API: Quais são as vantagens de usá-la em sua empresa

APIAs APIs, também conhecidas como Interfaces de Programação de Aplicativos, estão ganhando cada vez mais espaço no contexto corporativo, o que não é de se estranhar, já que as funcionalidades e vantagens delas são inúmeras.

Uma API é o conjunto de padrões de programação que permite a construção de aplicativos e softwares, cujos detalhes não ficam evidentes para o usuário final. Isso significa que as APIs operam de forma discreta no sistema, porém, não menos eficiente.

A partir das APIs, os aplicativos dialogam entre si, sem a intervenção e nem mesmo o  conhecimento dos usuários. Um bom exemplo é a interação entre os e-commerces, os bancos e operadoras de cartão. Ao efetuar o pagamento, antes que a transação seja confirmada, a API envia os dados do cartão para um aplicativo remoto, que por sua vez confirma se a compra é válida. Isso tudo acontece dentro de pouquíssimo tempo, com segurança e sem o cliente se dar conta processo.

Atualmente as APIs se configuram como excelentes ferramentas no mundo dos negócios, inclusive nas startups, já que a maioria das empresas em fase de desenvolvimento contam com a inovação tecnológica como diferencial. Veja a seguir algumas vantagens de implantar APIs na sua empresa, certamente você não vai se arrepender!

Alto poder de integração

As APIs possibilitam a integração e interação de aplicativos e softwares de forma simplificada. As Interfaces de Programação vieram para mudar a maneira como as empresas adquirem e compartilham informações, fazendo com que a interconexão e interdependência de dados forneçam uma visão geral do negócio.

A proposta da API é oferecer o máximo de conteúdo e informação em um ambiente digital prático e funcional. As APIs acessam e expõem  diferentes tipos de informações, sejam elas internas ou externas, individuais ou agrupadas, mas sempre de modo controlado, sistematizado e seguro.

Otimização da gestão interna

As APIs melhoram o nível de gestão interna, interferindo diretamente na forma que as empresas são dirigidas e monitoradas. Boa parte das APIs gera relatórios personalizados automaticamente, apresenta ferramentas de gerenciamento, dentre outras funcionalidades que enriquecem a gestão e ajudam a definir estratégias de ação.

Especificamente no que diz respeito à gestão de TI em uma empresa, as APIs auxiliam no sentido de fornecer informações seguras, criar uma base de dados sólida, além de permitir o controle mais amplo do negócio, não só em termos de comunicação e tecnologia, mas também em termos financeiros.

Viabilização de parcerias

O mundo dos negócios não é estático e justamente por isso que as empresas devem ficar cada vez mais conectadas às novas tendências tecnológicas. A API é uma que veio para ficar, afinal, dentre outras vantagens, gera boas oportunidades de negócios e viabiliza parcerias.

Esse é o caso das empresas que fazem acordos comerciais com intermediadoras e gateways de pagamento, por exemplo. Há também as parcerias entre blogs e sites de busca, redes sociais e provedores, dentre outros. Não há limites!

Customização dos serviços

Uma das principais vantagens da implantação de APIs nas empresas, é a possibilidade de oferecer serviços e produtos personalizados para o usuário final. Através da integração das aplicações, é fácil obter informações sobre o usuário sem que ele tenha que preencher nenhum formulário.

Apenas com os dados que já constam na rede, as APIs são capazes de traçar o perfil de consumo dos usuários e assim, aumentar a capacidade de customização da empresa. Em síntese, utilizando as APIs, a empresa tem acesso aos hábitos e preferências dos usuários. Não é incrível?

E você? Já descobriu como as APIs podem ajudar a sua startup? Que tal começar a pensar nisso?

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.