Pagamentos em uma loja online: Dicas para implementar

Pagamentos

A velocidade com que uma empresa precisa inovar e criar maneiras de atrair e reter consumidores é muito maior hoje, com a internet, do que era algum tempo atrás. A facilidade de se descobrir alternativas ao seu serviço ou produto fazem com que os empresários testem opções que garantam que o consumidor efetue uma compra.

E um dos processos que mais evoluíram nos últimos anos foram os pagamentos online. Com o crescimento do uso do cartão de crédito e o aumento da confiança por parte dos consumidores, comprar pela internet, ou mesmo adquirir serviços, tornou-se uma tarefa comum e cada vez se gasta mais em lojas virtuais e serviços via assinatura.

Neste cenário, o sucesso do seu negócio está diretamente relacionado aos meios de pagamento que os clientes podem utilizar. Porém, é comum que surja a dúvida sobre quais as melhores práticas para implementá-los. Mas não se preocupe, damos respostas aos seus questionamentos a seguir.

Foque em segurança e usabilidade

Há dois aspectos muito importantes ao se implementar pagamentos online no seu negócio: segurança e usabilidade. O primeiro, segurança, diz respeito à maneira como seu site irá tratar as informações dos seus usuários, como número de cartão de crédito, dados pessoais e transações financeiras. Implementar um meio de pagamento que seja seguro também irá ajudar a construir a reputação da sua empresa, evitando que seus clientes deixem de comprar porque não confiam em você.

Junto disso, cuidar da usabilidade da sua página de pagamento servirá para que mais vendas sejam concretizadas. Estima-se que cerca de 60% dos carrinhos de compra não são finalizados e boa parte desse número é causado por problemas de usabilidade, como formulários confusos e pouco responsivos.

Implemente pagamentos dentro e fora do seu site

Ao fechar uma venda através do seu site é possível que você queira cobrar seu cliente ali mesmo, não permitindo que ele seja redirecionado até um parceiro para informar os dados. Apesar de ser uma boa estratégia, exige que todo o sistema de pagamento seja integrado ao seu banco de dados junto de certificados de segurança e outros cuidados.

Se a escolha for redirecionar o usuário para outra página, em geral o ambiente do próprio meio de pagamento, você não terá que se preocupar com questões técnicas. É uma forma mais simples e barata de oferecer pagamentos online, mas aumenta o risco de abandono durante o processo.

O ideal é identificar o perfil do seu usuário e, com essa informações, decidir se o custo de implementação do pagamento online compensa as vendas perdidas por enviá-lo à outra página.

Controle e comodidade para o cliente

Implementar um meio de pagamento no seu site traz outras vantagens para o seu negócio. É possível, por exemplo, que o seu cliente mantenha o controle sobre dados financeiros ou até mesmo opte por alterá-lo. Também é possível oferecer assinaturas ou renovações automáticas, aumentando o tempo de vida e o engajamento dos seus usuários.

A implementação de pagamentos online pode ser uma tarefa técnica demais para o seu negócio, principalmente se você não tiver conhecimento sobre o tema. Encontrar um parceiro que atalhe todo esse processo para você fará com que sua empresa ganhe tempo diante da concorrência.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.