Formas de pagamento: como escolher a melhor para sua empresa?

por Gestão de pagamento

Publicado em 28 de abril, 2021 | Atualizado em 27 de dezembro, 2023

Uma das etapas mais importantes da venda é quando o cliente realiza o pagamento em troca do produto ou serviço prestado. Por ser um momento tão crucial, é necessário verificar se as formas de pagamento oferecidas são adequadas ao público atendido. Caso não sejam, isso pode acabar gerando desistências na hora de finalizar a compra.

De acordo com a Distrito, os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros são, respectivamente, o dinheiro em espécie (utilizado por 96% da população), seguido pelo cartão de débito (52%) e de crédito (46%). Em relação ao volume transacionado, o cartão é responsável por 41,5% da quantidade movimentada, enquanto o dinheiro é responsável por 36,5%, o que sugere um crescimento no uso do cartão.

Esses dados refletem o cenário geral de meios de pagamento no Brasil. Mas como escolher a melhor opção para sua empresa? Será que oferecer todas as formas de pagamento é uma opção viável? Continue lendo e descubra dicas preciosas para tomar a melhor decisão!

Qual é o impacto das formas de pagamento nas vendas?

Seja qual for a sua empresa, oferecer uma variedade de opções de pagamento é fundamental para fechar mais vendas. Além disso, ao oferecer opções diversas, você amplia as chances de receber seus pagamentos de forma rápida e eficiente.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, as empresas podem oferecer mais conforto, segurança e agilidade no processo de compra. Dessa forma, consequentemente, sua marca ganha a confiança dos consumidores, podendo até fidelizá-los

Quais as vantagens de oferecer todas as formas de pagamento?

O momento do pagamento é uma parte importante no processo de compra. Assim, com um bom controle das vendas, será possível criar estratégias que melhorem o resultado

Ao oferecer todas as formas de pagamento, seu negócio pode desfrutar de uma série de vantagens. Como:

Melhora do seu fluxo de caixa

Ao disponibilizar diversas opções de pagamento, você facilita a compra de seus clientes e agiliza o recebimento de seus valores. Isso faz com que mais dinheiro entre em caixa, evitando que sua empresa fique no vermelho.

Dessa forma, você ajuda a manter o fluxo de caixa estável, trazendo mais segurança e possibilidade de inovação ao seu estabelecimento

Aumento das conversões de venda

Ao disponibilizar diferentes formas de pagamento, você reduz a possibilidade de abandono do carrinho por falta de opção. Isso aumenta as chances de conversão de venda, permitindo que os clientes concluam suas compras de forma rápida e que você receba o valor da venda de modo seguro.

Aumento do capital de giro para a empresa

Tendo variadas formas de pagamento, você pode receber com mais rapidez e eficiência. Isso aumenta o capital de giro disponível para a empresa, tornando a gestão financeira mais dinâmica.

Dessa forma, você facilita o planejamento de gastos, administrando novos investimentos, pagamento de fornecedores e outras despesas.

Maior credibilidade para o público

Oferecendo as principais alternativas de pagamento, seu público sentirá mais confiança na compra. Essa sensação de segurança agrega um valor de autoridade à sua loja.

Permitindo que eles escolham a forma mais conveniente para cada situação, você também torna a experiência de compra mais agradável. Essas ações trazem uma maior credibilidade à sua marca, colaborando com a satisfação do cliente.

Aumento da fidelização de clientes

Outro ponto positivo é que a loja atende às preferências individuais dos compradores. Isso cria uma experiência de compra positiva, o que pode levar à fidelização dos clientes e, consequentemente, ao aumento da sua taxa de vendas.

Além disso, com um bom atendimento, seu cliente pode acabar indicando sua loja para outras pessoas. Ao longo do tempo, isso pode colaborar com a imagem do estabelecimento.

Mais segurança para o negócio

Alguns dos métodos de pagamento oferecem maior segurança para a empresa. Um exemplo disso são os pagamentos por cartão de crédito, que permitem a análise de dados do cliente. Dessa forma, seu negócio reduz os riscos com fraudes e inadimplências

Vale ressaltar que oferecer métodos de pagamento seguros é muito importante para a credibilidade da sua loja. 

