Vida de profissional autônomo: motivos para estar presente na internet

Profissional autônomoA internet disponibiliza diversos recursos para os empreendedores que buscam agilidade e praticidade ao gerenciar um negócio, prospectar clientes e ainda fazer estratégias de marketing. O resultado de estar presente atuando em várias frentes como site, blog, redes sociais, e-mail marketing e anúncios é a maior interação, pulverização de conteúdo, menor tempo de resposta a investidas de marketing e possibilidade de monitorar seu desempenho em números reais entre quantidade de acessos e conversões em vendas. Estar online pode fazer muita diferença para sua empresa, visto que a maioria das pessoas está sempre conectada.

Gostou do assunto? Saiba por que estar presente na internet, usando bom senso, pode trazer muitos benefícios para o seu negócio.

Conheça melhor seu público-alvo

Monitorando o perfil de quem acessa suas mídias de internet é possível saber qual dos planos que você oferece merece maior investimento em personalização e focar suas estratégias de marketing de forma mais eficiente. Juntamente com um bom CRM (Customer Relationship Management) você obterá preciosas informações sobre seus clientes em potencial.

Fale de seu serviço a quem quer ouvir

O profissional que deseja atrair clientes não pode subestimar o poder das redes sociais. Diferentemente do anúncio, é um ambiente em que o cliente aceita receber seu conteúdo, ou seja, ele mesmo provoca um contato valioso quando se torna fã de sua página.

Para ter as redes sociais como aliadas é preciso marcar presença nos interesses dos clientes em potencial, seja através de comunidades e grupos de discussão ligados a sua área de atuação, seja encontrando perfis que tenham afinidade com o seu serviço.

Além das redes sociais, também aposte em um blog! Falar do seu nicho sem fazer propaganda do seu serviço atrai muitas pessoas que buscam aquele conteúdo. Após notarem que você é uma autoridade no tema, certamente se sentirão mais inclinadas ao contratá-lo.

Tanto nas redes sociais como em um blog, preocupe-se em produzir conteúdos interessantes que gerem curiosidade e vontade de saber mais. Uma vez que alguém se interessou por uma postagem a ponto de clicar para ler mais e foi direcionado para o seu site, cabe a você conduzi-lo até seu objetivo principal, que é a venda do seu serviço. Se você oferece algum material gratuito, aposte nele para chamar atenção para os seus demais produtos.

Conte com anúncios mais eficazes para conquistar clientes da concorrência

Lançar mão de ferramentas como Social Ads fazem com que seu anúncio fale diretamente com seu público alvo, pois segmentam a visibilidade de acordo com perfil, localização, faixa etária, interesses e área de atuação do usuário. Anunciar em Social Ads no Facebook ou no Linkedin é uma excelente forma de alcançar, inclusive, clientes que curtiram páginas de seus concorrentes.

Considere também investir em veiculação de anúncios do seu site em links dentro de outros blogs e sites de maior visibilidade. Isso fará com que seus índices de tráfego aumentem, além de colocá-lo em melhores posições nos buscadores.

Garanta o aumento de clientes com o e-mail marketing

E-mail marketing é um importante gerador de tráfego e alavancador de índices de conversão. Também aqui é preciso ter cuidado com com apresentação, layout, atrativos e conteúdo. Atrelar um teor relevante, informativo ou uma novidade sobre a área de atuação do sue negócio a um banner bem planejado aumentam as chances de que um cliente queira dedicar algum tempo lendo seu conteúdo no site. Cuidado com a gafe de disparar e-mails em quantidade exagerada, arquivos pesados demais ou sem uma opção de Output.

Na era da informação rápida, os textos longos ou formais demais não são tão populares quanto os conteúdos simples e diretos. Os usuários querem soluções instantâneas, as pessoas vivem com pressa e seus clientes não são diferentes. Por isso, aproveite os benefícios da internet, mas não se iluda com a aparente facilidade de comunicação. Muito cuidado para não produzir conteúdo desinteressante, repetitivo ou com informações erradas. Sabendo disso, é hora de colocar tudo em prática  e mostrar o seu empreendimento para milhares de pessoas!

Como você utiliza a internet para promover o seu negócio? Conte para gente!

Profissional autônomo

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.