Feriado Internacional e FOCUS

LGF-Controle-e-economia

Com o feriado em três dos principais países do mundo na segunda-feira (EUA, Alemanha e Inglaterra), tivemos um volume abaixo do normal na bolsa brasileira, a mesma operou com 50% da capacidade que normalmente trabalha, evidenciando o peso da mão estrangeira em nosso principal índice de renda variável, o IBOV.

Por outro lado o índice começou a semana bem, retomando parte da perda acumulada na semana passada. Mas, com a instabilidade política e as discussões sobre as alterações nas regras trabalhistas pelo ajuste fiscal do governo, o mercado voltou a ter queda e o dólar subiu mais um pouco, chegando a R$3,15.

O relatório FOCUS, divulgado toda segunda-feira com a opinião dos participantes do mercado perante aos principais índices econômicos e inflacionários, teve algumas alterações relevantes. Um delas foi o IPCA, que passou de 8,31% para 8,37%, e a taxa de juros (SELIC), que com a última alteração chegou a 13,25%, mas o mercado já projeta 13,75% no fim de 2015.

Além dessas alterações houve também a revisão da perspectiva do PIB, que saiu de uma retração de 1,20% para 1,24%, mostrando que o mercado está bastante pessimista com o crescimento brasileiro desse ano. Porém, nem tudo está perdido, os EUA vem se recuperando e teremos novos índices internacionais divulgados ainda essa semana. Como consequência esse pessimismo pode mudar, já que o Brasil, como um país emergente, pode pegar carona com o crescimento dos países maiores. Ficaremos de olho nas oportunidades!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.