O que é o Asaas gestão financeira?

por Universo Asaas

Publicado em 23 de agosto, 2023 | Atualizado em 27 de fevereiro, 2024

Na busca por eficiência e praticidade na gestão financeira empresarial, encontrar uma solução que possa ser aliada do seu negócio faz toda a diferença. E dentre as muitas opções do mercado, o Asaas desponta como a melhor escolha. 

Mas afinal, o que é a gestão financeira do Asaas e como ela pode ajudar sua empresa a otimizar todos os seus processos financeiros? 

Neste artigo, vamos explorar como a plataforma do Asaas pode transformar a maneira que sua gestão lida com pagamentos e cobranças, além de proporcionar uma gestão mais eficaz e resultados ainda melhores para o seu empreendimento. Continue lendo!

O que é o Asaas Gestão Financeira ?

O Asaas é uma conta digital voltada para empresas, assim como uma plataforma financeira que oferece soluções para gestão de pagamentos, cobranças e finanças. 

O objetivo do Asaas é auxiliar empresas e profissionais autônomos a facilitar o processo de emissão de boletos, faturas, cobranças recorrentes e controle financeiro. 

O Asaas também simplifica a administração financeira, ajudando a receber pagamentos de forma mais eficiente e organizada, tornando a gestão financeira empresarial mais eficaz.

Qual a importância da gestão financeira empresarial?

A gestão financeira desempenha um papel crucial na saúde e crescimento de uma organização. 

Ela garante o uso eficiente dos recursos financeiros, otimiza a alocação de capital, minimiza riscos financeiros e proporciona base para tomadas de decisão embasadas. 

Uma gestão financeira bem-sucedida permite que a empresa mantenha a liquidez, alcance metas de lucratividade e esteja preparada para enfrentar desafios econômicos, contribuindo para sua estabilidade e sucesso a longo prazo.

Como o Asaas pode ajudar na gestão financeira?

O Asaas é uma ferramenta abrangente que oferece várias maneiras de melhorar a gestão financeira

Ele permite a emissão de boletos e faturas de forma rápida e prática, automatiza cobranças recorrentes, facilita o controle de receitas e despesas, e oferece relatórios financeiros detalhados. 

Além disso, a plataforma ajuda na conciliação bancária, oferece opções de pagamento online, e agiliza a comunicação com clientes. Com o Asaas, é possível manter um controle mais preciso das finanças, economizar tempo e focar no crescimento do negócio.

A imagem mostra os produtos Asaas, que colaboram com a previsibilidade de receita

Quais são os elementos essenciais de uma boa gestão financeira empresarial?

Uma gestão financeira empresarial eficaz engloba a administração estratégica de recursos, abrangendo a projeção e análise do desempenho empresarial, para propor a otimização dos processos que levem a melhoria das finanças da empresa. 

Porém, para isso existem inúmeros setores de uma empresa que precisam ser incluídos dentro da análise e planejamento estratégico da sua gestão. Confira quais elementos devem ser observados para uma boa gestão financeira:

Capital de giro

O capital de giro são os recursos que circulam pela sua empresa durante sua rotina empresarial. Ele é utilizado para cobrir despesas operacionais, pagar fornecedores, salários, aluguel, estoque e outras demandas.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa também é uma ferramenta de gestão muito importante que permite ao seu negócio administrar melhor a entrada e saída de recursos.

Dentro de um determinado período, o fluxo de caixa ajuda sua gestão a manter um controle mais apurado do seu dinheiro, possibilitando acompanhar de forma detalhada as suas movimentações financeiras e controle de despesas.

Incluir a otimização de caixa dentro da sua empresa permite que sua gestão tenha uma visão mais clara da sua situação, tanto internamente quanto em relação ao mercado. 

Gestão de contas

Sua empresa também precisa entender quais são as principais deficiências da sua gestão de contas e aplicar soluções para sanar esses problemas.. 

É fundamental manter a capacidade de administrar as contas e os contratos da sua empresa para que todos os pagamentos sejam feitos corretamente. Por exemplo, despesas como compras de equipamento, despesas fixas, manutenções, salários e outras demandas.

Todos esses gastos devem estar dentro da gestão de contas. Por isso, é importante entender quais são as contas que a empresa precisa manter para estar em dia com todas essas obrigações.

