Perfil empreendedor: Gustavo Caetano, da Samba Tech

Perfil Empreendedor

Foto: Divulgação

Um dos 10 empresários na lista do prêmio Inovador com Menos de 35 Anos, do MIT Technology Review, Gustavo Caetano aprendeu cedo o que era superação e utilizou esse aprendizado para se tornar referência em empreendedorismo de sucesso. Acompanhe agora sua história e se inspire neste perfil empreendedor para transformar o mundo!

O Gustavo

Abusando de um estilo inovador e ousado, Gustavo Caetano sempre alimentou o sonho de ser o CEO de uma grande empresa. E isso, de fato, veio a acontecer. O detalhe é que ele não se tornou o CEO de qualquer empreendimento, ele construiu seu próprio império.

Sua carreira como empresário se iniciou quando desenvolveu uma plataforma para a comercialização de jogos para computadores. Contudo, com tecnologia terceirizada e as dificuldades da época — como internet lenta e valores altos para o produto —, o negócio acabou não dando certo. Após digerir o fracasso de iniciante, Gustavo teve um insight no momento em que a Google negociava a compra do YouTube, percebendo que os vídeos eram o futuro da comunicação digital. E esse foi o início da Samba Tech.

A Samba Tech

O YouTube, sem dúvida, foi uma revolução para a nossa época, e o interesse da Google na plataforma só comprovou a tendência de que os vídeos se tornariam uma grande cartada para o mundo digital. Seguindo a tendência que se desenhava, Gustavo Caetano decidiu investir em uma plataforma de armazenamento e distribuição de vídeos neutra, que pudesse ser utilizada por qualquer empresa, para os fins mais diversos.

O negócio deu tão certo que hoje a Samba Tech disponibiliza mais de 100 milhões de vídeos por mês, gerando relatórios que medem e avaliam a audiência de cada mídia de maneira altamente segmentada. A plataforma já, inclusive, ultrapassou fronteiras, angariando clientes em toda a América Latina.

A ousadia

Ninguém nasce empreendedor por completo. Essa competência pode — e deve — ser desenvolvida ao longo da vida. E Gustavo Caetano sabe bem disso. Com um olhar altamente clínico para soluções inovadoras, Gustavo já inaugurou, depois do sucesso da Samba Tech, duas outras empresas do grupo — a Samba Ads e a Adstream Samba. A primeira trabalha com a distribuição de vídeos on-line e a segunda tem seu foco voltado para o envio de vídeos publicitários por meio de uma plataforma própria, agilizando o trabalho de agências e TVs.

O olhar no futuro

Ao construir uma carreira sólida de empreendedorismo e inovação, Gustavo Caetano não deixou de ter seu olhar voltado para o futuro e as tendências de mercado, cada vez mais voláteis. Com três empresas para gerir, a solução foi criar uma holding, a Samba Group, que tem como objetivo duplicar o faturamento do grupo nos próximos anos.

O preparo

Talento, ousadia e dinamismo foram essenciais para o sucesso de Gustavo Caetano. Ele preparou um background sólido para vencer os desafios: investiu em capacitação. Além da graduação, ele buscou cursos no exterior, voltando sua formação acadêmica para o setor que, um dia, seria sua casa: o empreendedorismo. E não parou por aí. Está constantemente participando de eventos, cursos e treinamentos avançados para se manter atualizado e poder contribuir para o crescimento dos seus negócios.

Empreendedores como o Gustavo Caetano devem servir de inspiração para que outras pessoas invistam em seus sonhos e cheguem até onde ele chegou. Você também se inspirou com essa trajetória de sucesso? Compartilhe conosco sua própria história e sirva você também de modelo para os leitores!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.