Vendedora de maquiagem: 9 dicas de marketing para você

vendedora de maquiagem

O marketing é imprescindível para qualquer negócio, já que é a partir dele que as pessoas passam a conhecer seus produtos e serviços. E essa realidade não seria diferente para a vendedora de maquiagem, que precisa ter uma vasta rede de contatos para a manutenção do andamento de suas operações e a preservação de seu faturamento no azul.

Você pode achar complicado, mas, na verdade, é bem simples traçar uma estratégia de marketing para a venda de seus cosméticos. Basta parar um pouco para pensar no perfil da sua clientela e investir uma parte do seu tempo no planejamento e na prática de ações específicas de divulgação. Quer saber como? Então confira agora mesmo nossas dicas:

Atendimento personalizado

Assim como cada pessoa tem um tipo de pele, cada um possui, também, um perfil próprio. Há quem prefira uma maquiagem mais discreta e há as mais ousadas, que gostam de muita cor e brilho. Conhecer essas preferências para poder ofertar produtos que realmente atraiam suas consumidoras torna seu trabalho mais fácil e otimiza o tempo de atendimento e venda. Se você oferta um batom super vermelho para alguém que só usa gloss, certamente terá mais dificuldades em fechar a venda.

Oferta de brindes

Oferecer presentinhos para suas consumidoras — ou potenciais clientes — é uma demonstração de cuidado que não costuma passar despercebida. E se você as presenteia com uma amostra grátis de algum produto, por exemplo, acaba dando às compradoras o benefício de poderem experimentá-lo antes de efetivamente decidirem pela compra.

Demonstrações dos produtos

Organizar reuniões com pequenos grupos significa criar ótimas oportunidades para que você possa demonstrar algumas técnicas de maquiagem e apresentar novos produtos. Muitos outros negócios podem sair de um desses encontros — você pode, inclusive, receber convites para fazer a maquiagem de alguma noiva, por exemplo.

Recompensa às clientes fiéis

Dar um bônus para uma cliente habitual, visando valorizar a parceria, é de bom tom e surte resultados ótimos. Conquistando uma cliente você acaba atraindo algumas de suas amigas. E, como você deve bem saber, o boca a boca é, sem dúvida, a melhor forma de se fazer marketing.

Participação em eventos

Participar de eventos proporciona visibilidade para você e faz marketing automático a seu favor. Se for participar de uma feira como expositora, por exemplo, vista-se adequadamente e ofereça seus produtos sem pressionar os visitantes do seu stand. É bom reforçar que um bom relacionamento com os clientes conta mais do que uma venda imediata, pois acaba trazendo, posteriormente, vendas periódicas.

Perfil nas redes sociais

O poder de disseminação e visibilidade das redes sociais está, definitivamente, a seu favor. São milhares de pessoas buscando produtos de beleza e cosméticos na rede. Não deixe, portanto, de criar, pelo menos, um perfil no Facebook e uma conta no Instagram. Lembre-se de que no Facebook é possível integrar plug-ins para vender on-line, um verdadeiro diferencial para seu negócio.

Publicações em um blog

Manter um blog com dicas de beleza aumenta sua reputação na rede e acaba revertendo meras visitas em vendas. Produza conteúdo de qualidade, espelhando-se em profissionais do ramo da beleza para trazer dicas inéditas, e aproveitando para mencionar os benefícios dos seus produtos.

E-mail marketing

Se você tem um bom relacionamento com a sua rede de contatos, pode usar o e-mail marketing como mais uma forma de divulgação do seu trabalho. É possível contar com ferramentas de disparo de e-mail gratuitamente, aumentando ainda mais o alcance das suas ações.

Produção de tutoriais

Existem na internet milhares de vídeos que se propõem a ensinar as pessoas a fazerem maquiagens arrojadas, para as mais diversas ocasiões. A busca pela informação é super facilitada e não há nada melhor do que um passo a passo em vídeo para aprender a fazer maravilhas em forma de maquiagem, não é mesmo?

Agora que você já sabe como proceder, comente aqui e nos conte: por onde pretende começar? Já praticava alguma dessas ações antes? Compartilhe conosco suas experiências e sugestões! Participe!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.