• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • Assinatura digital e pagamentos de contratos: o que você precisa saber

Assinatura digital e pagamentos de contratos: o que você precisa saber

Por Empresa Parceira
Publicado em 13 de junho, 2022 | Atualizado em 19 de julho, 2022

Lidar com alto fluxo de documentos e contratos da forma tradicional pode ser algo burocrático e ineficiente. Os altos custos de impressão, transporte, cartório e armazenamento deixam de ser uma opção viável diante das novas opções existentes.

A assinatura digital, a gestão de documentos e a automação de cobranças são as opções digitais desses processos, que trazem enorme vantagem competitiva e performance para negócios, independente de porte ou setor.

Quando aliadas, essas ferramentas centralizam diferentes etapas de um fluxo de contratação em uma mesma plataforma, tornando todo processo mais rápido, organizado e menos burocrático. Quer entender mais sobre como a digitalização pode otimizar o seu negócio? Então vamos lá.

Conteúdo:

O que é assinatura digital?

É, basicamente, toda assinatura realizada em meio eletrônico. Para tal, o documento em questão deve ser “nato digital”, ou seja, um arquivo que tenha nascido neste formato, e não um documento físico que tenha sido digitalizado, por exemplo.

No Brasil, esse tipo de assinatura passou a ser reconhecida com a Medida Provisória 2.200/2001, que garante a “autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos em forma eletrônica, bem como a realização de transações eletrônicas seguras”. 

É comum pensar que este tipo de tecnologia é algo viável apenas para grandes empresas. Na verdade, empresas de todos os portes — inclusive profissionais autônomos — podem se beneficiar da assinatura digital. Basta encontrar a solução mais adequada à realidade de cada negócio.

Quais são os tipos de assinatura digital?

A seguir, veremos quais os tipos de assinatura digital. Confira:

Assinatura simples

Também chamada de assinatura eletrônica, é a mais utilizada. Não exige o uso de certificado digital, mas conta com altos padrões de segurança (carimbo do tempo, criptografia, IP da máquina, e-mail e senha de acesso) e possui validade jurídica.

Assinatura avançada

Utilizada em processos que envolvam informações sigilosas. Conta com mecanismos ainda mais avançados de verificação, como biometria facial, questionários, biometria por meio da digital, entre outros.

Assinatura qualificada

Essa é a assinatura com certificado digital da ICP-Brasil, que equivale a uma assinatura com reconhecimento de firma em cartório. É exigida em casos específicos, em contratos envolvendo órgãos públicos como a Receita Federal, o INSS e juntas comerciais.

Na Contraktor, além de assinar contratos com e sem certificado digital, é possível fazer a gestão completa do fluxo de documentos com segurança e validade jurídica.

Quais são os principais benefícios da assinatura digital?

A forma tradicional de assinar e gerenciar documentos implica burocracia, lentidão, altos custos (impressão, transporte, cartório, armazenamento), além de riscos de fraude e extravio. Ao digitalizar esse processo, todo o fluxo passa a ocorrer dentro da mesma plataforma, e alguns benefícios rapidamente podem ser notados:

Economia de tempo

No método tradicional, um contrato leva cerca de 30 dias para ser efetivado. Com a assinatura digital, esse tempo pode cair para 7 dias. Isso ocorre porque a coleta de assinaturas é feita online, permitindo que as partes envolvidas possam assinar de qualquer lugar do mundo, com apenas um clique, a qualquer hora. 

Redução de custos

Além de eliminar os custos de impressão e armazenamento, elimina-se também o custo com transporte e cartório. Como resultado, ocorre uma economia de 97% no custo de cada contrato.

Segurança

Contratos assinados digitalmente são, na verdade, ainda mais seguros que aqueles assinados de próprio punho, de forma tradicional. Mecanismos avançados de proteção (criptografia, carimbo do tempo, IP da máquina) garantem a integridade e inviolabilidade dos documentos digitais. 

Sustentabilidade

Para produzir uma folha de papel, são necessários cerca de 10 litros de água, e o processo de produção é um dos mais poluentes que existem. Assinando digitalmente, além de reduzir este impacto, elimina-se também toda necessidade de transporte dos documentos, reduzindo a zero as emissões decorrentes dessa logística.

Como fazer assinatura digital e pagamentos de contratos de forma automática?

Se digitalizar a assinatura e a gestão de documentos já tem um impacto significativo nos negócios, imagine agregar ainda a automação dos pagamentos envolvidos nesses contratos. Dessa forma, tanto os aspectos legais quanto os financeiros de uma contratação passam a estar integrados em um fluxo completo de transação digital.

Vantagens de ter assinatura digital e pagamentos de contratos em um só lugar

Quando integrada à assinatura digital, a automação de cobranças traz muitas vantagens, dentre elas:

Experiência do usuário 

Menos fricção na jornada de uso para ambas as partes envolvidas na negociação, já que tudo é feito na mesma plataforma, com poucos cliques.

Garantia no recebimento 

O risco de atrasos ou erros no pagamento diminui, uma vez que a cobrança está atrelada ao documento assinado.

Segurança

O Asaas, por exemplo, garante a automação de cobrança com facilidade e segurança. A empresa teve autorização emitida pelo Banco Central em 2021 para atuar como instituição de pagamento, tendo credibilidade no mercado.

Performance

A agilidade trazida por essa integração aumenta a eficiência e a escalabilidade no fechamento de novos negócios.

Integrando assinatura, gestão e pagamentos: Contraktor + Asaas

Recentemente, a Contraktor — referência no mercado de assinatura digital e gestão de documentos — uniu esforços com o Asaas, especialista em pagamentos e automação de cobranças, para criar o CKPay.

Trata-se da primeira plataforma brasileira de Digital Transaction Management (gestão de transações digitais), que integra a parte legal e financeira de uma transação em meio eletrônico.

A integração remove problemas presentes no fluxo de pagamentos após a celebração de contratos, reduz a fricção e aumenta a segurança tanto para quem gera a cobrança quanto para quem deve pagar.

Para saber mais sobre essa parceria e sobre as funcionalidades de uma plataforma de gestão de assinaturas e documentos, acesse o site da Contraktor.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas