O guia definitivo do marketing pessoal para o profissional autônomo

O guia definitivo do marketing pessoal para o profissional autônomo

Se você é empreendedor autônomo certamente está cansado de saber que precisa lidar com restrições em termos de verbas para publicidade e marketing, não é verdade? Muitas vezes é simplesmente impossível gastar muito do orçamento com ferramentas de divulgação de seu trabalho, certo? Pois saiba que, ainda assim, não é nada aconselhável negligenciar essa área. Mas será que tem como economizar no marketing pessoal realizando um trabalho simples, porém eficiente? Confira agora mesmo nosso post e descubra:

O poder do cartão profissional à mão

Jamais saia de casa sem um cartão pessoal, com os dados mais importantes sobre você e seu trabalho: e-mail, função, telefone, site e endereço profissional. E como hoje em dia há diversas formas de fazer um cartão pessoal, que podem ir desde uma gráfica top de linha até a própria impressora de casa, não há desculpas! Lembre-se de que, como você nunca saberá com quais clientes em potencial encontrará na rua, é sempre bom andar prevenido, com o cartão no bolso e um sorriso no rosto.

As mil e uma possibilidades do LinkedIn

Outra forma de levar suas informações e seu currículo aos ouvidos de clientes em potencial é por meio doLinkedIn, uma espécie de rede social profissional, na qual empreendedores, empresários e outros profissionais das mais diversas áreas incluem sua formação, um resumo de suas habilidades e lugares onde já trabalhou. Isso sem contar que nessa rede é possível participar das mais relevantes discussões e ampliar infinitamente seu networking, o que é sempre uma boa ideia!

A aproximação pelo site

Hoje em dia, muitas das pesquisas em busca de profissionais, independentemente de sua área de atuação, é realizada on-line. Por essa razão, é mais que importante que o profissional autônomo esteja presente na internet, nas redes sociais ou com a ajuda de um site próprio. E criar um site pessoal é mais fácil do que você imagina, viu? Isso pode ser feito gratuitamente, por meio de plataformas como oWordPress, bastando escolher um modelo pronto e incluir ali suas informações.

O foco no atendimento ao cliente

Parte do marketing pessoal começa já no período pré-venda, quando o cliente o procura para saber mais informações sobre seus serviços e pedir um orçamento. Nessas horas é imprescindível que você aja com simpatia, rapidez e educação, afinal, não há nada pior para um cliente do que ter dificuldades para entrar em contato com você antes mesmo de ter optado pela contratação de seus serviços, não concorda? Lembre-se de manter o foco nessa relação, afinal, sem ela nem sequer há negócio!

A importância do cuidado com a própria imagem

O profissional autônomo jamais deve deixar de lado a própria imagem, uma vez que, no fim das contas, você é a representação do seu negócio e do seu capital, sendo necessário que clientes vejam em você um profissional sério, que está sempre asseado e que procura passar uma imagem confiável.

O segredo do planejamento

Uma das dicas mais valiosas sobre marketing pessoal é saber exatamente onde se quer chegar em termos profissionais. A partir do estabelecimento de objetivos concretos — como o número de clientes fixos, a rentabilidade de suas atividades, entre outros fatores —, é possível tratar estratégias concretas para atingi-los, seja por meio de ações direcionadas de marketing ou por meio do networking na área onde pretende atuar. O importante é ter um direcionamento profissional desde o princípio, para não se dispersar ou deixar empecilhos bloquearem a conclusão da meta final.

Viu como não é nada complicado? Pronto para melhorar seu marketing pessoal ou ficou ainda alguma dúvida sobre o tema? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.