Líder: Não forme seguidores, mas outros líderes

Líder_Não_forme_seguidores__mas_outros_líderes.jpg.jpeg

As constantes mudanças no mundo dos negócios e na forma como ele ocorre não aposentaram uma figura essencial para uma empresa que quer se destacar: um bom líder. Neste post, mostraremos qual é a importância disso para o mundo dos negócios.

Como formar líderes? Confira o nosso artigo de hoje!

A diferença entre líderes e seguidores

Um erro muito comum e que pode comprometer a gestão de uma empresa é a formação de meros seguidores e não de líderes. Mas qual é a diferença entre eles?

Os seguidores são aqueles formados por líderes menos capazes, que por medo ou falta de motivação, não têm nenhum tipo de iniciativa, apenas ouvem, aceitam e se limitam a seguir o tutor. Essa relação é extremamente prejudicial, já que no caso da falta de um chefe, estes seguidores ficarão desorientados, sem um norte, ou seja, sem saber o que fazer.

Este tipo de relação gera ainda uma grande falta de inovação, tão essencial nos dia de hoje. O que fazer para evitar isso?

Contrate e reconheça talentos

Empresas bem sucedidas buscam pessoas capacitadas para suprir suas necessidades. Além disso, elas procuram e investem em funcionários de talento, que possam se transformar em líderes no futuro.

Lembre-se de que existem aqueles “líderes naturais”, que possuem características como carisma, eloquência e domínio de equipes. Do outro lado, existem pessoas que possuem habilidades acadêmicas, como uma boa formação e que precisam serem desenvolvidas. Assim, é necessário criar diferentes mecanismos, formas de reconhecimento e tratamento dessas lideranças.

Crie um ambiente produtivo e com competição saudável

Empresas inovadoras possuem ambientes descontraídos e favoráveis a novas ideias. Elas providenciam atividades integradoras e que fazem com que os colaboradores se sintam motivados a darem ideias e sugestões.

Caso sua empresa ainda não tenha um Programa de Ideais e Sugestões ou um ambiente estimulante, que tal pensar nessa mudança para começar a formar líderes? É preciso investir e estimular pessoas para que demonstrem seus talentos. Aposte também na competição saudável entre os funcionários, premiando aqueles que tenham ideias inovadoras ou que se mostram mais proativos.

Invista em capital humano

Como você já viu, alguns colaboradores precisam de estímulo e treinamento para formarem líderes. Então, é necessário criar e implementar um bom programa de treinamentos, palestras, cursos e outros eventos instrutivos.

Com estas ações, o funcionário desenvolve todas as habilidades de que precisa, passa a conhecer seus pontos fracos, entende como melhorá-los e compreende que a empresa está investido nele. O que impacta positivamente no desempenho de suas atividades e de sua formação para a liderança.

Para formar líderes é preciso contratar e reconhecer talentos, criar um ambiente produtivo e com competição saudável e o investimento em capital humano é essencial. O gestor também deve estar preocupado com um ambiente ético e de respeito, que mostre segurança para que seus colaboradores se sintam confiantes e estimulados a continuar na empresa.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos da área de gestão? Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades da área!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.