Empreendedor: Quando é a hora certa de abrir um negócio?

Empreendedor

Muita gente gostaria de começar o próprio negócio, seja pela vontade de mudar a vida, seja por questões econômicas, entre outros motivos. No entanto, a incerteza sobre quando começar impede muitos de prosseguir.

Veja abaixo quais os momentos mais propícios para empreender e se você já está pronto para isso.

Tem certeza de que quer ser empreendedor?

Empreender exige dedicação, pesquisa, paciência e outras qualidades que requerem disposição de quem irá começar o seu negócio. Se você não tem essa vontade de fazer tudo que for preciso para a empresa crescer e para lidar com os mais diversos problemas, é bom repensar se está pronto para ser um empreendedor. Agora a responsabilidade não é do seu chefe, é toda sua!

Já estabeleceu o que quer fazer?

Para começar um negócio, é necessário antes saber com bastante clareza em que área quer atuar e que tipo de serviço ou produto quer oferecer. Não basta você querer ter um comércio, por exemplo, se não planejar bem onde irá abri-lo, quais serão os produtos vendidos, quem é o público e demais detalhes.

Se esse ponto não estiver bem definido, é melhor pensar mais antes de ingressar no empreendedorismo. Analisar como irá se posicionar nesse mercado é fundamental para que não se inicie uma atividade comercial que mais tarde seja abandonada, seja por não gostar da área, pela falta de retorno inicial, por exemplo.

Tem um plano de negócio?

Ter uma boa ideia e disposição para torná-la realidade não é o bastante para se ter sucesso como empreendedor. Além disso, um bom plano de negócio é importantíssimo. Para isso, é necessária uma boa pesquisa para conhecer o andamento de outras empresas em áreas de atuação parecidas, a relação delas com o público, a situação do mercado de maneira geral, os investimentos iniciais e tempo de retorno previstos, margens de lucro, entre outros. Quanto mais informações, melhor.

Depois, faça o planejamento sobre como será o negócio no que se refere a regime tributário e societário, localização, ferramentas. serviços e funcionários a serem contratados e quais as atividades de rotina e outras eventuais que serão realizadas na empresa. Ter esse planejamento claro também é um forte indício de que está na hora certa de começar o seu empreendimento.

Você já reservou o capital para empreender?

Uma boa condição para começar a empreender é ter, ou ao menos ter certeza de como adquirir, uma quantia que seja suficiente para abrir e sustentar o negócio durante um tempo, pois no começo é comum que nenhum empreendimento lucre.

Ainda é recomendável ter uma reserva para qualquer eventualidade. Imprevistos podem acontecer e, mesmo sendo uma boa ideia de negócio, não contar com uma quantia que possa ajudar a empresa em uma emergência pode significar ver o negócio naufragar. Assim, faça um bom levantamento de recursos e, verificando que eles são suficientes para começar o negócio e para salvá-lo diante de qualquer dificuldade, pode começar a dar forma ao empreendimento.

Se as respostas para estas perguntas forem sim, então, é hora de empreender! Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.