Quais as formas de pagamento mais usadas no Brasil?

Conforme o infográfico da OPB, projetado no ano de 2023, os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros são, respectivamente:

  • Pix (80%);
  • Dinheiro (70%); 
  • Cartão de crédito (69%);
  • Cartão de débito (65%);
  • Boleto (54%);
  • Carteiras digitais (48%);
  • QR code (41%);
  • Transferência bancária (36%);
  • Cartões de lojas (33%);
  • Cheque (14%).

A resposta sobre quais são as melhores formas de pagamento para a sua loja pode variar conforme a necessidade de cada estabelecimento. A seguir, explicaremos sobre as opções mais utilizadas para vendas online e presencial.

Formas de pagamento para ambiente físico

Há algumas diferenças entre as métodos de pagamento para e-commerces e lojas físicas. Geralmente, todas as formas de pagamento online se aplicam no presencial. Entretanto, nem sempre são as mais práticas.

No meio físico, as principais formas de pagamento são:

1. Dinheiro em espécie

O pagamento em dinheiro é uma opção tradicional nas compras presenciais. Além de ser mais prático do que outros meios — por não precisar de senhas —, essa forma de pagamento reduz a inadimplência, tendo em vista que o produto é pago na hora.

Apesar disso, armazenar uma quantidade muito grande de dinheiro em caixa pode acabar comprometendo a segurança do estabelecimento. Afinal, se a sua loja não tiver ferramentas de segurança e você for roubado, o prejuízo será todo seu.

Uma das principais vantagens do dinheiro é que, não há taxas para recebimento, podendo, inclusive, conceder descontos para quem escolher o método.

2. Cartão de débito e crédito com maquininha

A cobrança via cartão é indicada tanto para lojas físicas quanto para e-commerces. Atualmente, existem duas modalidades de pagamento de clientes com cartão: o débito e o crédito. 

No caso do crédito, é possível fazer parcelamentos, aumentando as chances do cliente obter produtos ou serviços. Já no débito, o valor da cobrança é descontado imediatamente da conta do pagador. 

Por outro lado, a cobrança por cartão exige o pagamento de taxas por cobrança efetuada. Além disso, nessa forma de pagamento é preciso comprar ou alugar uma maquininha de cartão.

A demora no recebimento também pode ser considerada um fator negativo. Em média, a empresa demora 30 dias para receber o dinheiro das vendas por cartão de crédito. No caso do parcelamento, o recebimento, em algumas instituições, também é parcelado, ou seja, a compensação é de até 30 dias após o pagamento de cada parcela.

Uma forma de contornar a demora no recebimento é contratar o serviço de antecipação de recebíveis. Com essa função, você pode solicitar o adiantamento das parcelas a instituição de pagamento, alimentando o seu fluxo de caixa.

3. Cartão de débito e crédito sem maquininha

Atualmente, a maquininha não é a única forma para aceitar o cartão de crédito e débito. Hoje, existem aplicativos de pagamento que podem substituir as maquininhas tradicionais, agregando praticidade aos clientes e taxas mais atrativas para as empresas.

Tendo uma plataforma de pagamentos, por exemplo, é possível receber os valores por meio de uma conta digital

Inclusive, algumas instituições de pagamento já oferecem a Near Field Communication (NFC), ou, “comunicação por campo de proximidade”. Essa tecnologia permite a troca de dados entre chips ativos.

Para essa transmissão de dados, são necessários dois tipos de dispositivos:

  1. Dispositivos Ativos: São aqueles capazes de receber ou enviar informações, como o celular;
  2. Dispositivos Passivos: São dispositivos que enviam dados por meio de um chip ativo, como os cartões de crédito e débito.

Assim, você conseguirá aceitar seus pagamentos sem a necessidade de uma maquininha de cartão.

Além disso, o Asaas também possibilita que você cobre seu cliente no cartão de crédito mesmo sem maquininha, utilizando a função Cobrar Agora. Nela, você pode cadastrar os dados do cartão do seu cliente e optar pelo pagamento à vista, parcelado ou por assinatura.

