Como viralizar um produto de software como serviço.

Um produtoO sonho de qualquer empreendedor é ver seu produto ou serviço sendo usado por milhares de pessoas. Não apenas pelo lucro que isso traz, mas também pelo orgulho de ver sua própria criação resolvendo problemas reais dos clientes. Atingir estas pessoas não é nada fácil. Você pode usar anúncios, SEO (Search Engine Optimization, ferramenta que melhora seu posicionamento no Google), promoções, eventos, entre outras coisas, que terão a mesma finalidade: viralizar.

Viralizar é uma palavra que passou a ser usada no início da web 2.0 por agências de marketing que tinham como objetivo fazer com que um produto, marca ou serviço ficasse conhecido por todos, mesmo entre aqueles que não eram, a princípio, o público-alvo. Para tanto, usavam técnicas de marketing de guerrilha, um tipo de estratégia um pouco mais agressiva do que a atual. Dessa forma, a marca do cliente se espalhava através do boca-a-boca, com3o um vírus. Daí a palavra viralização.

A viralização pode ser medida através de uma fórmula matemática bem simples: K = i * conv%, onde K é o coeficiente de viralização, i é o número de convites enviados para os consumidores e conv% é a porcentagem de conversões bem-sucedidas. É importante que o valor de K fique sempre acima de 1 para se ter uma viralização satisfatória.

Há varias maneiras de viralizar o nome da sua empresa e seu software como serviço sem contratar uma agência especializada. Claro que nenhuma destas maneiras oferece algum tipo de garantia de sucesso, mas você pode testar algumas e ver qual se encaixa melhor no seu caso.

Comece por grupos pequenos e engajados

O Facebook deu espaço para pessoas com os mais variados gostos se encontrarem e formarem grupos de discussão. Certamente há pelo menos um grupo desses falando sobre o mercado do seu produto ou sobre o problema que seu serviço Saas é capaz de resolver. Aproveite-se disso para usar tais pessoas como agentes de viralização. Serão elas que irão espalhar as vantagens (e também as desvantagens, portanto tome cuidado) do seu produto para mais gente.

Trabalhe com conteúdo

Aproveite que a internet é cheia de pessoas sedentas por informação e crie muito conteúdo interessante e original. Ter um blog e mantê-lo atualizado com temas referentes a Saas e com o que sua empresa oferece, é o mínimo que você deve fazer.

Vá além e crie e-books, dê palestras grátis, webseminários, crie infográficos. Conquiste uma plateia para estar ao seu lado sempre que for lançar um novo produto ou serviço. Mesmo que essas pessoas não adquiram o seu serviço imediatamente, elas irão espalhar sua mensagem e seu nome.

Facilite para o usuário

O Brasil é um dos países com maior presença de usuários em redes sociais. E, sem dúvida alguma, esse é um dos melhores caminhos para viralizar seu produto. Então não economize em botões de share no Facebook, Twitter, Google Plus e outras redes. Ofereça também uma maneira fácil de seu usuário enviar e-mails para amigos a partir do seu produto. E deixe tudo isso numa área de destaque no seu site.

Mantenha o diálogoNão basta apenas passar a mensagem adiante, é preciso saber ouvir e responder. Com a estratégia de viralização dando certo, é comum que apareçam mais dúvidas e problemas com o seu produto. Mantenha um canal de dúvidas de fácil acesso. E tenha boas respostas. Além de resolver o problema do seu cliente, você manterá uma reputação impecável na internet.

Invista em um bom produto

Por último, mas não menos importante na lista de dicas para viralizar, está seu próprio produto de software como serviço. Muitas empresas não possuem estratégia alguma de viralização além do básico que a internet oferece e mesmo assim estão crescendo rapidamente. Isso acontece porque elas possuem um produto realmente incrível. Produtos que quebram os paradigmas da internet, como foi o caso do Dropbox no início das atividades e do MailBox mais recentemente. Os dois produtos são tão úteis que as pessoas “espalham o vírus” sem serem persuadidas diretamente. No caso do Dropbox, espalhar era tão importante que você ganhava espaço extra cada vez que outra pessoa era “contaminada”.

Buscar a viralização é uma ótima estratégia para o seu produto Saas. Não apenas pelos números absolutos de vendas que isso trará, mas pelo impacto no número de pessoas falando sobre a sua marca. Você terá não apenas novos consumidores, mas novos fãs. Novos agentes de propagação do seu vírus! E quanto mais pessoas você contaminar, melhores serão suas chances de sucesso.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.