Como os clientes podem pagar um boleto da sua empresa?

boleto

Apesar da grande popularidade do cartão de crédito como meio de pagamento de compras, o boleto bancário está longe de ser banido. Principalmente na internet, muita gente ainda tem receio de usar o cartão do banco e acaba optando pelo boleto para pagar suas compras.

Mas é claro que, como em todo o sistema financeiro, esta forma de pagamento se modernizou. Não é mais preciso imprimir sua versão física para efetuar o pagamento: algumas lojas oferecem a comodidade do cliente receber uma “linha digitável”, um código que será utilizado para o pagamento, via e-mail ou SMS. Dessa forma, a loja ou prestadora de serviço abre ao cliente várias possibilidades de pagamento deste boleto. Vamos ver quais são elas?

Direto no caixa do banco

Esta é a forma mais tradicional de pagamento de um boleto bancário. Nesse caso, o cliente paga direto no caixa com o atendente, em qualquer banco, ou, se estiver vencido, no banco emitente do boleto.

Correspondentes bancários

Atualmente, além das casas lotéricas, muito utilizadas pelos brasileiros para pagamento de contas diversas (principalmente pela conveniência, já que estão em todo lugar), farmácias, supermercados e outros postos de atendimento estão habilitados a receber o pagamento de boletos. A vantagem dessa modalidade é que o cliente pode pagar em dinheiro, preferência de muitos que não trabalham com conta bancária.

Caixa eletrônico

Modalidade campeã, possui a grande vantagem de facilitar o pagamento tanto do boleto físico (através de leitores de código de barras) quanto da “linha digitável” enviada pelo emitente, que pode ser digitada pelo cliente na máquina de seu banco.

Internet Banking

Outra modalidade que vem ganhando adeptos rapidamente é o Internet Banking. Nesse caso, assim como no caixa eletrônico, o cliente pode digitar os números do código de barras e efetuar o pagamento. É claro que facilita bastante se o cliente receber já a “linha digitável”, apenas para inserir no campo adequado.

Telefone

Muitos bancos oferecem a possibilidade de pagamento via telefone. É interessante principalmente se o cliente estiver sem acesso à internet e precisar efetuar o pagamento. Também nessa modalidade o usuário digita os números relativos ao código de barras assim que for solicitado.

Aplicativos para smartphone

Com o aumento exponencial de smartphones no país e a crescente confiança dos usuários na segurança das transações financeiras via internet, essa é uma modalidade que vai crescer cada vez mais. Nesse caso, assim como no Internet Banking, o cliente precisa inserir os números da “linha digitável” no campo adequado, utilizando o aplicativo de seu banco.

É natural que os consumidores procurem facilidade na hora de pagar a conta e sigam utilizando a internet e aplicativos de celulares para isso. Então, por que não ajudar o cliente, lembrando-o via SMS do pagamento, incluindo na mensagem a “linha digitável” para que ele efetue o pagamento na hora? É uma possibilidade cada vez mais usada para diminuir o risco de desistência.

De que forma você envia o boleto para seus clientes? Quer conhecer mais sobre essas novas possibilidades? Deixe seu comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.