Para acessar essa função, é preciso baixar o aplicativo do Asaas, disponível nas lojas de Android e IOS.

4. Pix ou QR Code

O Pix se tornou o meio de pagamento mais utilizado em 2021 cada vez mais popular entre os consumidores brasileiros, sendo uma opção prática e segura para pagamento.  Por conta da sua flexibilidade, ele é utilizado tanto nas vendas físicas quanto online.

O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. Ele possibilita o envio e recebimento de dinheiro em tempo real, 24h por dia, 7 dias na semana. Basta cadastrar uma chave ou gerar um QR code dinâmico, ou estático para o cliente.

Atualmente, uma empresa já pode utilizar o Pix nas seguintes modalidades:

Pix Saque

O Pix Saque é uma solução que oferece ao consumidor a opção de fazer saques em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviço. Ou seja, nesse caso, o cliente faz um Pix à sua loja sem a intenção de comprar um item. Apenas para trocar o dinheiro digital em físico.

Pix Troco

No caso do Pix Troco, a transação está atrelada diretamente à compra ou prestação de serviços. A ideia aqui é que o cliente possa realizar uma compra pagando um valor a mais pelo Pix, enquanto recebe a diferença (troco) em dinheiro.

Pix Garantido

O Pix Garantido é uma modalidade que ainda não foi lançada pelo Banco Central, mas muitos já a confundem com o Pix parcelado. A ideia é permitir que clientes parcelem suas compras, mesmo quando o consumidor não tem recursos para pagar a parcela. 

Neste caso, a instituição fornecedora de crédito garante o pagamento para o lojista.

Pix Parcelado

Para escolher essa opção, é necessário que o cliente possua uma linha de crédito na sua instituição financeira, que permita o parcelamento do pagamento.

Seja no Pix parcelado ou no futuro Pix garantido, sua empresa deve receber os recursos integrais, sem se preocupar com a inadimplência.

Pix Cobrança

O Pix Cobrança é forma mais comum do Pix para pessoa jurídica. Neste caso, um estabelecimento permite que seus clientes efetuem o pagamento por meio de uma chave pix.

Geralmente, é gerado um QR Code Dinâmico que deve ser escaneado, levando para a transferência do pagamento e finalizando a venda.

O Asaas também possibilita uma cobrança presencial por Pix através do Cobrar Agora. Essa função possibilita a cobrança via QR Code Pix dentro do aplicativo. Basta gerar um QR Code Dinâmico, com valor definido, e oferecer para o cliente escanear e efetuar o pagamento instantâneo.

Pix Recorrente

O pagamento recorrente está cada vez mais popular. Atualmente, é possível utilizar o Pix para realizar as cobranças por assinatura. Com ele, sua empresa pode cobrar os boletos utilizando o QR code Pix, para agilizar o pagamento mensalmente.

Uma das maiores vantagens do Pix é que ele pode ser utilizado tanto no meio digital quanto no físico, facilitando a compra nos dois ambientes.

Formas de pagamento para ambiente digital

O avanço da tecnologia possibilitou novos cenários de mercado. No meio digital, sua empresa tem a oportunidade de atingir novos clientes, podendo aumentar sua taxa de conversão de vendas. 

Para isso, é importante oferecer as formas de pagamento certas, para conseguir receber e administrar seu dinheiro.

1. Cartão de débito e crédito

O cartão de crédito, ou de débito, é uma das formas de pagamento para lojas virtuais mais populares.  Ele permite o parcelamento das compras, dando flexibilidade financeira ao consumidor. 

No meio online, outro recurso que pode ser utilizado para aplicar esse método é o link de pagamento. A partir dele, o seu cliente poderá pagar por meio do cartão de crédito online (à vista ou parcelado).

A vantagem dessa ferramenta é que você pode encaminhar a mensagem com o link por SMS, WhatsApp, redes sociais etc.

2. Boleto bancário

O boleto bancário é uma opção confiável e popular de pagamento. Essa modalidade permite que todo cliente compre em sua loja, até mesmo os desbancarizados. Além disso, por ser um método comum, acaba passando a ideia de segurança aos consumidores. 

