Dicas para alavancar as assinaturas de seu Saas

alavancarO mercado de software as a service tem experimentando um grande crescimento nos últimos anos. Cada vez mais esse tipo de solução tem se mostrado uma excelente opção para empresas que querem levar sua operação para a nuvem em troca de um custo menor e de mais flexibilidade e mobilidade.

Ainda assim o setor precisa enfrentar a dificuldade de transformar esse crescimento em resultados financeiros reais. Em parte, esse problema é causado pelas baixas taxas de conversão que costumam não ultrapassar dos 5%. Isso significa que é necessário um grande investimento em marketing e divulgação do serviço, o que encarece o custo de aquisição.

Por outro lado, há algumas boas práticas que podem alavancar o número de assinaturas do seu Saas sem representar um gasto extra. Dessa forma, listamos abaixo três dicas que você pode implementar agora mesmo.

Ofereça um período de testes grátis

Uma das melhores estratégias para aumentar suas assinaturas é oferecer um período gratuito do seu Saas. Dessa forma, você incentiva o novo visitante a criar uma conta e experimentar as vantagens do seu software.

Tão importante quanto atrair esse usuário é mantê-lo após o término do período grátis. Assim, alie à estratégia um atendimento diferenciado com uma equipe própria para ajudar o cliente a entender a plataforma e conhecer todas as suas características. Esse cuidado ajudará a fidelizar o cliente e aumentar suas chances de transformá-lo em um assinante.

É claro que apenas o período de testes grátis não será suficiente se a sua solução não resolver o problema do usuário. Aproveite esse fluxo para entender quais são as causas de abandono e use essa informação para corrigir problemas com os próximos clientes.

Facilite o cadastro e o pagamento

O pagamento da assinatura é parte fundamental do seu software e impacta diretamente no número de assinantes. Muitas pessoas desistem de utilizar um Saas se encontrarem dificuldades de usabilidade ou técnicas no momento do pagamento. Da mesma forma, facilite o processo de cadastro. Se possível utilize logins sociais ou então exija o mínimo de informações do usuário. Em geral, quanto maior o formulário de cadastro, piores as conversões.

Tome cuidado também com os vencimentos de seus certificados de segurança. Um certificado vencido é facilmente identificado pelo browsers mais modernos e reduz drasticamente o número de assinantes.

Crie conteúdo de apoio

Dar um período de testes grátis e facilitar o pagamento das suas assinaturas já são “armas” poderosas para alavancar as assinaturas do seu serviço. Mas criar conteúdo de apoio para os novos usuários pode ser o grande diferencial em um setor onde a concorrência está preparada.

Tutoriais, vídeos, e-books e um bom blog ajudam sua ferramenta a fidelizar novos usuários, principalmente no período de testes. Toda essa ajuda acaba diminuindo a curva de aprendizado e “prendendo” o cliente à sua solução. Mais do que isso, a criação de conteúdo é uma boa estratégia para melhorar seu SEO e posicionar sua marca como referência.

Mesmo com as baixas taxas de conversão ainda é possível criar estratégias que irão diferenciar sua empresa e colaborar para alavancar suas assinaturas. Através de pequenas dicas o impacto pode ser muito grande.

Alguma dúvida sobre como alavancar assinaturas no seu Saas? Aproveite os comentários para entrar em contato.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.