6 vantagens de utilizar um sistema que faz emissão de boletos

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros. Junto com o cartão de débito e crédito, ele se apresenta como uma solução eficiente para a concretização de vendas tanto no comércio físico quanto no virtual. O empresário que deseja oferecer aos seus clientes ferramentas eficientes de cobrança deve adotar um sistema de emissão de boletos.

Ele se caracteriza como um título de cobrança utilizado como instrumento de pagamento por um produto ou serviço prestado. Por meio do boleto, o emissor recebe do pagador o valor referente à negociação que deu origem ao documento.

O formato e as características gerais dos boletos são padronizados de acordo com as regras da Federação Brasileira de Bancos. Atualmente, estes documentos podem ser pagos tanto em agências bancárias, como em caixas eletrônicos, lotéricas e também via internet banking.

O pagamento por meio de boleto agiliza a rotina do empresário e profissional autônomo, trazendo segurança para o consumidor. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo apresentando as principais vantagens na rotina de uma empresa ao utilizar um sistema de emissão de boletos. Acompanhe!

1. Facilidade na emissão de cobranças

A popularidade do pagamento via boleto bancário está atrelada a dois fatores: o primeiro é a segurança desta modalidade de pagamento, o que faz com que muitas pessoas optem por ela com o intuito de garantir a proteção dos seus dados.

Mas além disso, o seu favoritismo também tem relação com a facilidade na sua emissão. Ao adotar um sistema de emissão de qualidade, a empresa tem em mãos uma plataforma simples que, além de gerar rapidez na liberação do documento, também otimiza o trabalho do empresário.

É importante destacar que o sistema de emissão de boletos não é indicado apenas para empresas, mas também para profissionais autônomos e pessoas físicas.

2. Segurança para o consumidor

Devido à popularização da internet e das vendas online, muitos consumidores se preocupam com a questão da segurança nos processos de pagamento.

Como já mencionamos anteriormente, este tipo de pagamento não exige que o comprador forneça os seus dados bancários, número de cartão e outras informações sigilosas. Isso torna este tipo de transação muito mais atrativa para alguns perfis específicos de consumidor, não só em lojas online, mas também em lojas físicas.

Vale destacar que a gama de público que utiliza boletos bancários é muito alta: ela está entre as formas de pagamento mais utilizadas pelos jovens, que ainda não possuem um crédito muito alto.

Também é uma modalidade de pagamento atrativa de um público mais velho que, mesmo tendo cartão de crédito, prefere esta opção de pagamento pelo desconto que costuma ser oferecido pelas empresas, além de sentir mais segurança no trâmite da emissão e negociação.

3. Aumento das vendas

Ao oferecer benefícios e segurança para o cliente, é natural que o resultado, a médio e longo prazo, seja de aumento de vendas. Quando a empresa opta por oferecer ao seu consumidor opções de pagamento alinhadas com os seus interesses, o aumento na procura pelo negócio cresce significativamente.

Assim, ao ter o boleto bancário como forma de pagamento, o empresário ou o profissional autônomo, impedem que o acesso dificultado a outros tipos de sistemas, como o de cartão de crédito e transferência bancária, seja utilizado enquanto um motivo para a desistência da compra.

Essa ferramenta evita a perda de vendas, pois acaba se tornando um fator decisivo na etapa final de compra.

4. Redução de custos

Independente da sua empresa ser física ou virtual, a opção por um emissor de boletos reduz significativamente os custos operacionais, garantindo maior eficiência e lucratividade para o seu negócio.

Se comparado com outras modalidades de pagamento, o custo do boleto bancário é mais vantajoso, uma vez que despesas com TED e custos de cartão de crédito demandam aluguel de equipamento, custo de taxa de administração e retenção do valor da compra por até 31 dias.

Por outro lado, o boleto bancário tem o seu prazo de compensação em poucos dias e, logo após o pagamento do título, o dinheiro cai diretamente na conta do empreendedor.

É sabido que a redução de custos é uma meta de qualquer empresa, principalmente em razão da oscilação da economia e das incertezas que rondam o setor empresarial. Por isso, optar por soluções que representam a redução de custos é pensar estrategicamente no negócio, visando melhor desempenho a um custo mais atrativo para o empresário.

5. Otimização do processo de cobrança

Para as empresas, os boletos são formas de pagamento extremamente práticas, uma vez que ajudam na otimização dos processos e na rotina interna. Com eles é possível realizar, por exemplo, a prática de faturamento recorrente, com a emissão dos documentos de forma automática.

Além disso, é possível fazer uma conciliação dos pagamentos, já que plataformas de emissão e gestão financeira permitem este tipo de integração, o que reduz a burocracia e dispensa a necessidade de troca de arquivos entre a empresa e a instituição bancária.

6. Melhora da gestão do negócio

A gestão de uma empresa não é uma tarefa simples, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. O empresário precisa estar atento a diversos fatores, buscando sempre eficiência e qualidade nos serviços prestados.

Quando o gestor busca no mercado sistemas específicos para auxiliar nestes processos, ele consegue absorver resultados positivos em toda a sua cadeia, desde a produção até a distribuição.

Sistemas de emissão de boletos, combinados com plataformas que também oferecem gerenciamento de todo o setor financeiro, são um exemplo claro de soluções disponíveis no mercado para melhora na gestão empresarial.

A Asaas trabalha com foco no pequeno e médio empreendedor, profissional autônomo e pessoas físicas, oferecendo soluções desenvolvidas especialmente para empresas que buscam otimizar e ter eficiência no setor financeiro e na gestão dos pagamentos.

A plataforma de gestão da Asaas possui uma interface intuitiva, acessível a qualquer pessoa e que ajuda o empresário a organizar o seu negócio, emitindo boletos de forma rápida e segura. O uso do sistema em si é gratuito, e o usuário só paga pelas transações que são efetivadas.

Empresário e profissional autônomo, se você busca um sistema de emissão de boletos que ofereça também possibilidade de gerir todo o seu setor financeiro, entre em contato com a Assas! Nós temos a melhor opção para o seu negócio.

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.