Franquia: 3 grandes vantagens em se ter uma

franquia

O mercado de franquias tem crescido cada vez mais no Brasil. De marcas nacionais ou estrangeiras, esse modelo de negócio oferece um mercado bem amplo de produtos e serviços. Há, atualmente, diferentes negócios para todos os gostos e orçamentos, com variados perfis comerciais. Quer saber quais são as vantagens em se ter uma franquia? Então confira já nosso post e fique por dentro dos benefícios desse modelo de empreendimento:

Consolidação no mercado

Franquias têm a vantagem essencial de já estarem, normalmente, devidamente consolidadas no mercado. A não ser que seu perfil como empreendedor seja menos avesso a riscos, também é possível adquirir franquias novas, de negócios mais ousados e frescos. No entanto, na maioria dos casos, as franquias já possuem tempo de mercado — ainda que em outras regiões geográficas — e um leque de resultados comprovados para sua análise prévia. Assim, é possível verificar logo de início o público-alvo, o funcionamento dos serviços e a percepção da marca pelo mercado em geral, entre outros aspectos fundamentais para sua tomada de decisão.

Pequena margem de risco

Os riscos relacionados à compra deste tipo de empresa são, normalmente, bem pequenos, devido ao fato de que o histórico comercial daquela marca pode ser previamente analisado pelo empreendedor, que só então decidirá por sua aquisição. Por terem uma maior experiência prática, franquias mais tradicionais podem apresentar certas adaptações a determinados mercados, que foram adquiridas e elaboradas com o tempo, de acordo com a demanda.

As franqueadas da rede McDonalds no Brasil, por exemplo, sustentam preços mais altos do que seria possível em seu mercado original, nos Estados Unidos. E isso ocorre porque, desde sua chegada ao país, percebeu-se que seu público-alvo apresentava grande demanda por alimentação do tipo fast food. A empresa, assim que constatou essa oportunidade, tratou de segmentar seu mercado consumidor entre as classes com um maior poder aquisitivo — feito por meio de exigências em relação à concessão da franquia. Dessa maneira, ela só pode ser instalada em regiões com público de determinada renda, em shoppings ou em bairros específicos, que tenham vasta aceitação da clientela, entre outras questões que diminuem mais ainda o risco de fracasso do empreendedor.

Assistência total

É bastante comum que o franqueado não apenas receba os direitos de exploração da marca e dos produtos da empresa, mas, também, assistência técnica, comercial e financeira para auxiliá-lo no desenvolvimento dos negócios. A depender do tipo de franquia, isso pode ocorrer de várias formas.

Se o negócio for centrado na prestação de determinado serviço específico, a franqueadora pode oferecer cursos de capacitação para os atendentes — como é o caso da M.A.C Cosmetics no Brasil. Se o foco for a qualidade e a fabricação de determinados produtos, como ocorre no setor alimentício, o franqueado receberá o auxílio de fornecedores que atendam às demandas de qualidade exigidas pelo franqueador.

Possíveis desvantagens

É preciso citar que há várias questões que devem ser minuciosamente consideradas na aquisição e gestão de uma franquia. Existe a possibilidade de a rede franqueadora estabelecer condições de funcionamento e gerência incompatíveis com o perfil empreendedor do franqueado  — como, por exemplo, a necessidade de seguir certos protocolos de atendimento, de caracterização visual do estabelecimento e de bater metas de produtividade. Há, muitas vezes, uma frustração de expectativas do franqueado em relação ao lucro líquido da loja. Nesses casos, é necessário reavaliar o mercado local onde a loja foi instalada, bem como se a gestão financeira dos negócios foi adequada. Além disso, há entraves financeiros que podem desmotivar empreendedores, como os custos iniciais de investimento, que varia de acordo com a marca: quanto maior e mais renomada a franquia, maiores os custos.

E então, pronto para tomar sua decisão? Qual das vantagens chamou mais sua atenção? Ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões? Comente aqui e compartilhe conosco suas impressões e seus questionamentos! Participe!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.