5 motivos para oferecer formas de pagamento online

Pagamento onlineQuem possui um negócio na internet sabe que é muito importante oferecer aos seus clientes os mais diversos métodos de pagamentos. Contudo, os pagamentos online têm se mostrado uma boa alternativa tanto para o empreendedor, quanto para os clientes. Existem empresas brasileiras, como Moip e Pagseguro e também multinacionais como oPayPal, operando como intermediadores de transações no mercado.

Vamos conhecer algumas das vantagens desses sistemas.

Segurança para o cliente

Esse é o primeiro item da nossa lista, pois a segurança pode ser considerada a principal vantagem dos pagamentos online. Quem costuma fazer compras online, sabe que é muito arriscado inserir dados pessoais e de cartão de crédito em sites pouco conhecidos.

Algumas lojas operam exclusivamente na internet, o que muitas vezes não transmite confiança ao cliente. É bem mais fácil comprar na loja online de um estabelecimento que ele já conhece e foi bem atendido. Portanto, por mais que a loja apresente selos de segurança, sempre existe aquele medo dos dados serem roubados durante a transação ou do empreendedor agir de má fé com a base de dados que possui. Afinal, ter um cartão clonado pode dar uma enorme dor de cabeça.

Os pagamentos online acabam com esse problema, o receio de comprar, uma vez que armazenam os seus dados de pagamento em um ambiente seguro. Como o dinheiro é liberado pela intermediadora, o lojista nunca vai ter acesso aos dados dos clientes.

Facilidade pra comprar

O fato dos sistemas de pagamento online centralizarem os dados dos clientes oferece outra grande vantagem: fica mais simples realizar compras na internet. Não é preciso preencher formulários enormes de cadastro em cada site que for visitado.

Ao fazer a check-out da compra na loja, bastará ao cliente selecionar o método de pagamento online. Uma tela de login no sistema da intermediadora aparecerá e o site solicitará a aprovação da compra. Simples, rápido e seguro.

Agilidade na liberação do pedido

Outra grande vantagem desse método de pagamento é o fato da compra ser liberada na hora. Antes de enviar o pedido para o cliente, os lojistas precisam confirmar o pagamento da compra.

Em métodos convencionais essa liberação pode demorar dias. Com o pagamento online, a intermediadora aprova a transação com a operadora de crédito e a compra é efetivada em poucos minutos. Isso agiliza o envio da mercadoria ou da liberação do serviço.

Várias formas de pagamento numa só conta

Essa característica é uma vantagem para o cliente e também para o empreendedor digital. Alguns serviços de pagamento online oferecem métodos alternativos ao cartão de crédito, como boleto e depósito bancário. Além disso, eles podem facilitar o parcelamento das compras e o empreendedor define se o pagamento dos juros será feito por ele ou pelo cliente.

Para o cliente é vantajoso pois evita aquela questão dos longos cadastros. Para o lojista ou empreendedor é uma maneira de centralizar os recebíveis, não importando sua origem. As transações realizadas pelo método de pagamento online serão liberadas em uma só conta para o empreendedor. Isso facilita o gerenciamento.

Possibilidade de cancelamento da transação

Imprevistos sempre acontecem. Alguns problemas podem aparecer e inviabilizar a concretização do negócio. Se o cliente, por algum motivo, se sentir lesado ao fazer negócio com você, ele pode pedir para a intermediadora o dinheiro de volta.

A maioria das operadoras de pagamentos online libera os valores ao empreendedor após um determinado período, em geral, duas semanas. Durante esse tempo, o cliente tem o poder de cancelar a compra caso não receba o produto ou o serviço. Essa garantia é uma maneira de conquistar ainda mais a confiança do cliente.

Pagamentos online são forma simples, rápidas, cômodas e seguras de realizar transações financeiras na internet. Apesar das vantagens para você e para o cliente, quem ganha é a sua marca, que se mostra disposta a oferecer o melhor serviço em todos os sentidos.

pagamento online

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.