Saas como produto, confira este checklist para o lançamento

saasVocê trabalhou meses planejando seu negócio, escrevendo páginas e mais páginas de estratégias. Estruturou seu primeiro layout. Conversou com futuros possíveis clientes. Ouviu sugestões de amigos e familiares. Montou um time. Desenvolveu toda a ferramenta. Com um pouco de sorte, já levantou capital com investidores. Agora chegou a hora de lançar seu serviço para o mundo comprar, usar e compartilhar. Mas por onde começar? O que é preciso para lançar um produto?

Na verdade, você não deve pensar nessas ações como uma lista a ser cumprida. Veja as ações como uma estratégia completa de lançamento. Isso fará com que você não apenas tenha divulgado seu produto, mas também colete informações com seus primeiros clientes sobre qual futuro você deverá dar para a sua startup Saas.

Defina como o usuário vai chegar até você

Você já tem um público-alvo bem definido? Existe uma maneira de segmentá-lo? Como você pretende criar visibilidade para o seu lançamento? Como trazer os primeiros cliques? Alguma parceria em vista?

 As redes sociais facilitam os primeiros passos de um novo produto Saas. O processo de viralização hoje em dia é muito mais barato do que alguns anos atrás. Portanto, preocupe-se em estar presente nas redes sociais. Não apenas no dia do lançamento, mas antes e depois. Estabeleça um diálogo com seus primeiros clientes ou usuários. Se você tiver dinheiro, contrate uma boa assessoria de imprensa. Ela irá te ajudar a divulgar sua empresa através de canais que concentram mais o seu público.

 Garanta que os clientes estarão em contato

Seu processo de cadastro é simples? Há muitas barreiras para o uso? Está claro onde seu usuário precisa clicar?

Pessoas não gostam de preencher grandes formulários no primeiro contato com um novo produto ou serviço. Então facilite oferecendo outras opções. O cadastro através da API do Facebook é um dos mais usados hoje e já te dá todas as informações necessárias com apenas um clique. Isso elimina muitas barreiras de entrada para o seu novo cliente. Também evite pedir o número do cartão de crédito no primeiro contato. Como você é uma empresa nova aos olhos do cliente, ele não quer confiar seus dados bancários a você agora.

 Esteja pronto para oferecer um bom serviço

De quantos cliques seu usuário precisa para ver algum resultado? Esse fluxo está claro para ele?

 Se seu serviço demorar muito para oferecer algum benefício para o usuário ele tende a sair e não voltar mais. Saas como o Dropbox demonstram seus benefícios logo que você entra na plataforma. Então procure evitar que seus primeiros usuários precisem de muitas ações para ter algum resultado. E esteja seguro de que esse fluxo está claro para eles. Ofereça tutoriais, vídeos com passo-a-passo, botões de ajuda. Qualquer coisa que faça com que seu usuário permaneça na plataforma.

Pense em manter clientes

 O que fará com que seu primeiros usuários voltem? Por que alguns clientes abandonam seu serviço?

Se a sua proposta de valor estiver ao alcance do seu público-alvo, você não terá problemas graves com abandonos. Mas mesmo os melhores serviços são deixados de lado por alguns usuários. Procure entender os motivos, seja o design do seu site, os textos ou um preço muito mais alto do que o praticado pela concorrência. Isso também influenciará na permanência dos usuários dentro da plataforma.

Tenha sempre em mente que seus usuários darão sugestões importantes de melhoria. E que tais melhorias poderão trazer mais clientes.

Seu blog deve estar pronto para o lançamento

Sua startup Saas tem um blog? Ele está atualizado? Ele já é referência no problema que você quer resolver?

Um blog é um dos ativos mais valiosos de uma startup. Provavelmente você precisará passar domingos escrevendo mensagens até ter dinheiro suficiente para contratar uma equipe de marketing. E mesmo assim você pode levar de 6 a 12 meses para ter alguma tração no blog. Isso é normal. Concentre-se num conteúdo que ajude as pessoas a resolverem seu problemas que os bons resultados virão.

Apresentamos um checklist que você deve resolver antes de lançar seu produto. Se você trabalha com um modelo freemium terá que se dedicar também a testar seus preços diante dos praticados pela concorrência, comparando o que você e eles oferecem.

 Você não precisa ter a resposta pra tudo, mas algumas perguntas te darão hipóteses claras e isso te ajudará a testar, validar e mudar seu produto durante todo o percurso após o lançamento. E lembre-se que lançar um produto Saas é o primeiro de muitos passos para conquistar clientes para sua startup!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.