Gestão de Notas Fiscais

As notas fiscais são parte das obrigações fiscais do seu negócio, por isso devem ser organizadas e emitidas dentro das determinações dadas pelo Fisco.

Da mesma forma, é possível encontrar erros no processo de emissão de notas, a partir de uma emissão mais organizada. Por isso, essa demanda não pode ser deixada de lado pela sua gestão.

Gestão de estoque

Os estoques são fundamentais para o sucesso da sua empresa, não apenas para sua logística operacional, mas também no impacto ao seu cliente.

Para manter um estoque equilibrado, sua empresa deve manter uma gestão financeira eficiente, entender a demanda, focar na precificação e ainda saber como negociar com seus fornecedores.

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é fundamental para que seu negócio enfrente momentos de baixa de vendas ou outras situações adversas no mercado. 

Afinal, nem sempre a empresa estará em lucro, ainda mais no começo das suas atividades. Dessa forma, o planejamento financeiro permite consolidar o negócio, para que as atividades prossigam sem depender de uma alta taxa de lucro inicialmente.

Quais soluções o Asaas oferece para sua empresa?

Como o Asaas gestão financeira você tem acesso a uma série de soluções que podem tornar as funções operacionais do seu negócio muito mais eficientes. Além de solucionar todos os problemas listados acima.

As soluções e recursos trazidos pelo Asaas atuam em diferentes áreas da sua empresa, ampliando a eficiência de uma boa gestão financeira para todas as áreas importantes e que trazem impacto para seu negócio. Confira:

1. Controle de inadimplência

O Asaas possui recursos para ajudar sua empresa a controlar a inadimplência. Afinal, a gestão financeira precisa estar equilibrada – e os recursos financeiros não podem ficar parados pela falta de pagamento.

Por isso, é fundamental que sua empresa tenha soluções para consultar crédito dos clientes, entendendo se a venda parcelada é viável. Ou mesmo, ao estabelecer uma régua de cobranças eficiente.

Consulta e Negativação Serasa

Além disso, sua empresa pode precisar de algumas ferramentas para combater a inadimplência do seu negócio. Para isso, é importante contar com soluções como a negativação no Serasa.

Essa solução permite que sua empresa notifique os clientes através do Serasa, com praticidade e eficiência.

Régua de cobrança

A régua de cobrança é uma solução que consiste em estabelecer um padrão de comunicação para seus clientes. Assim, é possível enviar mensagens preventivas e reativas.

As cobranças preventivas acontecem antes do vencimento das faturas. Enquanto cobranças reativas são feitas conforme os clientes não efetuam os pagamentos das suas contas.

A régua de cobrança também estabelece os canais de comunicação e o tom de voz para dialogar com os consumidores.

2. Venda a prazo

Sua empresa também precisa considerar as possibilidades de vender à prazo. O parcelamento é importante para alcançar um público maior. Afinal, seus clientes podem não ter o dinheiro necessário para pagar à vista.

Além disso, seu negócio pode ter uma flexibilidade maior de opção de vendas através do Asaas, que permite parcelamento mesmo para pagamentos via boleto bancário.

3. Antecipação de recebíveis

As antecipações de recebíveis podem ser uma solução para evitar que seu fluxo de caixa tenha algum prejuízo, mesmo que você venda através do parcelamento. Afinal, numa venda à prazo, seu negócio receberá o valor da venda integralmente.

Mas através da antecipação você pode receber esses valores de uma única vez, pagando uma pequena taxa. 

4. Automação de notas fiscais

As notas fiscais estão entre os documentos mais importantes que seu negócio precisa emitir após uma venda. Porém, é fundamental realizar as emissões com cuidado, organização e eficiência.

Sendo assim, o Asaas possui uma ferramenta de automação de notas fiscais que permite que as notas sejam emitidas com praticidade, baixo custo e rapidez.

5. Controle de fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é um dos pilares fundamentais da gestão financeira. E o Asaas tem inúmeros recursos para ajudar sua empresa a se adequar a essa etapa. Afinal, é fundamental que seu negócio mantenha um bom fluxo de entrada e saída de recursos.

Com uma boa gestão de caixa, sua empresa sempre terá os recursos necessários para investir em melhorias do negócio, cortar custos ou reformular práticas da sua logística operacional.

