Case Molde-me: maior agilidade na cobrança com a API do Asaas

Por Redação Asaas
26 de dezembro, 2022

Desde a criação da roda até o celular, o ser humano sempre buscou por inovação. Com o avanço da tecnologia, muitos empreendedores descobriram novas áreas para explorar, ou, ainda, inovaram algumas áreas que já existiam, abrindo um novo espaço no mercado de trabalho.

Conforme um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2021, foram mais de 3,9 milhões de empreendedores que se formalizaram. Isso é 19,8% a mais do que em 2020, representando um acréscimo de 53,9% em relação a 2018. 

Dentre esses números está a Molde-me, uma empresa que inovou o mercado da moda. Se você ainda não a conhece, não se preocupe! Vamos apresentá-la neste artigo e mostrar como a parceria com o Asaas colaborou para o sucesso do negócio.

Conteúdo

Quem é a Molde-me e o que ela faz?

A Molde.me é uma empresa do ramo têxtil, que colabora com as ações de modelagem e encaixe automático de peças. Ela ajuda confecções de pequeno e médio porte a produzirem com muito mais qualidade, facilidade, precisão e rapidez.

A fashiontec, que é como chamam as startups deste ramo, foi fundada em 2018, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Sua ideia principal é democratizar a modelagem, trazendo a acessibilidade do mundo digital para o meio das confecções, disponibilizando ferramentas de alta qualidade.

Neste ramo, qualquer economia de matéria-prima causa grande impacto no orçamento da confecção. O software da Molde.me faz com que o cliente economize muito mais durante esse processo.

A empresa também faz um acompanhamento com seus clientes, promovendo treinamentos, consultorias, conteúdo em redes sociais e vídeos para colaborar com o sucesso do usuário.

Como o software Molde-me funciona?

A Molde-me é um software robusto, feito para revolucionar o modo com que se produz peças de vestuário. Seu programa disponibiliza ferramentas digitais de modelagem e encaixe automático para produções de todos os tamanhos. 

A CEO, Tyara Nascimento, explica:

“Temos soluções para a parte de modelagem, onde a modelista pode pegar o molde dela de papel e mudar para o digital, ou desenhar um molde do zero, utilizando suas técnicas de modelagem diretamente pelo nosso software. Ou ainda, trazer modelagem de outro software para editar e utilizar dentro do nosso sistema”.

Ter essa plataforma dentro das confecções pode ser um grande diferencial para a indústria têxtil, tendo em vista que ela colabora com a economia de tempo, tecido e dinheiro, ajudando no desenvolvimento e produção das peças.

“Quando a modelagem está pronta, o nosso cliente pode utilizar esse molde para fazer um planejamento de corte. Ali ele vai colocar quantas peças ele precisa produzir e nosso sistema vai informar qual a melhor maneira de fazer a produção dele, economizando o máximo de tecido possível”, concluí Tyara. 

Quais eram os desafios enfrentados pela empresa?

Um dos maiores problemas das startups é em relação ao sistema de gestão financeira, e com a Molde-me não foi diferente. Organizar a demanda de pagamentos e de cobranças pode ser uma tarefa muito difícil quando não se domina o assunto.

O diretor de marketing da fashiontec, Wesklei Migliorini, conta sobre o problema:

“Nós nos víamos precisando fazer faturamento e cobranças. A gente estava entregando muito valor no nosso produto e, de repente, como vamos resolver as questões financeiras? Não somos contadores”.

É nesse momento que entenderam a importância de ter uma empresa parceira e de confiança. Tendo quem possa cuidar da parte financeira do negócio, ficou mais fácil pensar em novas campanhas, estratégias e oportunidades de vendas!

Como a Molde-me resolveu seus problemas?

Atualmente, toda parte de emissão de boleto e de cobranças é feita pela plataforma do Asaas. O fluxo de pagamento e recebimento é totalmente automatizado, feito por meio de uma API própria. 

“É muito transparente, não precisamos nos preocupar com a parte de pagamentos ou cobrar os nossos clientes, porque a gente tem certeza que o Asaas entrega o melhor que tem no mercado”, afirma Luiz Nascimento.

Antes, todo o processo financeiro era realizado de forma manual, com altos índices de inadimplência. Com o Asaas, esse número diminuiu, tendo em vista que o software facilitou o controle dos pagamentos e a emissão de cobranças.

Atualmente, os produtos que a Molde-me mais utiliza dentro do Asaas são: a automatização do processo de emissão de notas fiscais, a negativação do cliente no Serasa e a cobrança via cartão de crédito.   

“A gente sempre foi muito bem atendido no Asaas, desde quando nós éramos uma empresa pequena, sempre tivemos todos os nossos problemas resolvidos pelo Asaas, sempre fomos ouvidos. É esse tipo de valor que eu trago para minha empresa também”, comenta Tyara sobre a parceria com o Asaas.

Se assim como a Molde-me você tem problemas de gestão financeira na sua empresa, não perca mais tempo! Invista em uma conta digital completa e sem mensalidade. Abra sua conta no Asaas e tenha acesso às melhores ferramentas financeiras!

No Asaas você tem transferências gratuitas para o cartão Asaas