de usar um cartão de crédito.

Boleto carnê, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

3. Boleto por assinatura

Existe também o boleto por assinatura, utilizado em cobranças recorrentes. Nesse modelo, os pagadores recebem periodicamente um boleto com o mesmo valor e data de vencimento. 

Essa modalidade é mais comum para prestadores de serviços, como escolas, academias, condomínios, profissionais de limpeza, etc. Os clientes recebem o boleto na data programada e podem efetuar o pagamento com poucos cliques.

Boleto para assinatura, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

4. Boleto com QR Code

Além da opção tradicional de boleto bancário, em algumas instituições existe uma alternativa para esse método de pagamento – combinando a segurança dos boletos com a função Pix.

O QR code Pix disponível nessa opção de boleto torna a quitação mais fácil. Com ele, você mantém a facilidade do pagamento por Pix, em qualquer horário ou dia da semana, e o recebimento instantâneo, sem a necessidade da espera de três dias para compensação do boleto.

Boleto com qr code, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

Quem pode emitir boleto bancário?

O Banco Central estabelece as regulamentações e requisitos para que diferentes instituições possam emitir boletos no Brasil. Essa regulamentação acontece para garantir que o processo seja feito de forma padronizada e legalmente.

Porém, diversos grupos sociais no país conseguem emitir boletos – especialmente através de sistemas destinados a esse fim, como o Asaas.

Sendo assim, a emissão de boletos de cobrança pode ser feita por bancos, empresas, instituições de pagamento e até mesmo prestadores de serviços autorizados a oferecer esse tipo de serviço. 

Quais são as vantagens da plataforma de emissão de diferentes tipos de boletos?

E falando no Asaas, nosso sistema de automação permite que sua empresa realize cobranças através de diversos métodos de pagamento – além de oferecer soluções que tornam a todas as atividades da sua empresa mais dinâmicas.

O Asaas é uma conta digital completa, mas também uma plataforma de pagamentos que ajuda seu negócio a escalar as vendas, fidelizar os clientes e vender cada vez mais e melhor.

E tudo isso inclui a emissão de boletos bancários. Confira como uma plataforma de pagamentos, como o Asaas, ajuda seu negócio a emitir boletos:

Automação dos Processos

Uma plataforma de pagamentos oferece a capacidade de automatizar diversas funções da sua rotina empresarial. 

Sendo assim, você pode emitir boletos rapidamente, assim como controlar o pagamento dos clientes, movimentar recursos e até mesmo emitir notas fiscais.

Facilidade de protesto

Embora a dívida por vendas via boleto bancário não possam ser negativadas, é sempre possível realizar o protesto em cartório. Esse procedimento é ideal quando as negociações falham e seu cliente recusa a finalizar a quitação.

Sendo um processo burocrático e custoso, o Asaas ajuda sua empresa ao emitir o boleto original e facilitar seu acesso a essas informações – que são importantes para tomar quaisquer medidas judiciais.

Mais segurança de emissão

Para emitir boletos com segurança e conseguir manter os pagamentos organizados, sua empresa precisa contar com uma plataforma que torne os processos simplificados e auxilie no controle de entradas e saídas.

Melhora de gestão financeira

Da mesma forma, sua saúde financeira depende de um bom gerenciamento das suas finanças, independente do método de pagamento escolhido pelos seus clientes. 

É fundamental que seu negócio consiga organizar os pagamentos e movimentar os recursos rapidamente, cobrando os clientes quando for necessário.

boleto asaas x bancos tradicionais

Agora que você já sabee quais são os tipos de boletos bancários e sabe como fazer a emissão, conheça a plataforma completa para emissão e gestão de boleto. Acesse o Asaas e saiba como é simples!

O banner tem a imagem de um boleto com moedas caindo e nele está escrito: Boleto + Pix? É no Asaas! Emita boletos avulsos ou recorrentes com QR Code Pix e aumente a conversão. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Emita boletos com tranquilidade. Crie cobranças avulsas, parceladas e recorrentes. Tudo em um único lugar. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.