Nessa modalidade, é possível oferecer parcelamentos e assinatura. Algumas instituições de pagamento, como o Asaas, disponibilizam o QR code no boleto, para recebimento via Pix.

Ambas as formas, a compra do seu cliente, tendo em vista que ele não precisará imprimir o documento, podendo pagar de forma online.

Vale ressaltar que, nesta opção de pagamento, sua empresa precisa esperar de 1 a 3 dias úteis para receber o seu dinheiro.

3. Voucher digital

O voucher digital é utilizado em diversos setores, como comércio, turismo e entretenimento. Ele funciona como um comprovante de pagamento ou crédito, que permite que o cliente realize compras ou solicite serviços. 

Geralmente, é utilizado em campanhas promocionais, podendo ser enviado por e-mail, SMS ou aplicativos de comunicação. Para reconhecimento e segurança do voucher, sua empresa pode criar um QR code ou uma chave criptografada para cada documento.

4. Cobrança por assinatura

A cobrança por assinatura é uma modalidade de pagamento a longo prazo. Essa solução é muito presente nos serviços de streaming ou plataformas SaaS.

Caso você precise adaptar essa modalidade de pagamentos na sua empresa, basta ter uma solução que ofereça apoio na cobrança recorrente automática. No caso, as plataformas de gestão de assinaturas dão suporte para as empresas desse nicho.

5. Cartão presente

O cartão-presente, ou vale-presente, é uma ótima forma de pagamento para sua empresa. Atraindo novos olhares ao seu estabelecimento, é possível aumentar a popularidade da sua marca no mercado. 

O vale-presente funciona como um voucher, onde um consumidor paga um valor definido e permite que outra pessoa escolha um produto ou serviço equivalente ao preço. É como se fosse um cartão exclusivo, onde uma pessoa carrega para outra utilizar.

É claro que, caso opte por esse modelo, é importante estabelecer um manual de uso, explicando todas as regras e as possíveis soluções em caso de erro

6. Transferência bancária

Outra forma de pagamento é a tradicional transferência bancária, que pode ser feita por meio de DOC ou TED. Oferecer esse método na sua loja virtual pode ser vantajoso, pois ainda há clientes que preferem realizar transações diretamente das contas bancárias

Não há limite de valor a ser transferido e, quando a operação é realizada antes das 17h, o dinheiro é repassado ainda no mesmo dia. Basta informar os dados da conta bancária de quem for receber o dinheiro.

No caso do DOC, que significa Documento de Ordem de Crédito, há um limite de transferência de R$ 4.999,99. Acima disso é necessário efetuar uma TED. O prazo para depósito do dinheiro é de 1 dia útil.

A transferência bancária também é uma opção segura, pois os dados bancários dos clientes são protegidos. Além disso, ao disponibilizá-la, você amplia as possibilidades de pagamento, alcançando um público mais diversificado.

Como oferecer diferentes tipos de pagamento para clientes?

Oferecer variadas formas de pagamento demanda muito tempo e organização. Para facilitar esse trabalho, você precisa de uma boa plataforma de automação de pagamentos. Assim, será possível controlar suas finanças em um único lugar.

Abaixo, indicaremos algumas formas para oferecer esses pagamentos. Analise e entenda quais são as melhores para a sua empresa.

Realize integração via API de pagamentos no seu site

Uma API de Pagamento é um recurso que possibilita integrar um sistema dentro de outro, para obter mais funcionalidades. Ou seja, oferece funções para integrar ferramentas de pagamento corporativo, para tornar seu sistema mais prático e seguro.

São as APIs que permitem que os desenvolvedores conectem seus aplicativos ou sites aos serviços de pagamento, facilitando a execução de transações financeiras. A partir dessa integração, sua loja conseguirá aceitar diversas formas de pagamento, como cartão e Pix.

Um exemplo de funcionamento da API são os aplicativos de corrida, como a Uber ou o 99 Taxi. Nesses sistemas, o pagamento é feito por meio da API de pagamentos. Assim, é possível finalizar a cobrança pelo aplicativo, sem a necessidade de direcionar o cliente.

White label de pagamento

O white label de pagamentos é um recurso API, que permite que sua empresa realize serviços financeiros dentro do seu próprio site, sistema ou aplicativo, usando a estrutura de uma outra plataforma, como se fosse dela

Com isso, você pode oferecer um checkout desenvolvido por uma empresa especializada, mas sem que apareça a marca dessa empresa. Assim, o seu cliente terá maior confiança e segurança na hora de fechar as compras ou fechar serviços.

Um exemplo dessa situação é quando sua empresa emite a fatura por uma meio de uma instituição de pagamentos. Neste caso, a logo e identidade da fatura a da sua marca e não da empresa responsável pela emissão.

Tenha uma conta digital que ofereça recebimento via link de pagamento

Uma conta digital para empresas pode oferecer apoio para uma gestão centralizada, com diversos recursos e soluções automatizadas. Com essa ferramenta, sua empresa pode atingir metas e conquistar um espaço maior no mercado.

Além disso, é importante que a conta digital escolhida disponibilize o link de pagamento. Essa ferramenta é essencial para realizar vendas online — mesmo sem um site. Com ele, você pode enviar o link de venda para seus consumidores de forma online.

Assim seus consumidores têm fácil acesso ao processo de pagamento, podendo finalizar a compra de forma rápida, prática e segura.

Contrate um software de pagamento por assinatura

Para oferecer serviços por assinatura, o ideal é contar com uma tecnologia que permita a cobrança nesse formato. Nesse caso, o melhor caminho é ter um software de pagamento por assinatura.

Com esse sistema, são enviados lembretes automáticos antes e após o vencimento com intervalos pré-definidos. A automatização evita a necessidade de uma equipe responsável pela tarefa, aumentando o controle da gestão de contratos. 

Disponha de um sistema de frente de caixa

O sistema de frente de caixa é um programa responsável por finalizar as vendas de um estabelecimento comercial. Por exemplo, quando vamos ao mercado, precisamos passar pelo caixa para pagar pelas compras. Nesse caso, o próprio caixa é o sistema.

Com o auxílio desse software, é possível ter um controle melhor do fluxo de caixa e de outros departamentos

Opte por um gateway de pagamentos completo

Um gateway de pagamento é um serviço que permite que lojas virtuais e outros negócios online aceitem pagamentos de seus clientes. Ele atua como um intermediário entre o comprador, o vendedor e os provedores de serviços de pagamento

Quando um cliente faz uma compra em uma loja virtual, o gateway de pagamento processa o pagamento, verificando se o cliente possui fundos suficientes. Se o saldo da conta cobrir a despesa, o software transfere o pagamento para a conta do vendedor. 

Além disso, esse sistema ajuda a garantir a segurança da transação, protegendo as informações do cliente

Checkout transparente

O checkout transparente é uma solução que permite que o cliente finalize a compra sem ser redirecionado para uma nova página

Esse sistema deixa o processo de compra mais fluído e reduz o risco do cliente abandonar o carrinho.

Como escolher os melhores métodos de pagamento?

Existem algumas formas de pagamento que vão se adaptar melhor ao seu estabelecimento do que outras. Isso porque há uma série de informações da sua empresa que devem ser analisadas. Como, por exemplo:

Entenda as opções disponíveis no mercado

Antes de escolher um método de pagamento, faça uma análise de mercado, entendendo quais são as opções disponíveis. Busque entender quais podem ser aplicadas na sua empresa.

Além disso, faça uma pesquisa de concorrência, para entender o que eles estão oferecendo. É importante que sua empresa ofereça opções equivalentes ou, até mesmo, mais fáceis e práticas.

Isso melhora a experiência de compra do cliente, podendo fidelizá-lo pela eficiência e rapidez na compra.

Conheça seu público-alvo

A definição do público-alvo facilita a  resolução das dores e desafios diários passados por eles, aumentando a satisfação e as oportunidades de conversão. Além disso, facilita a tomada de decisão, de quais formas de pagamento utilizar.

