Dicas fundamentais para começar a usar o e-mail marketing para conquistar clientes

Dicas fundamentais para começar a usar o e-mail marketing para conquistar clientes

Conquistar clientes exige o uso de ferramentas que despertem interesse, envolvam e mantenham as pessoas conectadas à marca, o que coloca o e-mail marketing na dianteira das estratégias de captação e retenção de contatos. Esse método pode ser usado por qualquer empreendedor — desde o MEI até as grandes corporações —, deixando todos em pé de igualdade no quesito marketing direto.

Ao contrário do que muitos podem, a princípio, pensar, começar a usar o e-mail marketing é simples e traz resultados realmente surpreendentes a curto, médio e longo prazos, bastando, para isso, ficar atento a algumas dicas. Então confira agora mesmo nosso post de hoje e comprove como essa ferramenta pode ajudar a fazer seu negócio crescer de uma vez por todas! Acompanhe:

Capte clientes organicamente

A venda de listas de contatos se tornou o negócio de muitas pessoas e empresas não tão bem-intencionadas, oferecendo a falsa impressão de que ter uma base de 50 mil e-mails automaticamente dá leads qualificados aos negócios. Mas a verdade é que nem 1/3 dessas listas realmente resulta em futuros clientes. Assim, captar leads de uma forma orgânica definitivamente é a melhor opção. E como fazer isso?

Para tanto, crie formulários de adesão à newsletter no seu blog e site, desenvolva landing pages oferecendo materiais exclusivos em troca de alguns dados — como nome e e-mail —, aproveite eventuais participações em eventos para convidar as pessoas a deixarem seus contatos, além de oferecer seu conteúdo para profissionais e interessados em reuniões, encontros e passeios.

Crie um cronograma de envios

Depois de realmente começar a usar o e-mail marketing, você não pode parar, tampouco aparecer o serviço por um mês e ficar dois sem conversar com seu cliente, já que esse tipo de atitude demonstra descaso e instabilidade por parte da empresa. Sendo assim, crie um cronograma de envios, definindo uma regularidade para suas mensagens, além de pensar em uma evolução lógica do conteúdo — que pode ir desde materiais do blog, passar por ofertas tentadoras e chegar a lançamentos exclusivos ou qualquer outro tipo de informação relevante.

Selecione a informação certa

A segmentação de clientes e mensagens é fundamental para que você comece a usar o e-mail marketing com eficiência. Afinal de contas, de nada adianta seu lead acessar um conteúdo no blog e você enviar informações sobre um produto, já que não era isso que ele estava buscando. Assim, o que você deve fazer é conduzir esse lead pelo funil de vendas de acordo com as interações que ele faz com sua empresa, tornando esse relacionamento único e focado no que ele realmente precisa.

Dê opções de opt out

Assim como o cliente deve dar uma permissão expressa para receber suas mensagens de e-mail marketing — opt in —, o processo deve ser igualmente fácil no momento em que quiser deixar de recebê-las — opt out. Dessa forma, deixe visível, em cada conteúdo enviado, a opção para que se possa escolher sair daquela base de e-mails. Aproveite esse momento para perguntar o que o motivou a se descadastrar, assim você pode desenvolver estratégias para recuperar esse contato e dar continuidade a esse relacionamento.

Ofereça outras formas de contato

Você enviou um e-mail marketing com uma super promoção, mas o cliente quer tirar algumas dúvidas. E agora? Se ele enviar um e-mail de volta, a fim de esperar a resposta protocolar, ambos podem perder a chance de fechar um bom negócio, não concorda? Por isso, é essencial que você disponibilize outras formas de contato, para que os interessados consigam estabelecer uma conversa mais imediata. Redes sociais, chats, telefones 0800 e até SMS são algumas das opções que você pode oferecer, desde que consiga atender à demanda e dar o retorno apropriado no tempo esperado.

Procure se profissionalizar

Para obter sucesso ao começar a usar o e-mail marketing, você deve estar preparado, ou seja, ter as ferramentas adequadas, assim como os profissionais certos, para dar o tom da conversa com seu público. Nesse sentido, não deixe de investir em sistemas de automação, que fazem o disparo de e-mails e acompanham as interações da clientela com suas mensagens. Providencie também a possibilidade de contar com a presença de um profissional de marketing que dê o suporte necessário à efetividade de suas campanhas.

Lembre-se do monitoramento

Como toda estratégia, o e-mail marketing deve trazer resultados para sua empresa, não concorda? Portanto, não deixe de monitorar a performance de cada uma de suas campanhas. Para isso, crie métricas de desempenho, aproveite os relatórios do sistema de envio de e-mail marketing para entender melhor qual é a jornada do seu cliente e como você pode otimizar esse processo.

E então, pronto para começar a conquistar seus clientes com o poder do e-mail marketing? Já teve algum tipo de experiência com essa estratégia? Comente aqui e compartilhe suas opiniões conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.