5 vantagens da diversificação das formas de pagamento na hora de atrair clientes

 

Diversificar é palavra de ordem no mundo corporativo. O empresário de vanguarda oferece aos clientes tipos variados de produtos/serviços, múltiplos canais de comunicação e ainda alternativas físicas e virtuais para acesso às suas lojas. Mas isso não basta. A diversificação das formas de pagamento também é essencial. O consumidor pode decidir por adquirir, ou não, determinado item, simplesmente em razão das formas de pagamento a que tiver acesso. Portanto, se você quer atrair mais clientes, diferencie-se da concorrência e ofereça aos clientes todas as facilidades possíveis na hora de pagar pelas compras.

O empresário de hoje pode optar pelas mais diversas formas de pagamento, independentemente de trabalhar com comércio ou serviços. O segredo na hora de escolher é verificar quais são as opções mais seguras, tanto para o cliente quanto para o próprio negócio. Cheques e notas promissórias, por exemplo, são alternativas já consideradas ultrapassadas e podem ser descartadas, uma vez que possuem altas taxas de inadimplência. Mas, afinal, quais as formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores de hoje e mais vantajosas para os negócios? Confira a lista abaixo e conheça as principais.

Meios de pagamento mais usados

O pagamento por meio de dinheiro em espécie é o mais simples. O consumidor quita a compra à vista, e o dinheiro vai direto para o caixa. Por isso, muitos empresários oferecem descontos para os clientes que pagam com dinheiro, em uma estratégia de garantir volume no caixa.

O cartão de débito, por sua vez, é uma alternativa muito popular nos tempos atuais, quando as pessoas evitam andar com quantias altas de dinheiro na carteira. O débito oferece muita facilidade e comodidade para o pagamento de compras à vista.

Já o cartão de crédito dá ao consumidor a possibilidade de parcelamento e é muito utilizado, especialmente no caso de compras de alto valor. É uma alternativa segura para o empresário, que receberá mesmo que o cliente fique inadimplente.

Os boletos são uma opção inteligente em substituição aos cartões. Democráticos, eles aceitam compras à vista ou a praz e garantem ao consumidor poder contar com muita comodidade para realizar o pagamento.

Por que diversificar?

Fique longe das fraudes

Se você não contar com opções seguras de recebimento, como boletos e cartões, estará mais suscetível a fraudes. Recebendo cheques em compras parceladas ou à vista, o comerciante corre o risco de descobrir que foi enganado — tanto nos casos de falsificações quanto de falta de fundos.

Ofereça comodidade

Na hora de pagar, o cliente pergunta: quais as formas de pagamento? Se contar com várias opções, automaticamente você estará oferecendo ao consumidor algo que se chama comodidade. Isso agrega valor ao seu estabelecimento e o resultado será um cliente satisfeito.

Evite desistências

Imagine que um dos seus melhores clientes percebe que deixou a carteira em casa na hora de pagar a compra. Ou que um novo consumidor não use cartões. O que você faz? Deixar que a pessoa vá embora não é boa opção. Ofereça o boleto como alternativa e os problemas estarão resolvidos.

Inove

Ao usar novas formas de pagamento, você também estará trabalhando o conceito de inovação dentro do negócio. Os boletos são um ótimo exemplo. Eles automatizam as cobranças, permitem envio de mensagens lembrando os consumidores sobre prazos e ainda garantem pagamentos via internet inclusive por meio de tablets e smartphones.

Fature mais

Até aqui você viu que a diversificação dos pagamentos significa menos desistências e menor risco de inadimplência e fraudes, além de maiores índices de satisfação dos clientes que contarão com comodidade e inovação. Na prática, o que isso quer dizer? Mais vendas e melhores resultados de faturamento!

Quais dessas formas você já utiliza em seu negócio? Qual das vantagens chamou mais sua atenção? Deixe aqui suas impressões! Queremos saber sua opinião!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.