Por que oferecer mais formas de pagamento ajuda na retenção de clientes?

shutterstock_159873380Você pode até oferecer um ótimo serviço e captar clientes, porém, eles não ficarão em sua base se sua empresa não oferecer a eles vantagens para retê-los. Uma das formas de fazer isso é utilizando variadas formas de pagamento.

Mas por que essa ação é útil para a retenção? Confira a seguir:

Você oferece opções e comodidade ao cliente

Quando o cliente entra em um site e, após escolher o produto, descobre que ali não são aceitas as formas de pagamento de sua preferência, fica extremamente decepcionado. Ele não pedirá emprestado a alguém, mas sim irá atrás de uma loja ou prestador de serviços que ofereçam melhores condições. Se você não se adapta  às necessidades do cliente, perde negócios.

Por que não aumentar o leque de possibilidades, então? Além de oferecer os já tradicionais cartões de crédito, aumente o número de bandeiras oferecidas e aposte em outras possibilidades como boleto bancário e transferência online.

Além de não perder a compra, seu cliente se sentirá valorizado, porque ele terá o poder de escolha e irá optar pela forma de pagamento mais conveniente.

Os clientes recebem a cobrança de forma simples

Para quem oferece serviços com planos, pagamentos periódicos ou serviços de assinatura, muito comuns hoje em dia, e precisa cobrar de seus clientes com frequência, a cobrança recorrente é a solução ideal para seus negócios. Por meio de cobranças via cartão ou emissão de boleto bancários, o consumidor recebe a notificação na data planejada e você ainda é avisado quando o pagamento é feito. Fácil, não é mesmo?

As partes delicadas do processo de cobrança, como o contato e a emissão de documentos, são feitas de forma automatizada e você pode se concentrar no que realmente importa: fazer seu negócio crescer!

Dê um aspecto mais profissional ao seu serviço

Oferecer formas de pagamento variadas e contar com um serviço de cobrança recorrente é ainda mais positivo para pequenas e médias empresas e prestadores de serviço, porque nivela as condições oferecidas pelas grandes e permite uma disputa mais justa.

O consumidor que pensar em fechar negócios com uma pequena empresa ou com um profissional autônomo, não sentirá diferenças em questões básicas do atendimento, como formas de pagamento e organização.

Aumentam as chances de retenção e fidelização de clientes

O cliente que sai satisfeito de uma experiência de compra, se torna fiel à empresa, passando a adquirir produtos e serviços no mesmo lugar. Quando você oferece exatamente o que o consumidor precisa, seja em ofertas de produtos, condições de pagamento ou qualidade de atendimento, ele terá uma impressão positiva da companhia, o que é essencial para formar um banco de clientes rentável.

Pequenas e médias empresas e profissionais autônomos geralmente não contam com uma equipe grande focada em questões como contabilidade, ao contrário das grandes empresas. Por essa razão, as maiores companhias tendem a oferecer possibilidades que as menores não possuem, por falta de pessoal ou tempo. Resolvendo as questões burocráticas, que podem facilmente ser solucionadas com serviço de cobrança frequente, por exemplo, é possível se dedicar integralmente ao que faz o serviço fornecido diferenciado: o conhecimento e comprometimento da sua empresa.

Você já oferece formas de pagamento variadas? Deixei um comentário!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.