Organize a rotina do seu negócio com 5 dicas simples

Busy partners

Para que uma empresa consiga sobreviver nesse mar de aberturas e fechamentos de organizações em que nos encontramos atualmente — gerando, claro, os lucros esperados —, são os pequenos processos do dia a dia que realmente contam. E foi pensando nisso que resolvemos selecionar, neste post, 5 dicas simples para você organizar melhor suas tarefas no trabalho e, como consequência, aumentar seus resultados. Então confira agora mesmo:

Planeje-se com antecedência

É comum que tanto gestores como equipes acabem deixando muitas coisas para a última hora, não é mesmo? Para que se consiga cumprir adequadamente metas e atingir bons resultados, é preciso elaborar um planejamento minucioso, já que é nessa etapa que o modo como se alcançará tais objetivos — sejam eles quais forem — será definido.

Ao elaborar o planejamento, faça-o juntamente com sua equipe, gerando uma maior interação entre o grupo, fazendo com que eles se sintam partes importantes da organização. Esse tipo de estratégia gera resultados infinitamente melhores do que entregar um planejamento já pronto para os funcionário, esperando que eles simplesmente o executem.

Saiba delegar e priorizar tarefas

O bom gestor é aquele que sabe que não só não pode como não deve fazer tudo sozinho. Consequentemente, é aquele líder que sabe delegar funções. É preciso ter fé na equipe e na capacidade dos indivíduos que a integram, dividindo as tarefas da forma como for mais adequada ao talento de cada um.

Nesse contexto, aconselhe os colaboradores a priorizarem determinadas tarefas a partir de critérios de ordem de importância, de urgência ou de extensão dos prazos. Lembre-os de que quando se dá demasiada atenção para tópicos nos momentos errados, acaba-se atrasando todo o serviço por pura falta de organização.

Determine prazos para tarefas

Ao elaborar metas ou começar a definir projetos, é importante que já se determine prazos, pois tarefas sem datas de entrega devidamente estipuladas tendem a ser deixadas em segundo plano quando pesadas contra outras obrigações.

Prazos são extremamente importantes tanto para a elaboração quanto para a devida execução de todo e qualquer trabalho. Ao saberem quanto tempo ainda resta para a entrega de um ou outro projeto, os executantes irão se programar para finalizá-los dentro do prazo, de acordo com suas respectivas agendas.

Meça desempenho e resultados

Para organizar as atividades no trabalho, não basta apenas se planejar, definir prazos e delegar tarefas. Também é preciso criar ferramentas para analisar se essas metas foram devidamente cumpridas e se os processos para seu cumprimento tiveram desempenhos satisfatórios. Controlar de perto resultados e desempenhos é simplesmente imprescindível para que se mantenha a boa rotina do negócio.

Controle minuciosamente as finanças

Muitas pequenas e médias empresas têm um controle financeiro simplesmente caótico, não lançando despesas e receitas como se deveria. Aí o controle de caixa parece mais um “descontrole” de caixa. Situação totalmente inaceitável e incompatível com expectativas de crescimento.

Fato é que, para uma organização exibir bons resultados, é necessário manter uma rotina muito bem definida, por meio da qual exista organização os processos sejam bem estabelecidos. E um dos meios de se obter isso é ter um controle financeiro simplesmente impecável.

Organizar a rotina de uma empresa é tarefa relativamente simples, mas extremamente necessária para o bom funcionamento da organização, a fim de que ela apresente melhorias nos processos para melhorar também os resultados.

Agora comente aqui e nos conte: você tem uma rotina de negócios bem definida? Como conseguiu implementar essa ordem? Compartilhe suas experiências conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.