6. Cadastramento de clientes

O cadastramento de clientes também permite que sua empresa tenha maior controle da sua performance financeira. 

Através dessa solução, é possível entender melhor qual a situação de cada compra, quais são os clientes inadimplentes e os dados de comunicação para cada cliente.

7. Recursos para cobrança dos clientes

O sistema do Asaas gestão financeira também oferece soluções e recursos para que sua empresa possa cobrar clientes sem dificuldades. 

Afinal, é fundamental que seu time de vendas e cobrança possam ter as melhores ferramentas para se comunicar com o consumidor, sem enviar mensagens excessivas e mantendo a eficiência. Confira:

Notificação de pagamentos

O sistema de mensageria do Asaas permite que seu negócio envie lembretes de pagamentos em diferentes momentos para seu cliente – antes e depois do vencimento da fatura.

Além disso, através do Asaas, sua empresa pode enviar lembretes pelos principais canais como SMS, e-mail e Whatsapp – adaptando suas estratégias de acordo com o perfil do seu público.

Cobrança recorrente

O Asaas também disponibiliza soluções para vendas por assinatura e permite que sua empresa cobre de forma recorrente

Isso facilita que seu negócio estabeleça vendas por assinatura, com pagamentos via boleto parcelado ou pelo cartão de crédito.

8. Recursos para receber pagamentos

Os recursos de pagamento são uma solução prática para aumentar as conversões dentro das suas vendas. 

Oferecer as melhores soluções de pagamento facilita para que seus clientes não abandonem o carrinho de compra ou deixem de converter por indisponibilidade de um método de pagamento específico. Confira:

Pix

O Pix é um dos métodos de pagamento mais populares no país. Seu crescimento é uma demonstração da força dos pagamentos online, oferecendo praticidade e dinamismo na sua rotina financeira.

Por isso, o Asaas disponibiliza o pagamento via Pix para que sua empresa apresente esse diferencial para converter mais clientes. Confira todas as soluções e praticidades que o Pix Asaas oferece para sua empresa:

Pix Saque

O Pix Saque é uma solução pela qual sua empresa pode disponibilizar opções de saque de dinheiro no seu estabelecimento comercial. Assim, o consumidor não fica mais refém das agências bancárias, podendo sacar em diferentes locais através do Pix..

Pix Troco

Por outro lado, o Pix Troco também é uma solução disponibilizada que permite aos seus clientes realizarem uma compra pagando um valor a mais pelo Pix, recebendo a diferença do dinheiro em dinheiro físico.

Pix Copia e Cola

Para facilitar os pagamentos, a função copia e cola é uma ferramenta simples que facilita o uso da ferramenta Pix e que também está disponível dentro da plataforma Asaas. 

Assim, qualquer cliente pode copiar um código de pagamento e colar para efetuar uma transação com facilidade.

Cartão de débito e crédito

Os cartões de crédito e débito estão entre os principais meios de pagamento no Brasil. Eles trazem maior dinamismo para receber de consumidores, dispensando a necessidade de dinheiro físico. 

Com maior disponibilidade de formas de pagamento, seu cliente ganha mais opções de realizar negociações

Ou seja, os clientes podem converter compras de produtos com valores mais altos, adequando as parcelas conforme sua disponibilidade financeira.

Boleto Bancário

Por fim, vale citar que o boleto bancário também é um meio muito popular e importante para suas vendas. Esse é um meio de pagamento seguro, confiável e muito prático para os clientes.

Por isso, ao oferecer o boleto Asaas, sua empresa indica maior credibilidade para seus clientes, além de abranger mais de 34 milhões de brasileiros desbancarizados.

Boleto Bancário com QR Code

Além disso, o boleto bancário também é uma solução com recursos de tecnologia. No Asaas, é possível emitir boletos com QR Code através da sua conta digital.

Assim, os boletos podem ser pagos rapidamente e com compensação instantânea para seu negócio. Além disso, essa alternativa consegue desburocratizar e otimizar o tempo para receber seu dinheiro.

9. Recursos para vendas

Para qualquer negócio escalar, é importante estar presente em todos os ambientes onde os consumidores também estão. Por isso, o caminho das vendas online é tão importante.

