5 dicas para um controle de pagamentos eficiente no seu e-commerce

E-commerce. Shopping cart and credit cards on laptop

Para os empreendedores que estão começando seu negócio ou que ainda se encontram em fase de se habituar à atividade com a qual resolveram trabalhar, uma das coisas mais importantes a fazer é um bom controle de pagamentos. E no e-commerce não é diferente, especialmente pela maior celeridade das transações realizadas no mundo virtual. Quando os clientes não cumprem com suas obrigações na data de vencimento apropriada, fica difícil para o dono do negócio ter uma noção precisa do dinheiro com o qual poderá efetivamente contar como capital de giro e fluxo de caixa. Se você tem um e-commerce, que tal descobrir algumas recomendações para controlar de maneira eficiente os pagamentos do seu negócio?

Planeje

O bom planejamento é vital para qualquer negócio. E uma boa gestão financeira passa pela correta manutenção dos registros de todos os pagamentos a receber e das contas a pagar, em um sistema estruturado, para que o fluxo de caixa seja acompanhado de forma eficaz. Isso vai permitir saber com uma certa antecedência, por exemplo, quais faturas a receber estão prestes a vencer e quais pagamentos estão em atraso.

Monitore o fluxo de caixa

Investir em um software para registrar as movimentações e transações do fluxo de caixa vai deixar o dono do negócio mais relaxado em relação à precisão das informações sobre as entradas e as saídas de recursos da empresa. Um bom controle financeiro baseado nessa tecnologia vai possibilitar a previsão de recursos para a adequada cobertura dos gastos fixos, além de poder gerar relatórios com base em lançamentos futuros, extratos e históricos financeiros.

Cobre por e-mail

Bastante ciente das movimentações das faturas, o empreendedor poderá efetuar, entre outras medidas, cobranças por e-mail para os seus clientes. Esse é um recurso razoavelmente impessoal, porque permite que o cliente seja informado sobre seu esquecimento ou sua inadimplência sem que um funcionário crie o mal-estar do contato direto com o devedor. O recurso também facilita que o adimplemento seja feito, ou seja, que o pagamento ocorra dentro do prazo, já que se pode escolher enviar mensagens informando os clientes que a data de vencimento da fatura se aproxima.

Controle os assinantes e os cadastros

Um e-commerce possui vários assinantes cadastrados, e é importante para a realização dos negócios que a navegação de cadastramento no site seja fácil e amigável. Mas não é só isso: depois da compra ser realizada, é fundamental manter um bom monitoramento dos clientes cadastrados, para que se possa checar seus status — se estão ativos, suspensos, com o cadastro cancelado ou com pagamentos atrasados. Com uma ferramenta desta espécie é possível, também, fazer as retentivas de cobrança conforme o período escolhido para tal.

Evite cancelamentos de venda

É bastante usual, no e-commerce, que os consumidores adquiram mercadorias ou paguem por serviços por meio de cartão de crédito ou débito. No entanto, são igualmente frequentes as situações em que a compra é cancelada pelo não reconhecimento da transação — por alguma eventual fraude ou simplesmente por não se enquadrar nos padrões exigidos pela administradora do cartão. Quando isso acontece, o chargeback pode diminuir os lucros da empresa, mas pode, dependendo do valor da compra, ocasionar problemas maiores. O dono do e-commerce pode atenuar esses transtornos contratando um serviço de Gestão de Disputa e Chargeback, para que se faça uma mediação em seu favor e se consiga a liberação dos valores para saque.

É possível ter acesso, hoje em dia, a várias ferramentas práticas para organizar e monitorar a gestão financeira de seu negócio. Como você vem controlando os pagamentos e as contas a receber em seu e-commerce? Compartilhe conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.