Marca pessoal no Instagram: Guia para Autônomos

Quem empreende, sabe: a reputação, o quanto as pessoas te conhecem, é algo que conta muito para que clientes decidam entre adquirir o seu serviço ou não. Por isso, trabalhar a sua marca pessoal é muito importante!

Como fazer isso se você é um profissional autônomo?

Utilizar o Instagram é uma excelente alternativa, já que você pode utilizar a plataforma para seu posicionamento, construção de autoridade e até mesmo para a captação de parceiros e de clientes.

Com vários recursos disponíveis para gerar conteúdo e para que pessoas entrem em contato com você, essa rede social é uma ferramenta gratuita que todo empreendedor deve usar a seu favor.

E se você tinha dúvidas sobre como se descrever, como promover seu trabalho e como gerar conteúdo para construir e fortalecer sua marca pessoal no Instagram, saiba que nós iremos sanar todas elas neste guia!

Confira!

Capriche na biografia do Instagram e na foto do perfil

Quando alguém descobre seu perfil, essa pessoa leva pouco tempo para criar uma primeira impressão sobre quem você é, o que faz e o que sabe. Portanto, uma descrição bem clara e direta fará toda a diferença.

A dica é responder nos 160 caracteres da bio no Instagram às seguintes perguntas:

  • O que você oferece?
  • Para quê (ou quem) esse serviço ou conteúdo é oferecido?

A partir daí, você também deve pensar como poderia deixar isso mais claro visualmente, o que pode ser feito com emojis, quebra de linhas e outras formatações.

Esse pequeno trecho precisa representar e atrair as pessoas para o seu perfil.

O mesmo vale para a foto! Procure alguma que facilite a identificação sobre o que faz: um fotógrafo com uma câmera na mão, um dentista com o uniforme de trabalho, um paisagista com um jardim ao fundo.

Em resumo, se dedique a construir muito bem essa primeira impressão que as pessoas terão de você.

Use o feed para informar

O que você pode ensinar que pode ser transformado em post?

Isso precisa estar no seu feed, nas postagens do seu perfil. É ali que você vai colocar informações sobre seus conhecimentos profissionais.

No entanto, não se esqueça que uma foto bonita, compreensível, que conte uma história é muito relevante. Portanto, planeje suas pautas para definir o que irá compartilhar na legenda e qual foto poderia se encaixar. Afinal, sem uma boa imagem, nenhum texto será lido.

Dito isso, lembre-se ainda de diversificar o conteúdo que será bom para fortalecer sua marca pessoal. Aqui algumas ideias do que você pode contar:

  • onde estudou, porque escolheu essa formação, o que aprendeu que mais fez a diferença no seu trabalho;
  • dicas de livros, filmes, cursos e conteúdos que complementam o que você ensina;
  • lugares que você foi que sejam relacionados ao que faz;
  • reflexões sobre acontecimentos e datas importantes;

E deixe seus posts agendados para aproveitar os melhores horários, que são aqueles nos quais a maioria dos seus seguidores está navegando no Instagram.

Use os Stories para se aproximar

O Instagram Stories é o canal ideal para você mostrar os bastidores e para interagir com sua audiência. Ele é ótimo para sua marca pessoal porque ele vai humanizar sua comunicação e ainda te permitir postar com mais agilidade.

Nesse canal é possível fazer enquetes, fazer e responder perguntas, compartilhar o que sua audiência está fazendo e ir criando conteúdo de acordo com o que seus seguidores pedem. Além de atitudes importantes para gerar engajamento, isso faz com que as pessoas se aproximem do seu trabalho e tenham confiança que você as ouve e as ajuda.

Então, tenha em mente que redes sociais não são uma via de mão única. Se você quer o crescimento da sua marca pessoal nelas, precisa estar disposto a interagir com a audiência.

Por fim, é preciso criar uma estratégia para Instagram Stories e se comprometer com ela!

Apenas postar não melhora o alcance do seu conteúdo e nem a visibilidade da sua marca pessoal. No entanto, escolher o que postar faz toda a diferença!

Para profissionais autônomos, as melhores ideias para Stories são:

  • mostrar em que cursos você está indo;
  • mostrar o que tem feito de trabalho;
  • responder perguntas relativas ao que faz;
  • contar um pouquinho da sua vida pessoal (é importante). Boas ideias são falar de rotina, de como trabalha, do que aprecia;
  • criar conteúdo episódico, que é fazer algo com consistência. Um médico, por exemplo, pode todos os dias desmistificar mitos da sua área de atuação.

Seja consistente no Instagram

Se você quer gerar autoridade de conteúdo precisa falar muito dos temas que fazem parte do seu universo. Falar uma vez não basta, já que seus posts no Instagram jamais alcançarão 100% das pessoas.

Além disso, a gente avalia se uma pessoa é expert no assunto não porque ela diz que sabe algo, mas porque ela demonstra e explica, não é mesmo?

Por isso, é preciso que o empreendedor se veja como um evangelizador dos assuntos do seu nicho.

Suponhamos que você tenha um curso sobre gerenciamento em métodos ágeis. Você pode tratar desse universo no seu Instagram falando de muitas coisas: liderança, organização, como surgiu métodos ágeis, grandes empresas que usam.

O segredo é falar sempre sobre os temas dentro de um universo.

Não desista: posicionamento é uma construção

A cada post e a cada Story publicado você estará trabalhando sua marca pessoal. Isso é ótimo!

Mas é comum pensar “minha audiência ainda é pequena”. E tudo bem: todos começaram um perfil no Instagram do zero. Existem formas de acelerar esse crescimento de audiência e de engajamanto, mas cuidar da sua marca pessoal é algo que só você pode fazer!

Por isso, use bem este guia, se empenhe para oferecer seu conhecimento para seus seguidores e lembre-se que fortalecer sua marca é uma construção diária!

—-

Ludmila Alves

Jornalista especialista em Instagram, conteúdo e SEO. Integra a equipe de marketing do Bume, plataforma para crescimento e gestão de perfis no Instagram.

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.