Afinal, dentro do campo digital, sua empresa pode alcançar seus consumidores através das redes sociais, do e-commerce ou mesmo com uma loja particular. E, para isso, o Asaas oferece diversas soluções para que seu negócio venda mais online. Confira:

API de pagamentos

A API de pagamentos é um recurso que visa aumentar a eficiência da sua plataforma de vendas. Além disso, oferece recursos que facilitam o comissionamento, como o split de pagamentos.

Essa ferramenta permite integrar soluções externas dentro do seu site ou aplicativo, otimizando toda a jornada de vendas dos clientes e, assim aumentando a satisfação do consumidor, melhorando as conversões e evitando abandonos de carrinho.

Link de pagamento

O link de pagamento permite que a sua empresa realize vendas mesmo sem possuir um site ou e-commerce para isso. 

Com essa solução, você pode disponibilizar um link para converter vendas através das redes sociais ou WhatsApp com poucos cliques, mas mantendo a segurança e eficiência.

White label de pagamentos

A White label de pagamentos é uma plataforma externa que pode ser utilizada para estabelecer um ambiente de e-commerce completo, sem comprometer a identidade visual da sua marca. 

A partir dela, sua empresa pode oferecer os melhores serviços para seus consumidores, mantendo toda sua identidade e se comunicando diretamente com seu público-alvo, de acordo com as necessidades do negócio.

One click buy

O one click buy ajuda a combater o abandono de carrinho de compras, que prejudica o fluxo de vendas e a taxa de conversão no ambiente virtual. 

Com essa ferramenta, os clientes podem comprar seus produtos com um único clique – tornando todo o processo mais rápido e dinâmico.

Checkout transparente

Muitas vezes, a desistência de compra também acontece pela falta de otimização das páginas de venda, que contam com redirecionamentos excessivos e problemas de renderização.

Por isso, o checkout transparente mantém os consumidores dentro do mesmo ambiente para realizar a conversão e permite mais dinamismo para suas vendas.

Receber pagamentos sem maquininha

Vender pelo crédito também é fundamental para manter seu fluxo de vendas estável e equilibrado. 

Porém, muitos empreendedores se assustam com a necessidade de pagar as maquininhas de cartão.

Por isso, através do Asaas, é possível vender no crédito sem maquininha. Assim, seu negócio economiza para o momento de vendas, mas mantém uma boa taxa de conversão.

10. Sistema ERP gratuito na nuvem

O Asaas também oferece uma plataforma de ERPcompleta, gratuita e totalmente na nuvem.  

Os ERP (em português, Planejamento de Recursos Empresariais) são sistemas de software que integram e permitem gerenciar diversas funções e processos dentro de uma organização

Através dela, sua gestão pode cuidar do setor financeiro do negócio, criar e administrar propostas comerciais, organizar estoques e ainda emitir notas fiscais – tudo dentro de um único sistema. 

O Base by Asaas é uma solução muito importante para automatizar as atividades burocráticas do seu negóciotornar seus processos mais eficientes.

Conte com o Asaas para sua gestão financeira

Uma boa gestão pode estabelecer um futuro financeiro mais sustentável e equilibrado para seu negócio. Por isso, a gestão financeira deve ser prioridade para sua empresa.

Quer otimizar todos os processos financeiros da sua empresa e voar mais longe? Então, confira o portal do Asaas e abra sua conta agora mesmo!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

2 Comentários

  1. vanessa

    Boa tarde

    sou da contabilidade e uma empresa de vcs, me passou o informe para a entrega da reinf… a sua empresa faz a retenção dos valores recebidos por cartão de credito ?

    Responder
    • Redação Asaas

      Boa tarde, Vanessa

      Abaixo, seguem as instruções necessárias para realização de extração dos dados necessários:

      É necessário ir na aba de Meu dinheiro > Extrato > “selecionar o período que deseja” > Exportar dados;

      Depois de exportar o extrato em Excel, deverá ser aplicado um filtro na coluna de transações, onde deverão ser filtradas todas as taxas que o grupo Asaas cobrou, que são relacionadas com os serviços de qualquer natureza consumidos pelo cliente na plataforma, dentro do período informado;

      Sobre o total de taxas cobradas pelo grupo Asaas no extrato do cliente, deverá ser aplicado a alíquota de 1,50%, encontrando assim o valor da Auto Retenção de IRRF realizada.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.