Considere as taxas e mensalidades

Ao pensar na melhor forma de pagamento, é importante pensar nas taxas e mensalidades de cada uma das opções. Isso porque, dependendo da escolha, sua empresa terá que pagar taxas de recebimento, que devem ser consideradas na gestão de contas.

Analise o caixa da sua empresa e entenda o quanto essas tarifas aplicadas serão convenientes para o uso do seu público e da sua empresa.

Fique atento: a escolha do método mais barato pode trazer grandes prejuízos para sua empresa. Da mesma forma, pagar caro por uma solução ineficiente também pode ser ruim para o seu negócio. Por isso, analise com sua equipe para encontrar a melhor solução.

Opte por métodos seguros

Acima de tudo, a segurança dos dados do seu cliente deve ser prioridade para as vendas. Buscar por métodos seguros, que garantam a privacidade do seu consumidor, pode ser vantajoso de diversas formas.

Além de garantir que o seu caixa tenha uma saúde estável, seus clientes se sentirão confortáveis para finalizar a compra. E, essa sensação de segurança cria um vínculo de confiança com seu público.

Analise a facilidade e disponibilidade do uso

Tendo os tópicos anteriores bem estabelecidos, seu comércio precisa pensar na facilidade e disponibilidade do uso das suas opções de pagamento. Entenda se há facilidade de uso interno e externo do sistema.

Lembre-se que, além de uma boa ferramenta, ele precisa ser prático e eficiente para as necessidades de seu estabelecimento.

Considere a integração com seu sistema de vendas

É importante que as opções escolhidas possam ser integradas ao seu sistema de vendas. Além de ganhar tempo útil de trabalho para sua equipe, acaba tendo menos chances de erros.

Esse tópico é muito importante para a gestão da sua empresa. Além de garantir segurança, os dados financeiros obtidos poderão ser analisados com mais facilidade e eficiência. Ter as informações compiladas pode auxiliar na criação de novas estratégias de vendas.

Contrate uma instituição de pagamentos

Por fim, a melhor forma de oferecer boas opções de pagamentos é contratando uma Instituição de Pagamento (IP), como o Asaas. Além de ser uma conta digital completa para empresas, o Asaas oferece diversas soluções financeiras.

Imagem com todos os produtos da conta digital pj asaas.

Entre os principais produtos e serviços disponibilizado pelo Asaas para a sua empresa, estão:

Recursos para realizar pagamentos

  • Transferências bancárias
  • Pagamento de Contas
  • Cartão Asaas

Recursos para receber pagamentos

  • Pix
  • Cartão de débito e crédito
  • Boleto Bancário

Recursos para venda presencial e online

  • API de pagamentos
  • Link de pagamento
  • White label de pagamentos
  • One click buy
  • Checkout transparente

Recursos para cobrança dos clientes

  • Régua de cobrança
  • Notificação de pagamentos
  • Cobrança recorrente
  • Consulta e Negativação Serasa

Recursos para gestão financeira

  • Split de pagamento
  • Controle de inadimplência
  • Antecipação de recebíveis
  • Automação de notas fiscais
  • Controle de fluxo de caixa

Soluções do Asaas além da conta digital

  • Carteira digital
  • ERP SaaS gratuito

Se você quer oferecer uma boa experiência de compra ao seu público e, ainda, evitar perder vendas por falta de pagamento, crie uma conta digital Asaas agora mesmo!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

2 Comentários

  1. Velf Barreto

    Bom dia Eduardo. Sou o Barreto, da EngD.
    Vamos iniciar uma campanha de vaquinha para nossa entidade, gostaria de saber se é possível integrar uma conta específica no Asaas (já temos uma conta) coma plataforma Wix , do nosso sítio.
    Vi q existe o API de integração, mas não conheço este assunto.
    Meu celular 11 996617719
    Grato

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Barreto

      Nossa equipe entrará em contato. Mas, caso tenha dúvidas ou precise de novas orientações pode entrar em contato por meio de nossos canais de atendimento:
      0800 009 0037
      (47) 99138-5151 (somente mensagens)
      contato@asaas.com.br

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.