muito FOGO, pouca água!

772607__water-and-fire_p

 

Na ultima quinta-feira dia 6 de agosto, o banco central anunciou que voltará a intervir na cotação do dólar através de operações de swap cambial. Após a moeda americana atingir R$3,50 e demonstrar forte valorização não somente frente ao real, mas em comparação a outras moedas internacionais como o Euro, chegando próximo a paridade (1 Euro = 1 dólar).

Com a recuperação da economia americana e a piora no cenário doméstico brasileiro, essa relação entre o dólar e o real tende a piorar, a noticia ruim é que o custo dessa operação acaba sendo incorporado as despesas com juros da divida pública, piorando o cenário das contas do governo, que já não estão bem.

É como tentar apagar uma fogueira com um copo da água, não é eficiente, a água acaba evaporando antes mesmo de tocar a base do fogo, não fizemos nossa lição de casa quando a vaca estava gorda, agora pagaremos o preço pela displicência dos nossos governantes.

Calma, pode piorar, e muito! Com o enfraquecimento das contas do governo e a perda de valor do real, o Brasil corre o risco de perder o grau de investimento (corte no rating), o que traria uma fuga de capital estrangeiro, encarecendo ainda mais a moeda americana frente ao real, estamos numa sinuca de bico, antes tivéssemos feito a lição de casa, agora vamos direto pro exame final!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.