Tecnologia para a pequena empresa: veja como ela pode ajudar

Man hands using tablet pc. Wire-frame buildings on touch screen. Virtual elements near computer

Como a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, hoje já é possível desfrutar de uma série de recursos que facilitam enormemente o dia a dia tanto das pequenas como das médias e grandes empresas, o que vem levando uma boa parcela de empreendedores a fazerem investimentos na área e ganharem com isso muitos benefícios.

Entre os principais benefícios observados pela adoção de tecnologia nas PMEs está a redução de custos operacionais, que podem chegar a impressionantes 40%! E como redução de custos com uma boa administração inevitavelmente leva a crescimento, aí está um indicador extremamente significativo para aquelas PMEs que ainda não realizam esse tipo de investimento.

Mas e sua empresa, por acaso está atualmente avaliando um possível investimento em tecnologia? Pois então fique atento a este post, pois vamos contar como algumas das tecnologias mais utilizadas nas PMEs podem ajudá-lo na prática! Vamos lá?

ERP: gestão integrada e à prova de falhas

O ERP — ou Enterprise Resource Planning — é um software de gestão empresarial que concentra todas as informações da sua empresa em um único lugar. Assim, desde o financeiro até o RH, passa-se a ter todos os dados armazenados com segurança, promovendo uma verdadeira otimização de processos e tornando sua equipe mais ágil no atendimento às demandas do mercado.

Com o ERP se ganha tempo pela eliminação de retrabalho nos setores, uma vez que o fluxo de comunicação entre eles passa a funcionar perfeitamente. Dessa forma, todos os departamentos recebem as informações de que necessitam para executar seu trabalho no mesmo momento em que elas são lançadas no sistema. Evita-se, assim, a ocorrência de falhas humanas e se mantém o conhecimento da empresa em completa segurança.

CRM: cuidado no atendimento ao cliente

Assim como o ERP, o CRM — ou Costumer Relationship Management — é um software de gestão do relacionamento da empresa com os clientes, por meio do qual se concentra tudo o que sabe sobre eles em um único lugar, podendo resgatar, a qualquer momento, informações precisas sobre como está o andamento de qualquer negociação.

Com o CRM você pode, ainda, gerir seus prospects e leads de maneira muito mais eficiente e estruturada, contribuindo para que seu time de vendas seja cada vez mais assertivo nas abordagens, a fim de conquistar um maior número de vendas em menos tempo.

Marketing digital: maior alcance para sua comunicação

O marketing digital vem se revelando como um excelente investimento em tecnologia para as PMEs, pois permite que se avance com suas estratégias de marketing e vendas na internet com segurança e a um custo bastante acessível. Com o marketing digital é possível segmentar suas mensagens e atingir leads mais qualificados, estreitar o relacionamento com os clientes e divulgar produtos e serviços de forma rápida e certeira, com a garantia de que seu investimento em tecnologia voltará com taxas de crescimento bastante atrativas.

Cloud computing: gerencie sua empresa de onde quer que vá

O cloud computing — ou a computação na nuvem — atualmente é uma tecnologia simplesmente indispensável para as PMEs, uma vez que permite que se acesse outras ferramentas — como o ERP e o CRM — de onde quer que de esteja, bastando, para isso, ter acesso à internet. Já existem diversos softwares hospedados na nuvem que permitem que você faça a gestão da sua empresa com facilidade e segurança, promovendo backups constantes e atualizações essenciais para seu investimento em tecnologia sem precisar pagar mais por isso.

Agora comente aqui e nos conte: seus atuais investimentos em tecnologia contemplam algum desses recursos? Em sua opinião, que outra tecnologia parece ser indispensável para uma PME nos dias de hoje? Compartilhe suas impressões e experiências!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.