6 formas de cobrar de clientes inadimplentes

6_formas_de_cobrar_de_clientes_inadimplentes.jpg.jpeg

A inadimplência é um dos fatores que geram prejuízos à empresa. Por isso, além de manter uma boa rotina de vendas e administrar suas finanças de maneira eficiente, ainda é preciso não deixar que as dívidas de clientes inadimplentes se acumulem.

Deixar que sua empresa tenha um alto nível de inadimplência é muito arriscado e pode comprometer os investimentos e atividades empresariais. Porém, é um desafio encontrar uma maneira de realizar essas cobranças e continuar mantendo uma boa relação com os clientes inadimplentes, certificando-se de que ele continuará mantendo vínculos com a sua instituição.

Como cobrar clientes inadimplentes sem colocar em risco a sua fidelização? Então, acompanhe as nossas dicas!

1. Cadastre os seus clientes

Montar um cadastro de clientes inadimplentes proporcionará um histórico dos pagamentos de cada um e pode evitar futuros problemas com inadimplência. Assim, você saberá quais consumidores pagam em dia e quais atrasam, mantendo um maior controle financeiro.

Peça dados como telefone, e-mail, endereço, valor e data em que o pagamento deve ser feito. Crie uma rotina de cobranças e não permita que as dívidas se prolonguem por muito tempo, a fim de evitar prejuízos.

2. Não tenha medo de realizar cobranças

Lembre-se de que o atraso de pagamento de clientes inadimplentes prejudica o crescimento de sua empresa. Por isso, não tenha receio de realizar cobranças.

Assim como o consumidor possui direitos previstos em lei, sua instituição também possui guarida jurídica. Também, pode ser que o pagamento não tenha sido efetuado por conta de uma confusão de datas ou dificuldades financeiras momentâneas. Nada que um bom diálogo não resolva.

3. Evite constrangimentos aos clientes inadimplentes

Não seja rude e nem faça ameaças aos seus clientes inadimplentes. O ideal é que você se mantenha respeitoso e amigável ao realizar cobranças, pois o objetivo é que os consumidores saldem suas dívidas e continuem contratando os serviços da sua empresa. Instrua a sua equipe de cobranças, caso sua instituição possua uma, a ser sempre gentil com os devedores, oferecendo acordos sem apelar para ações judiciais.

4. Dê opções de pagamento

Facilite ao máximo as condições de pagamento. Caso os clientes inadimplentes não possam se direcionar à empresa e você não aceite cheques, envie boletos bancários por e-mail e permita a utilização de bandeiras de cartão de crédito e de débito variadas.

5. Mantenha os clientes informados

Não se esqueça de enviar lembretes com as datas de pagamento aos clientes inadimplentes dias antes de seu vencimento. Você pode fazer isso por e-mail ou SMS.

Dessa forma, você se previne de que seus consumidores esqueçam das dívidas e atrasem o pagamento. Peça que o comprador entre em contato com a empresa caso haja algum contratempo.

Além disso, é importante criar incentivos para os pagamentos em dia. Se for possível, dê descontos, ofereça condições especiais, faça sorteios ou realize promoções para clientes que não sejam inadimplentes.

6. Coloque as condições de pagamento nos contratos

Antes de fechar negócios, redija um contrato que contenha cláusulas sobre o pagamento, datas de vencimento, multas e juros cobrados, caso haja atraso. Assim, ficará mais fácil de cobrar os seus clientes inadimplentes, visto que eles já estão cientes das condições da empresa.

Possui outras sugestões de como cobrar clientes inadimplentes? Deixe seu comentário!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.