O que considerar ao escolher um sistema de gestão financeira

Por Joás Garcia
Publicado em 29 de novembro, 2021 | Atualizado em 12 de abril, 2022

Com a correria do dia a dia, muitas empresas acabam deixando de lado atividades decisivas para a sobrevivência do negócio. Sabemos que, muitas vezes, 24 horas é pouco para finalizar todas as tarefas, não é mesmo? E por isso você precisa saber o que considerar ao escolher um sistema de gestão financeira. 

Isso porque essa ferramenta será responsável por otimizar a rotina, automatizando atividades e facilitando a compreensão de dados e números. Ao optar por essa tecnologia, o objetivo é que os processos burocráticos e manuais possam ser desenvolvidos pelo sistema, enquanto você analisa novas soluções e investimentos

Ainda não usa uma solução como essa na sua empresa? Então leia o conteúdo completo e saiba o que considerar ao escolher um sistema de gestão financeira!

Conteúdo

O que considerar ao escolher um sistema de gestão financeira?

É fato que existem diversas soluções disponíveis no mercado, mas alguns quesitos devem ser avaliados antes de escolher o sistema de gestão financeira

O cuidado com o atendimento, a opção de atendimento 24 horas  e omnichannel, por exemplo, são fatores que podem fazer a diferença nos momentos em que a empresa precisa de suporte, seja por uma dúvida em determinado procedimento ou até mesmo para conferir o uso da plataforma

Outro fator que precisa ser avaliado é se haverá um profissional destinado a entender a empresa e todas as necessidades do negócio, afinal, uma assistência exclusiva pode fazer a diferença no sucesso da parceria. 

A possibilidade de integração, facilitando os processos financeiros, também é um ponto que precisa ser avaliado. Além disso, é fundamental que o sistema conte com a segurança/autorização do Banco Central, comprovação de que o seu dinheiro está seguro. 

Confira a lista com alguns aspectos que devem ser analisados antes de escolher o sistema de gestão financeira: 

  • disponibilidade para aceitar diversas formas de pagamento;
  • notificações em vários canais, incluindo SMS e e-mail;
  • pagamento de contas em poucos cliques;
  • emissão e envio de notas fiscais de serviços e produtos de forma automatizada;
  • integração entre todos os setores da empresa;
  • gerenciamento das contas;
  • plugins para e-commerce

Pela lista já foi possível perceber que diversas funcionalidades podem fazer a diferença na escolha do sistema de gestão financeira, não é mesmo?

Sabemos que muitas empresas ainda não atuam com a ferramenta, mas essa parceria é essencial para facilitar as atividades da área financeira, assegurando o fluxo de caixa e o capital de giro

Qual o melhor sistema de gestão financeira?

Contar com um sistema de gestão financeira, requer que muitas atividades sejam feitas de forma diferente, melhorando o desempenho e a produtividade. Por isso, antes de escolher o melhor sistema de gestão financeira, é fundamental que você saiba quais são as funcionalidades oferecidas, levando em consideração o que realmente fará a diferença. 

Vale destacar que algumas funções são de uso contínuo e precisam corresponder às expectativas e demandas do negócio. 

1. Diferentes formas de pagamento

Contar com uma opção que seja capaz de aceitar diversas formas de pagamento, incluindo boleto, Pix, cartão de crédito, débito e até mesmo link de pagamento, pode fazer a diferença no momento de vender seu produto ou serviço. 

Afinal, já não estamos mais na época em que o pagamento era limitado a poucas opções. Atualmente, o melhor é contar com diversas alternativas, dando para o cliente a chance de escolher o que condiz com o orçamento do mês e até mesmo a forma de compra preferida. 

Vale ressaltar que não disponibilizar essas opções pode acarretar no número de vendas e até mesmo na rentabilidade da empresa. 

2. Pagamento apenas pelas transações efetivadas

Optar por uma solução que emita e envie nota fiscal, que ofereça a antecipação de recebíveis, negativação/consulta no Serasa, ERP com gestão financeira gratuita e API descomplicada são diferenciais.

Ao escolher o Asaas, uma conta digital PJ, a sua empresa estará utilizando uma solução que faz parte de uma nova categoria de negócios — e está sempre em busca de inovação. Com funcionalidades para banking e CRM, a criação da conta digital e o uso do sistema são totalmente gratuitos. 

Ou seja, você só paga pelas transações efetivamente executadas, incluindo o recebimento de dinheiro, envio de dinheiro e adiantamento de recebíveis. Isso significa que a sua empresa não precisará pagar mensalidade, taxa de emissão ou taxa de cancelamento

3. Controle de inadimplência e dashboard

Com fácil navegação, o Asaas é uma plataforma capaz de notificar o cliente sobre as datas e formas de pagamento, diminuindo a inadimplência. Outro benefício  é o dashboard em tempo real com a visão de receita do negócio, facilitando o acompanhamento dos lucros. 

4. Atendimento humanizado

Com atendimento humanizado, feito por pessoas, o nosso objetivo é diminuir o trabalho manual por meio da automatização dos processos – incluindo o envio das cobranças. O intuito é contribuir com a profissionalização das empresas. 

É importante destacar que todas as operações realizadas na plataforma são feitas de forma segura, seguindo todas as regras. Com verificação de controle e auditoria, os dados ficam disponíveis no Banco Central.

As finanças aplicadas na conta do Asaas ficam separadas do patrimônio da empresa, uma das provas do rígido padrão de governança corporativa que seguimos. 

Deseja conhecer a nossa plataforma? Então aproveite para fazer a sua conta gratuita e comece a utilizar o Asaas agora mesmo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas