Profissional autônomo: como evitar a perda de clientes

Profissional Autônomo

O microempreendedor, ao contrário de um funcionário efetivo, que trabalha vinculado a uma empresa, depende integralmente dos seus clientes para se manter no mercado. Por isso, tão importante quanto um marketing eficaz para conquistar novos clientes é o microempreendedor trabalhar de forma excelente para não perder os que já tem. Aliás, investir na fidelização de consumidores para que eles não partam para a concorrência envolve muito menos custos do que atrair novos. Portanto, você não pode deixar de investir nessa área.

Veja a seguir as cinco ações básicas que você precisa ter como profissional autônomo, a fim de garantir que seus clientes continuem totalmente satisfeitos com seu atendimento e seus produtos ou serviços.

Invista em um atendimento personalizado e de qualidade

A maioria dos clientes procura outro profissional para atendê-lo quando são atendidos de forma indiferente ou sem qualidade. Portanto, fornecer um atendimento exemplar é fundamental para o microempreendedor.

Em primeiro lugar, esteja sempre disponível para seus clientes, via e-mail, telefone, redes sociais e nunca os deixe esperando muito por um retorno. Quando acordar algo sobre prazos, valores e serviços, sempre cumpra o prometido, para que o cliente tenha certeza de poder contar com você como profissional.

Além disso, trate cada um dos seus clientes de modo especial, personalizado. A tendência de padronizar os atendimentos é grande, pois economiza tempo às vezes, mas coloca em risco a satisfação do seu cliente. Portanto, conheça cada um de seus clientes, suas preferências e necessidades e atenda-os conforme o perfil de cada um. No caso de você atender a muitas pessoas, monte uma planilha ou outra forma de organização em que possa registrar os detalhes de cada cliente, os atendimentos realizados e como querem ser tratados.

Verifique a satisfação do cliente

Quando você trabalha em uma organização, normalmente há colegas e chefes que dizem como você está se saindo e o que precisa ser melhorado. No trabalho como autônomo, entretanto, você não tem este amparo e, por isso, as únicas pessoas que podem dizer se você precisa melhorar algo são seus clientes.

Dessa forma, não espere perder algum cliente para notar uma falha nos seus serviços. Invista em pesquisas de satisfação com alguma frequência e solicite sugestões de melhorias.

Você pode fazer isso pessoalmente, por telefone ou e-mail, ou ainda por formulários eletrônicos e anônimos. A forma de colher estes dados dependerá de como é seu relacionamento com cada cliente. Mas o essencial é que você dê a eles a chance de informar qualquer insatisfação ou desejo de melhoria. Assim, você terá a oportunidade de reconsquistar o cliente que não estiver satisfeito e, ainda, melhorar seu atendimento.

Conheça a concorrência e promova seu diferencial

Em todas as áreas, novos concorrentes surgem diariamente e, se um deles fizer uma propaganda melhor, oferecendo mais vantagens do que você, seus clientes de anos podem acabar sendo conquistados. Por isso, é indispensável que você monitore a concorrência frequentemente.

Com essa prática, você descobrirá o que o seu concorrente está oferecendo e quais são seus pontos fortes. E, assim, será possível criar estratégias, como promoções e novos serviços, para não deixá-lo ganhar espaço junto aos seus clientes. Também é importante que você conheça tudo o que os concorrentes oferecem, para promover diferenciais no seu atendimento e destacá-los. Se você verificou que todos os concorrentes oferecem prazos semelhantes de entrega, você pode possibilitar prazos melhores ou diferenciados para clientes fiéis.

Lembre-se de que seus clientes são o bem mais importante do sue negócio. Portanto, não deixe de se atentar para essas atitudes e assegure o seu espaço no mercado como microempreendedor.

O que você faz para evitar a perda de clientes? Deixe seu comentário.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.