Dicas de marketing para startups SaaS

saasChegou a hora de fazer o seu negócio decolar! Você já teve uma ideia, escolheu e estudou o seu mercado de atuação e já desenvolveu seu produto SaaS. Tudo o que você precisa agora é de clientes! Portanto, é chegada a hora de preparar uma estratégia campeã para atrai-los e também retê-los.

Muitos empreendedores podem se sentir um pouco perdidos ou inseguros para dar o primeiro passo no mundo do marketing, não sabendo exatamente qual a maneira mais eficiente de construir uma estratégia certeira. Por isso, reunimos algumas dicas que podem ajudar na hora de definir como a sua startup SaaS irá se posicionar no mercado:

Invista na internet

Você trabalha na área de software e por isso grande parte do público que está interessado em seus serviços deve ser encontrado no ambiente online. Uma boa solução é verificar as possibilidades do Google Adwords, que fornece boas opções de personalização e de direcionamento da sua publicidade, auxiliando para que ela chegue até as pessoas certas.

Esteja presente nas redes sociais, abrindo contato tanto com os clientes em geral quanto com possíveis parceiros e concorrentes. A interação é uma das maiores forças para um negócio no meio online, por isso estimule o diálogo e a comunicação entre os mais diversos públicos que envolvem a área de seu SaaS. Dessa maneira, você pode coletar informações valiosas para melhorar o serviço, responder dúvidas e até promover outras ações de marketing.

Mas não se limite a isso. Procure, principalmente, pelas novas ideias para promover os serviços de sua startup. Hoje, o mundo virtual é um local tão amplo e cheio de possibilidades quanto o mundo real. Você pode, por exemplo, patrocinar podcasts e canais no YouTube que tenham relação com o tema de seu SaaS, garantindo a audiência direcionada. Outra dica interessante é criar os seus próprios programas e vídeos e começar a atrair um público interessado no conteúdo. Ainda é possível e recomendável utilizar as newsletters periódicas para se comunicar com o público, além de buscar parceiros na web para que seu trabalho seja divulgado em outros canais para um número maior de pessoas. São muitas as formas de estar presente na vida das pessoas!

Pensando em conteúdo, você pode também criar um belog com informações relevantes sobre seu ramo de negócio. Ele certamente atrairá pessoas que estão interessadas em seus serviços, e você poderá até se tornar uma referência no meio, inspirando a confiança que ajuda seus clientes em potencial a realizarem uma compra.

Vá aonde está o seu público de interesse  

Encontre diretamente as pessoas que podem se interessar pelo seu negócio. Não se preocupe só com os clientes, mantenha contato também com concorrentes, parceiros e empresas que estão no mesmo segmento que você. Estamos falando dos stakeholders: todos aqueles que direta ou indiretamente exercem alguma influência sobre seu SaaS. Esses contatos podem gerar novos negócios, agregar à sua experiência e ajudá-lo a aprimorar cada vez mais sua startup. Lembre-se: manter relacionamentos também é uma forma de marketing. Quem sabe pode surgir uma parceria de sucesso?

Consiga recomendações

Quando você conseguir seus primeiros clientes, peça a eles depoimentos sobre como o seu trabalho foi importante para o negócio. Mostre através disso como seu SaaS é eficiente e promove a satisfação dos usuários. Assim, a possibilidade de alguém se interessar por seu serviço cresce bastante, pois o cliente em potencial terá mais confiança para adquirir um SaaS cheio de casos de sucesso.

Acredite no poder do design

Uma das características que mais dão credibilidade a um negócio é a preocupação que ele mostra com a sua imagem institucional. Com startups SaaS isso não é diferente, até porque algo que é novo realmente tem que parecer original e agradável aos olhos do cliente. Um bom trabalho visual (para a logomarca, para o seu site e demais itens)  fará com que as pessoas dêem mais atenção ao seu serviço e à sua marca, convidando-os a conhecer melhor a empresa.

Procure a inovação

Uma startup por sua própria definição já é um empreendimento inovador, por isso não tenha medo de buscar esta mesma característica em suas ações de marketing. O comum já está aí faz muito tempo, mas as pessoas buscam algo novo! A sua empresa pode ser o que elas estão procurando e cabe a você mostrar isso da melhor maneira possível. Invista em ações diferentes e mostre que você não está no mercado para brincadeiras!

Essas dicas podem ajudar você a alcançar seus clientes em potencial de uma maneira mais eficaz e direta, garantindo que seu negócio tenha mais visibilidade.

Como está a estratégia de marketing de sua startup? Quais foram os caminhos que você escolheu para mostrar ao público as vantagens do seu serviço? Compartilhe sua experiência conosco!

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.