Serviços de pagamento online: 5 alternativas à máquina de cartão

servicos-de-pagamento-online-5-alternativas-a-maquina-de-cartao.jpeg

 

Os serviços de pagamento online vêm se tornando cada dia mais comuns. E isso não acontece apenas no mercado formal. Autônomos e profissionais liberais também sentem a necessidade de aderir a novos meios de cobrança.

Há alguns anos, a velha caderneta e a cobrança verbal deram lugar às máquinas de cartão. O que aconteceu foi que os níveis de inadimplência começaram a subir e se tornou necessário criar uma forma de garantir o recebimento pelos serviços prestados.

Entretanto, quem trabalha com esse tipo de equipamento tem suas limitações. Além de arcar com os custos de aluguel e taxas por transação, ainda é necessário fazer reposição de papel e recarga de bateria.

O usuário também fica sujeito à perda de sinal e falhas, sem contar que uma única máquina provavelmente não aceitará todas as bandeiras.

Paralelo a isso, oferecer uma única forma de pagamento pode desestimular alguns clientes. Alguns não trabalham com cartão, por exemplo. Se você está buscando alternativas, listamos abaixo 5 opções de pagamento que podem ser oferecidas aos seus clientes!

1. Aplicativos

Você sabia que o seu próprio celular pode se transformar em uma espécie de máquina de cartão? Para isso, é necessário contar com um smartphone com acesso à internet e memória suficiente para instalar um novo aplicativo. Entretanto, nem todos os aparelhos são compatíveis. É importante informar-se antes de instalar.

Trata-se de um dos serviços de pagamento online, a partir de um programa que permite fazer a leitura de cartões por meio do celular. Nesse caso, os custos são inferiores às máquinas convencionais, pois você paga uma única taxa na adesão e uma tarifa por transação, não sendo necessário o aluguel mensal.

2. Ferramentas online

Existem algumas plataformas que permitem a criação de uma conta associada aos seus dados bancários. Por meio delas, é possível fazer pagamentos e recebimentos de forma prática e segura.

Um bom exemplo de serviços de pagamento online é o PagSeguro, que aceita cartões de crédito e débito, além de boletos e depósito em conta. Outra opção é o PayPal, que aceita somente cartões de algumas bandeiras, mas permite a realização de transações, até mesmo, internacionais.

Se você tiver conta no Itaú, há ainda o Itaú Shopline, que permite gerenciar os pagamentos e recebimentos dos seus serviços. Esses pagamentos podem se dar a partir de boletos, via cartão de crédito ou débito, transferências ou crediário automático.

Esses são apenas alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas para facilitar o recebimento pelos seus serviços. Você pode acessá-las por meio de um computador ou smartphone.

É importante ressaltar que  elas contam apenas com taxas por transação, não sendo necessário pagar mensalidades.

Além disso, o funcionamento depende exclusivamente da internet e do seu dispositivo, não implicando em “mais um aparelho” para você gerenciar, como acontece no caso das máquinas de cartão.

3. Boleto online

Muitos profissionais liberais acreditam que a geração de boletos para recebimento seria um verdadeiro transtorno burocrático. Hoje em dia, não é mais assim que as coisas acontecem.

Provavelmente, você tem uma conta em banco, correto? Pois bem, basta contratar junto à sua instituição financeira um serviço de geração de boletos online. Existem também sites específicos de serviços de pagamento online que permitem a aquisição desse tipo de serviço.

Em qualquer uma dessas modalidades, seus dados são cadastrados e você ganha acesso a uma plataforma que permite a criação de boletos, que serão enviados aos seus clientes.

4. Máquinas com chip

Atualmente, existe uma alternativa às máquinas de cartão convencionais. Embora tenham a mesma aparência dos aparelhos que estamos acostumados a ver, sua conexão funciona por meio de wi-fi ou internet de dados. Isso é possível graças a um chip de uma operadora que é inserido no aparelho.

Normalmente, aceitam a maior parte das bandeiras e não têm taxas mensais de aluguel. Entretanto, existe um custo para adquirir o equipamento, que normalmente pode ser parcelado. Findo esse pagamento, você pagará apenas as taxas por transações efetivadas.

5. Plataformas de gestão de dinheiro

Uma dificuldade encontrada por alguns profissionais autônomos são as burocracias das máquinas de cartão e ferramentas online. Muitas vezes, essas pessoas têm baixa escolaridade e isso influencia diretamente na administração das finanças do negócio.

A boa notícia é que existem alternativas criadas especialmente pensando nesse público. Elas funcionam como um facilitador na relação entre clientes e fornecedores, que têm maior facilidade para enviar e receber dinheiro.

As faturas são criadas e enviadas via e-mail ou SMS, não há taxa de adesão e você ainda pode enviar lembretes aos seus clientes, caso haja algum atraso no pagamento. Podemos destacar dentre os serviços de pagamento online a gestão de clientes e a cobrança de mensalidades para serviços fixos.

Por que devo escolher uma dessas ferramentas?

Atualmente, a internet está presente na maior parte das relações comerciais. Ela permite que pessoas escolham produtos, contratem serviços e façam transações bancárias sem grandes burocracias.

O ideal é oferecer ao seu cliente mais de uma forma de pagamento, para que ele encontre opções. Entretanto, trabalhar com muitas dessas ferramentas ao mesmo tempo pode tornar a sua gestão financeira mais difícil e sujeita a erros.

É por isso que é importante buscar o equilíbrio e oferecer opções suficientes para que o cliente sinta que suas necessidades foram atendidas, sem que isso implique em complicações ao gerenciamento das suas contas.

Além disso, a maioria dessas ferramentas contam com sistemas de lembretes de pagamento. Eles podem ser enviados sempre que uma fatura não for paga no dia previsto.

Há algum tempo, uma alternativa muito comum às máquinas de cartão eram os cheques. Eles eram aceitos por comerciantes em geral e muita gente até nutria uma preferência por eles em relação aos cartões. Hoje em dia, esses papéis caíram em desuso, visto que ferramentas online são ligadas aos bancos, o que permite diminuir os índices de inadimplência.

E você? Acredita que precisa dos serviços de pagamento online para obter mais tranquilidade na hora de receber por seus serviços? Está disposto a pesquisar mais sobre o tema para fazer a escolha certa quanto às formas de recebimento oferecidas aos seus clientes?

Se esse artigo foi útil para você, assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos exclusivos.

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.